TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESAFIO PROFISSIONAL SUSTENTÁVEL

Trabalho Universitário: DESAFIO PROFISSIONAL SUSTENTÁVEL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2015  •  2.215 Palavras (9 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTANCIA (CEAD)

Curso de Administração

Responsabilidade social e meio ambiente

Teoria da Contabilidade

Ciências Sociais

Desafio Profissional Equipe 07

Equipe:

Felipe de oliveira Pereira RA: 2731593195

Francisco Magalhães de Lima RA: 9573414518

Série: 2º Semestre

Tutor: Ma. Grasiele A. Lourenço

Sobral – Novembro

2014

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO................................................................................................................3

2. MODELO DE SUSTENTABILIDADE ..........................................................................4

3. SUSTENTABILIDADE ECONOMICA..........................................................................5

4. SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL...........................................................................6

5. SUSTENTABILIDADE SOCIAL....................................................................................8

6. CONCLUSÃO................................................................................................................10

7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ..........................................................................11

1. INTRODUÇÃO

A indústria da construção civil é uma atividade de grande importância para a economia e o desenvolvimento do País, e ao mesmo tempo causadora de grande impacto ambiental ao longo de sua cadeia produtiva.

Inicia-se na ocupação de terra para a construção de casas e edifícios, utilização e extração de matérias primas, transporte de materiais, resíduos sólidos pós-construção, aumentando os impactos ambientais e contaminando o meio ambiente.

Segundo Ricardo Alvim professor e pesquisador da UESC, a construção civil é responsável pelo consumo de grande parte dos recursos naturais extraídos do planeta. Como 60% de toda a madeira extraída (dados da FAO), 40% de toda energia consumida e 15% de toda água potável.

No Brasil, estimam-se em 30% as perdas de materiais durante o processo de construção, além dos materiais consumidos e dos resíduos gerados. Muitos estudos estão sendo realizados para diminuir estes impactos, pois o desenvolvimento e o crescimento econômico não vão deixar de existir.

Para Bardella: Camarini (2006)

“A busca do paradigma do desenvolvimento sustentável, obtido pela produção da maior quantidade de bens com a menor quantidade de recursos naturais e menor poluição. Neste sentido, é necessário compreender a necessidade de uma gestão ambiental a partir da consciência da dimensão que os impactos do setor da construção civil causam ao meio ambiente. Procurando disponibilizar conhecimentos e informações para as empresas construtoras envolvidas, pois a consciência com a relação sustentável até o momento ainda não é suficiente para desencadear ações ambientalmente positivas por parte das empresas construtoras que ainda não se interessam efetivamente pelas implementações de sistemas de gestão”

Nosso desafio profissional é contextualizar a atitude do Sr. Manoel, gerente da L&Construção que discutindo com sua equipe de colaboradores a fim de elaborar um programa de sustentabilidade para ser apresentado aos proprietários da empresa. Sentindo que chegou o momento de mudar os conceitos de construir e partir na frente dos concorrentes, ofertando a seus clientes um produto que mesmo explorando os recursos planetários (naturais ou não) faz de forma a prejudicar o menos possível o equilíbrio entre o meio ambiente e as comunidades humanas e toda a biosfera que dele depende para existir. Seguindo os fundamentos do modelo de sustentabilidade proposto por Elisa Coral (2012).

2. MODELO DE SUSTENTABILIDADE

FONTE: Desafio profissional Anhanguera 2º semestre Administração.

Segundo CORAL (2002, pag.129) “O modelo de planejamento estratégico para a sustentabilidade, baseia-se nas premissas do desenvolvimento sustentável para a industria, buscando a viabilidade econômica, ambiental e social de uma empresa”.

A maior contribuição deste modelo é sua estrutura informativa que se apresenta de forma detalhada sustentado em três pilares (econômico, ambiental e social) para que os clientes percebam os valores ambientais e sociais praticado pela empresa.

O pilar econômico, está voltado para os custos, resultados, vantagem competitiva, é o pilar que dá sobrevivência a empresa.

O pilar ambiental é as ações voltadas para a preservação do meio ambiente, utilizando os recursos de forma inteligente e diminuir os resíduos e impactos ambientais.

O pilar social, são as ações de responsabilidade social que a empresa tem com a sociedade, um compromisso com o bem estar humano e nas melhorias das condições de vida da população.

3. SUSTENTABILIDADE ECONÔMICA

A sustentabilidade econômica e a questão ambiental, tem levado o empresariado da

construção civil a buscar novas formas de produzir

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com