TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESENVOLVIMENTO CAPITALIZAÇÃO SIMPLES E COMPOSTAS

Projeto de pesquisa: DESENVOLVIMENTO CAPITALIZAÇÃO SIMPLES E COMPOSTAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2014  •  Projeto de pesquisa  •  4.359 Palavras (18 Páginas)  •  300 Visualizações

Página 1 de 18

BELO HORIZONTE (MG) UNIDADE II

AUTORES:

Carmen Lúcia Gomes Lucas Nogueira – 4351859460

Lilian Carolina de Miranda Galvão – 7376583161

Marco Aurélio da Silva Maia – 3873726825

Maria Angélica do Carmo Dantas – 4571876573

Rosilei Medeiros Soares – 4311806020

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

MATEMÁTICA FINANCEIRA

BELO HORIZONTE

2013

AUTORES:

Carmen Lúcia Gomes Lucas Nogueira – 4351859460

Lilian Carolina de Miranda Galvão – 7376583161

Marco Aurélio da Silva Maia – 3873726825

Maria Angélica do Carmo Dantas – 4571876573

Rosilei Medeiros Soares – 4311806020

MATEMÁTICA FINANCEIRA

Trabalho de conclusão do curso Matemática Financeira,

Apresentado aos tutores presencial e a distância da Faculdade

Anhanguera Educacional, como requisito parcial à obtenção de aprovação

na disciplina do quarto período, sob orientação do professor Marlúcio Nery.

BELO HORIZONTE

2013

RESUMO

Nesta ATPS aprendemos os conceitos referentes ao regime capitalização simples e composta, taxas, juros simples e composto e amortização, desta forma poderemos utilizar o aprendizado no nosso dia a dia, para temos mais consciência de como devemos gastar nosso dinheiro e assim saber o quanto realmente ele vale. Sendo assim podemos dizer que a matemática financeira e aplicada em nossa vida a todo o momento.

Palavra chave: Capitalização, Taxas, Juros e Amortização

SUMÁRIO

Introdução.............................................................................................................4

Desenvolvimento...................................................................................................5

Conclusão.............................................................................................................. 23

Referências Bibliográficas..................................................................................... 24

INTRODUÇÃO

Desenvolvemos um trabalho de forma bem elaborada, pois só assim podemos entender como a matemática financeira é importante na nossa vida de um modo geral.

Aprendemos sobre o regime capitalização simples e composta, taxas, juros simples e composto e amortização, para poderemos utilizar o aprendizado no nosso dia a dia e assim temos mais consciência de como devemos gastar nosso dinheiro alem de sabermos o quanto realmente ele vale.

Este estudo demonstrou que quanto mais praticarmos a matemática financeira no nosso dia a dia conseguiremos controlar nossas finanças e assim teremos mais dinheiro para poder realizar os desejos que temos sem nos preocupar com um endividamento futuro.

DESENVOLVIMENTO

CAPITALIZAÇÃO SIMPLES E COMPOSTA

Capitalização Simples, neste regime os juros são calculados sempre sobre o valor inicial, não ocorrendo qualquer alteração da base de cálculo durante o período de calculo dos juros, sendo a base de calculo sempre o valor atual ou o valor presente (PV), representando uma equação aritmética, sendo que o capital cresce de forma linear, os juros são pagos no final do período total. O regime de capitalização simples representa o inicio do estudo da matemática financeira, sendo todos os outros estudos oriundos desta.

Capitalização composta é aquela em que a taxa de juros incide sobre o principal acrescido dos juros acumulados até o período anterior. Neste regime de capitalização a taxa varia exponencialmente em função do tempo, sendo o conceito de montante definido para capitalização simples, ou seja, é a soma do capital aplicado ou devido mais o valor dos juros correspondentes ao prazo da aplicação ou da dívida. O regime de capitalização composta é mais comum no sistema financeiro.

O aprendizado da matemática financeira não está necessariamente condicionado a utilização de um instrumento programável de calculo, a essência dos cálculos devem ser absorvida no decorrer dos estudos. Contudo sua operacionalização se tornar mais simples com o uso da tecnologia, como neste caso a calculadora HP 12C, se tratando de um instrumento bem difundido, pratico e de fácil manuseio.

A calculadora HP 12C é muito útil na resolução de problemas matemáticos, e até financeiros. Com ela, é possível calcular, por exemplo, quanto de juros o banco cobrará se pegar um empréstimo de x reais a n meses, bastando colocar as variáveis necessárias. Cálculos na HP, potenciação, radiciação e logaritmos, operações com datas. Podemos destacar a função de memorização de cálculos, chegando até 20 registros

Por mais que já esteja no mercado há anos e exista hoje em dia calculadoras mais potentes, a HP12C ainda está no gosto popular, devido à grande qualidade e funções que a mesma possui.

Encontramos no mercado, dois modelos a Tradicional (dourada) e a Platinum,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.8 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com