TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Regime De Capitalização Simples E Composta

Artigo: Regime De Capitalização Simples E Composta. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2013  •  275 Palavras (2 Páginas)  •  1.528 Visualizações

Página 1 de 2

Passo 1 (Equipe)

1. Ler atentamente o capítulo do livro-texto que descreve os conceitos fundamentais de Matemática Financeira – regime de capitalização simples e composta. Pesquisar também em livros didáticos do ensino superior, na internet e em outras fontes de livre escolha, informações ligadas ao estudo e utilização da HP-12C como ferramenta auxiliar na resolução de cálculos financeiros na área de Administração.

2. Elaborar texto dissertativo contendo as principais informações encontradas com a pesquisa realizada no passo 1. Essa pesquisa será imprescindível para a compreensão e realização dos próximos passos.

Capitalização simples é aquela em que a taxa de juros incide somente sobre o capital inicial, não incide, pois, sobre os juros acumulados. a taxa varia linearmente em função do tempo. Se quisermos converter a taxa diária em mensal, basta multiplicar a taxa diária por 30; se desejarmos uma taxa anual e tendo a mensal, basta multiplicar por 12, e assim por diante.

Valor dos juros é obtido da expressão: J = Cx i x n onde:

j = valor dos juros

C = valor do capital inicial ou principal

i = taxa

n = prazo

M = montante final

Capitalização composta é aquela em que a taxa de juros incide sobre o principal acrescido dos juros acumulados até o período anterior. Neste regime de capitalização a taxa varia exponencialmente em função do tempo.

O conceito de montante é o mesmo definido para capitalização simples, ou seja, é a soma do capital aplicado ou devido mais o valor dos juros correspondentes ao prazo da aplicação ou da divida.

A simbologia é a mesma já conhecida, ou seja, M, o montante, C, o capital inicial, n, o período e i, a taxa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com