TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DEZ CITAÇÕES DIRETAS DE ATÉ 03 LINHAS

Por:   •  2/6/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.331 Palavras (6 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 6

10 CITAÇÕES DIRETAS DE ATÉ 03 LINHAS

[...] “melhorar a comunicação ou ter um insigne só é terapêutico se produzir aquela mudança qualitativa na maturidade psíquica da pessoa, isto é, se leva a marca de autenticidade da psicoterapia válida” ( NEILL e KNISKERN 1990, p. 43).

Sobre a arquitetura mental como sendo modular:

[...] “a perspectiva da modularidade tem ajudado a compreender certos comportamentos” (RANGÉ, 2011, p. 105).

[...] “é hábito discutir a mensuração Psicológica dentro de duas áreas principais: a psicofísica e a psicometria” (HAYS, 1970, p. 43).

[...] “devido à amplitude dos padrões éticos delineados pela APA e as suas aplicações para os mais diferentes campos da Psicologia, diversos pesquisadores os tem utilizado como base nas suas orientações quanto à docência, prática e pesquisa” (PASQUALI, 2001, p. 173).

[...] “os estágios de desenvolvimento são caracterizados por mudanças psicológicas que acompanham as mudanças biológicas do organismo” (HAMDAN, 1998, p. 17).

[...] “o método científico utilizado pela psicologia é a observação do comportamento e da atividade mental em condições naturais e experimentais” (HAMDAN, 1998, p. 19)

[...] “todas essas complexidades e contrastes tem dificultado a investigação no campo da Psicologia da Personalidade pois, como ciência, ela precisa ser elaborada por meio de princípios claros, logicamente organizados” (FORGHIERI, 2012, p. 3).

[...] “muito se tem a ganhar no que se refere ao desenvolvimento pleno das capacidades mentais da criança, quando o planejamento pedagógico leva em conta os potenciais e interesses típicos de cada idade” (RAPPAPORT, FIORI e DAVIS, 2015, p. 54).

[...] “cada indivíduo é o que é, em grande extensão, pelo que aprendeu e ainda pelos modos segundo os quais, em novas emergências de ajustamento, poderá aprender, integrando seu comportamento e experiência em novos padrões” (CAMPOS, 2008, p. 14).

[...] “a tarefa do pesquisador, portanto será a de aprender o significado do que foi relatado no diálogo interativo” (CONTINI, 2010, p. 86).

05 CITAÇÕES diretas de mais de 3 linhas

Sobre o impasse psicoterapêutico, para Neill e Kniskern (1990, p. 55):

Mesmo depois da descoberta do impasse, torna-se tentador continuar discutindo os conflitos do paciente e tentar, simplesmente, fazê-lo de maneira mais efetiva. Entretanto, não se ganha muito prolongando essa batalha perdida pela mudança do paciente. É mais sensato que terapeuta e paciente reconheçam seu problema comum e lutem com uma faceta diferente do relacionamento até aqui desconhecida. O terapeuta deve agora assumir a responsabilidade e a iniciativa da reestruturação do relacionamento.

Para Rangé (2011, p.22):

A terapia cognitiva de Beck é uma psicoterapia focal, baseada no modelo cognitivo que pressupõe que, em transtornos mentais, o pensamento disfunção alguma é um elemento importante. A modificação de pensamentos disfuncionais leva à melhora sintomática dos transtornos, à modificação de crenças disfuncionais subjacentes e estabelece uma melhora mais abrangente e duradoura.

Sobre Psicologia social e saúde:

Ao ser pensada como disciplina explicativa, a psicologia da saúde, ao longo de sua breve história, reproduziu a situação existente na disciplina mãe. Partiu, inicialmente, de uma perspectiva intra individual para a explicação do processo saúde/doença; passou, numa fase posterior, a incorporar o social de forma mecânica e apenas recentemente adotou uma postura mais dinâmica face ao social, abraçando uma postura construtivista (SPINK, 2011, p. 43)

O uso indevido dos teste, bem como da avaliação psicológica em geral, acarretará sérios problemas, como relata Hamdan (1998, p. 21)

É necessário, todavia, esclarecer que o emprego dos testes e da entrevista psicológica, sem critérios e objetivos bem definidos, pode levar a erros e a deformações. O uso incorreto dos testes de inteligência, por exemplo, acabaram por rotular e discriminar indivíduos e grupos sociais. O mesmo pode acontecer com a entrevista Psicológica quando não são respeitados os princípios éticos na condução e divulgação da pesquisa.

Para Rappaport, Fiori e Davis (2015, p. 54)

É preciso ficar bem claro que é possível, válida e recomendável uma utilização dos conhecimentos trazidos à luz por Piaget a respeito das estruturas mentais que se acham presentes em cada faixa etária e do modo de funcionamento característico dessas estruturas então cada fase do desenvolvimento. Mas, é perigoso tentar transpor esses conhecimentos para um conteúdo programático sem um aprofundamento maior.

10 CITAÇÕES indiretas

O objetivo do trabalho de um psicólogo é, a partir dos conhecimentos adquiridos com a psicologia, orientar em pontos da dimensão subjetiva da realidade para uma maior independência e responsabilidade de suas vidas. (BOCK, FURTADO e TEIXEIRA, 2008, p. 102)

Ansiedade básica é resultado de atitudes errôneas, tais como falta de proteção, atos dominadores. Esta condição não é inata, mas resulta das interações sociais no ambiente que vive. (SCHULTZ e SCHULTZ, 2017, p.334)

O Behaviorismo tem deixado sua contribuição em diversas áreas, tanto as técnicas quanto os conceitos, como em treinamento de empresas, publicidade, trabalho educativo de crianças com necessidades especiais. ( BOCK, FURTADO e TEIXEIRA, 2008, p.67)

A Psicologia do Desenvolvimento, busca compreender as mudanças psicológicas que transformam um indivíduo durante toda a sua vida. Sejam elas, cognição,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (47.8 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com