TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESTILAÇÃO SIMPLES

Monografias: DESTILAÇÃO SIMPLES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/9/2014  •  1.453 Palavras (6 Páginas)  •  347 Visualizações

Página 1 de 6

IFES – INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO-CAMPUS VILA VELHA

BRAYAN CESAR FERREIRA

BRUNO SILVA DEPOLO

HELLYEZER MORAIS

HYONE VIEIRA NASCIMENTO

DESTILAÇÃO SIMPLES

Vila Velha

2014

BRAYAN CESAR FERREIRA

BRUNO SILVA DEPOLO

HELLYEZER MORAIS

HYONE VIEIRA NASCIMENTO

DESTILAÇÃO SIMPLES

Relatório apresentado à disciplina de Química Orgânica como requisito á aprovação,sob orientação da docente Dr.Ana Brígida Soares.

Vila Velha

2014

SUMÁRIO

Objetivos................................................................................................4

Introdução..............................................................................................5

Materiais e reagentes............................................................................7

Procedimento.........................................................................................8

Resultados e Discussão......................................................................10

Conclusão.............................................................................................12

Referência.............................................................................................13

Objetivo

Fazer a separação, por meio da destilação simples, de uma solução de água e acetona. Observando as diferenças de temperatura no momento inicial da ebulição da solução e fazendo o acompanhamento com anotações das mudanças de temperatura.

Fazer uma curva de calibração com o auxílio do picnôpmetro, identificando a porcentagem de acetona recolhida.

Introdução

A Destilação é o processo pelo qual uma mistura (líquido ou vapor) é separada em duas correntes de composição diferente (uma rica nos componentes mais leves, de menor ponto de ebulição, o Destilado, e outra rica nos componentes mais pesados, de maior ponto de ebulição, o Resíduo) por fornecimento ou remoção de calor.

A destilação baseia-se no fato de que quando se processa a vaporização parcial de uma mistura (aquecendo-a até à ebulição), produz-se um vapor mais rico nos componente de menor ponto de ebulição do que a mistura inicial (alimentação), enquanto que o líquido, que em cada instante ainda se mantém no recipiente, vai ficando cada vez mais rico nos componentes menos voláteis, de maior ponto de ebulição (mais rico nesses componentes do que a alimentação inicial e do que o vapor que está a ser produzido na mesma altura). Isto é o que acontece na Destilação Laboratorial de uma mistura (ver Figura 1). O vapor produzido é normalmente condensado e, assim, no processo de destilação laboratorial obtêm-se dois líquidos: o que está no balão (Resíduo), rico nos componentes menos voláteis, e o condensado (Destilado), rico nos componentes mais voláteis da mistura inicial.

A separação por destilação só é possível se os diferentes componentes da mistura a separar tiverem volatilidades diferentes, ou seja, pontos de ebulição diferentes. Estas diferenças estão necessariamente relacionadas com diferenças nas forças intermoleculares de cada componente, dependentes das respectivas estruturas moleculares, o que conduz a pressões de vapor diferentes para os vários componentes da mistura. A Pressão de Vapor de um líquido a uma dada temperatura é a pressão na situação de equilíbrio (quando o número de moléculas que deixam o líquido é igual ao das que retornam), exercida pelas moléculas que passam através da superfície livre. Diz-se que um líquido entra em ebulição quando a sua pressão de vapor iguala a pressão ambiente. Os líquidos com pressões de vapor elevadas entram em ebulição a temperaturas mais baixas (para uma dada pressão total). Diz-se, por isso, que são mais voláteis.

A operação de Destilação tem muitas e variadas aplicações a nível industrial, mas a aplicação mais conhecida é na Indústria Petroquímica, na separação do petróleo (crude) em frações de hidrocarbonetos com diferentes gamas de peso molecular. Contudo, existem muitos outros processos industriais que utilizam a Destilação, como seja na produção de polímeros, nas indústrias alimentares e farmacêutica, na reciclagem de óleos e, também, na indústria dos biocombustíveis, por exemplo na purificação do bioetanol, e até na dessalinização da água.

Em nosso estudo separaremos acetona que apresenta um ponto de ebulição de 56 ºC e a água que apresenta um ponto de ebulição de 100 º a 1atm, por meio destilação simples em que , a condensação do vapor formado dá-se rapidamente, o que não permite o estabelecimento de uma sucessão de estados de equilíbrio de vaporização/condensação, necessários à separação total dos componentes da mistura.Assim, obtém-se um destilado de composição variável no tempo, mas sempre mais rico no componente mais volátil do que a mistura líquida de que se partiu. Esta operação serve, assim, para o enriquecimento de misturas líquidas no seu componente mais volátil. A percentagem de enriquecimento obtida depende da altura em que se interrompe a destilação, sendo tanto mais elevada quanto mais cedo for interrompida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com