TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho em equipe e o desenvolvimento da carreira

Seminário: Trabalho em equipe e o desenvolvimento da carreira. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/10/2013  •  Seminário  •  2.031 Palavras (9 Páginas)  •  406 Visualizações

Página 1 de 9

Trabalho em equipe e o desenvolvimento da carreira

Trabalho em equipe pode ser considerado o tema mais abordado durante o curso de Administração. Fala-se sobre a sua importância, o quanto é preciso pensar em equipe para alcançar os objetivos sejam eles empresariais ou pessoais.

Perante a um mercado repleto de exigências e de organizações cada vez mais atenciosas a detalhes que podem gerar algum tipo de lucro, trabalho em equipe é um tema bastante atuante dentro das empresas. O trabalho em equipe se tornou, com o passar dos anos, um dos pilares das organizações no sentido de buscar alcançar metas e objetivos relevantes para as mesmas.

Um sistema de recompensas oferecidas pela organização como consequência dos resultados obtidos pode contribuir favoravelmente na efetividade das equipes de trabalho. Ao se trabalhar em equipe, facilmente pode se perder o foco de onde se quer chegar, sobre a evolução do seu trabalho ou problemas enfrentados, pois não depende mais do que um colaborador faz ou deixa de fazer.

Liderança como fator de sucesso

Liderança é uma forma de exercer influência positiva ou não, buscar atingir objetivos, missão e estratégias estabelecidas pela empresa.

Mostrou a diferença entre liderança e líder, onde liderança é um processo de conduzir um grupo de pessoas, transformando-o numa equipe que gera resultados. É a habilidade de motivar e influenciar os liderados, de forma ética e positiva. Já ser líder é aquele que sabe comportar-se adequadamente, de acordo com as diversas situações, ou seja, aquele que consegue perceber cada situação e adaptar o melhor método de liderança segundo as circunstâncias.

Estilos de liderança:

Autocrático ;

Participativo;

Democrático;

Laissez-Faire.

Responderam a pergunta: Liderança é um fator de sucesso profissional?

Afirmando e mostrando que para ser um líder de sucesso, é preciso identificar oportunidades, forças, fraquezas e ameaças de uma organização. E que o sucesso do líder não é só dele, e não depende somente dele ser ouvido, mas ouvir seus liderados também, pois a equipe faz parte deste processo.

Motivação: o que é e para quer serve?

Motivação é um sentimento que faz com que as pessoas se mexam para atingir seus objetivos, é um conceito central para a compreensão do comportamento humano. Sem ela é difícil obter bons resultados. Quando se existe a motivação as tarefas são realizadas mais pelo prazer do que por obrigação.

A motivação serve para que as pessoas deem o melhor de si, façam o possível para conquistar o que desejam, e para que isso aconteça, muitos acabam até mesmo “passando por cima” de outras pessoas.

Temos a motivação intrínseca e extrínseca

Intrínseca: motivação gerada por necessidades e motivos pessoais, também chamada de automotivação.

Extrínseca: motivação gerada por processos de reforço e punições, a vida influencia na sua motivação.

Com motivação, a pessoa muda comportamentos, bem como do sucesso no trabalho, escola e vida pessoal. Se as pessoas identificarem os principais fatores que influenciam a motivação nas suas atividades, podem estar na posse da chave fundamental para abrir o caminho ao sucesso da sua vida pessoal e profissional.

Disciplina e meu espaço

Para qualquer pessoa que queira desenvolver bem suas tarefas, seja ela qual for, é preciso ter disciplina antes de tudo consigo mesmo. Foi com esta ideia que o grupo apresentou este tema que parece já ter sido muito abordado mas que faz a diferença no dia a dia de qualquer pessoa, esteja ela inserida no mercado ou não.

Mostrou exemplos de pessoas disciplinadas como a campeã brasileira de bodyfitness, Janaina Ferreira que precisou enfrentar dieta rigorosa, deixar de ir para umas festas, treinar e manter a disciplina. O medalhista olímpico Gustavo Borges que precisou de muita disciplina, força de vontade e sacrificar coisas para chegar onde chegou.

Video apresentado por Eugenio Mussak, colunista do emprego certo, fala que disciplina é uma qualidade extremamente importante e que talvez seja a qualidade que permita que as pessoas desenvolvam outras atividades. A disciplina permite que a nossa capacidade de aprender aumente. Pessoas que se disciplinam, aprendem, produzem, criam e são mais livres.

Até onde se chega com perseverança

Segundo o dicionário, Perseverança é a característica ou particularidade de quem persevera; Partindo desta explicação, a equipe abordou principalmente a sua importância diante do mercado e das questões que os afetam. De forma simples e positiva, falou-se sobre situações corriqueiras como: mudanças de emprego, correr riscos por diante das novidades e encará-las como oportunidades de crescimento.

Todos que se propuseram a dissertar o tema, usaram de forma satisfatória as experiências pessoais, onde um dos integrantes citou como exemplo as dificuldades durante e pós parto de seu filho, demonstrou como era preciso perseverar, acreditar, não desistir diante das dificuldades que apareceram ao longo do caminho. E o mais importante, a equipe não se prendeu a referenciais teóricos diante de um tema tão prático, conseguiu desenvolver e envolver quem assistia para assim disseminar o tema de forma clara.

Diante das situações de trabalho, ficou claro que a necessidade de manter o foco e as crenças diante dos obstáculos, mas que, perseverar vem acompanhado de correr riscos, ir atrás. Assim como a própria equipe citou, perseverança depende de onde cada um de nós queremos chegar e o que fazemos para estar lá.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com