TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESAFIO PROFISSIONAL

Trabalho Escolar: DESAFIO PROFISSIONAL. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2014  •  2.353 Palavras (10 Páginas)  •  350 Visualizações

Página 1 de 10

1. INTRODUÇÃO

A proposta inicial do desafio profissional de procurar os conhecimentos adquiridos ao longo desse semestre tem como objetivo analisar as corporações e o papel fundamental para a garantia e preservação do meio ambiente e qualidade das pessoas.

Este desafio profissional tem como objetivo o desenvolvimento das competências e habilidades que constam nas Diretrizes Curriculares Nacionais. O desafio propõe o desenvolvimento de um “Sistema de Gestão de Qualidade” para a Empresa Metalúrgica INOXEL, levando-se em conta que há uma cobrança muito grande de seus clientes em torno de Certificações (tais como a ISO’) para que o Grupo continue atuando como fornecedor desses grandes clientes, uma vez que a empresa INOXEL possui caldeiras que comumente são utilizados os materiais, aço inoxidável; aço carbono; alumínio e chapas galvanizadas.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1 A EMPRESA DE CONSULTORIA CONTRATADA

Com apresentação da problemática, que a empresa INOXEL precisa solucionar, e com intuito de resolver esse problema de Gestão e conseqüentemente a melhoria dos Processos para aperfeiçoar seus resultados, o Grupo INOXEL contratou através de processo de licitação uma Empresa de Consultoria, que trata-se EVOLUA ASSESSORIA E CONSULTORIA, especialista em Gestão Empresarial; Gestão de Produtividade e Qualidade e Acessória Ambiental, Treinamento, Capacitação Profissional buscando com isso posteriormente se enquadrar num Modelo de Excelência de Gestão garantindo assim a fidelização dos grandes clientes.

2.2 A HISTORIA DA EMPRESA INOXEL

Antes de apresentarmos a solução para a problemática de certificação para a empresa INOXEL, vamos conhecer um pouco da historia dessa empresa especialista caldeiraria com atuação no mercado á mais de 10 anos. Em 1992, deu-se a criação da Empresa RER – Caldeiraria por Ronaldo, Eder e Roberto Gonçalves ambos os irmãos. Em 2001 deu-se a criação da Empresa MHI – Estruturas Metálicas por Antonio José Murrer e Fernando Torquato. E finalmente em 2005 houve a fusão de ambas as empresas e a criação da INOXEL, com sede localizada á Rua Mem de Sá, 1585, Jundiaí – São Paulo/SP.

A fusão foi vantajosa, tendo em vista que as duas possuem o mesmo segmento e compartilham a mesma Logística. Em primeiro lugar deve-se entender como Logística, a melhoria na escoação do estoque.

Com menos produtos armazenados, o sistema de transporte será mais eficiente e posteriormente haverá uma queda nos gastos. A fusão permitiu a pesquisa de novos produtos e tecnologias, dois itens fundamentais tanto quanto a Logística.

A fusão foi muito bem planejada o que reduziu despesas administrativas que inclui: Gastos com salários (Diretores e Gerentes) e também com o quadro geral de funcionários, como também permitiu o crescimento da empresa, conseguindo atuar através dessa fusão em grande parte do mercado nacional, ganhando assim mais credibilidade e possibilidade de crescimento com reconhecimento, garantindo assim o bom nome da empresa ao longo desses anos.

2. 3. PRINCIPIOS BÁSICOS

Analisamos os princípios básicos da INOXEL, com destaque onde a empresas estavam alicerçados na qualidade, no atendimento diferenciado no aprimoramento constante dos serviços e no relacionamento com o cliente, tais ações não foram suficientemente ao que eles esperavam.

O SETORA INOXEL é uma caldeiraria que atende a demanda de diversos setores da economia nacional, produtos e equipamentos de porte, como: Chaminés, silos, moegas, ciclones, comportas, filtros manga, tanques estacionários, estruturas metálicas etc. Com os produtos e serviços em destaques abaixo:

Caldeiraria Industrial

Estruturas Metálicas

Vasos de pressão e Tanques estacionários

Silos, Chaminés e Ciclones

Filtros manga

Plataformas Escadas

Tubos, Dutos, Curvas e Bifurcações

Grades, Stop-Log e Comportas

Montagens Industriais

Produtos e Equipamentos sob projetos

Lavadores Industriais

Lavadores de Gases

Equipamentos para empresas automobilísticas

Lavadores

Túneis

Tanques

Como a empresa INOXEL não possui nenhum sistema de Gestão de Qualidade e os clientes em potencial têm exigido e sugerido que a INOXEL busque por certificações (ISO’). Daí então a necessidade da contratação da Empresa EVOLUA CONSULTORIA E ASSESSORIA, que foi escolhida por meio de licitação desenvolvida pelos Gestores, como forma de conseguir solucionar a problemática da falta de certificação garantindo assim os clientes potenciais de grande porte.

2.4 A ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DA INOXEL

Apresentamos aqui a estrutura organizacional da INOXEL que se caracteriza por uma Organização Vertical, com quatro níveis na hierarquia. O conceito enraizado na organização é que o “controle” é a melhor e a única ferramenta de Gestão que funciona. Contudo a empresa se preocupa com a qualidade de vida de seu colaborador, oferecendo alguns benefícios, tais como:

Assistência Médica

Vale Transporte

Cesta Básica

Seguro de vida em grupo

Auxilio Funeral

Convenio Farmácia

Convenio Ótico

2.5 MODELO DE EXCELENCIA DE GESTÃO ADOTADO PELA EMPRESA EVOLUA CONSULTORIA E ASSESSORIA

De acordo com os Fundamentos da Excelência, há fatores de desempenho que são utilizados mundialmente, ou seja, as Empresas buscam constantemente se aperfeiçoar e adaptar-se as mudanças

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com