TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DICAS DE PORTIFOLIO

Artigo: DICAS DE PORTIFOLIO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2013  •  1.167 Palavras (5 Páginas)  •  287 Visualizações

Página 1 de 5

PORTFÓLIO ACADÊMICO

O QUE É PORTFÓLIO?

É um instrumento pedagógico de identificação da qualidade do ensino-aprendizagem mediante a avaliação do desempenho do aluno e do professor.

Caracteriza-se por uma Lista de Trabalhos de um estudante onde apresenta registros em ordem cronológica, relativos aos construtos de aprendizagem estabelecidos, visando estabelecer uma reflexão crítica sobre o processo acadêmico em busca da melhoria das competências, atitudes e conhecimentos que irão estabelecer sua valoração acadêmica.

O Portfólio Acadêmico é então a coleção de todos os títulos educacionais de um indivíduo podendo ser considerados os cursos de longa, média e curta duração, textos, artigos, citações, trabalhos profissionais, ou seja, toda a história da vida acadêmica e profissional.

FUNÇÃO DO PORTFÓLIO

É uma estratégia, um diário de aprendizagem onde registramos, constantemente, a partir da pesquisa, uma seleção de amostras do nosso trabalho, nossas dúvidas e nossas conquistas.

Ele nos leva à descoberta do mundo do conhecimento propiciando ajuda ao estudante, para o desenvolvimento da habilidade de avaliar seu próprio trabalho e desempenho, podendo estabelecer uma estreita relação com a trajetória do seu desenvolvimento profissional, além de oportunizar a documentação e os registros e, de forma sistêmica e reflexiva, de sua evolução. Ainda permite ao estudante, uma análise comparativa quando apreciam portfólios de outros estudantes, companheiros ou não, de jornada acadêmica.

Através do Portfólio, o professor instaura diálogo com cada aluno de forma individualizada, pois cada estudante deve estar sempre com seus registros acadêmicos e complementares atualizados, como forma de validar a aprendizagem de conhecimentos.

OBJETIVOS DO PORTFÓLIO ACADÊMICO

* Aprender a aprender;

* Conhecer o aprender;

* Aprender a aprender, fazendo;

* Levantar hipóteses buscando alternativas e soluções possíveis para as questões do mundo, aparentemente, desconhecido;

* Levar o aluno ao universo da pesquisa;

* Desenvolver o gosto pela leitura;

* Propiciar o registro, análise e acompanhamento das ações cotidianas no diário de aprendizagem.

ESTRUTURA DO PORTFÓLIO

Normalmente tem uma estrutura que compreende: capa, índice, introdução, desenvolvimento pessoal, desenvolvimento social, desenvolvimento acadêmico, conclusão e anexos.

No Portfólio Acadêmico é possível postar uma coletânea de aulas, trabalhos, provas, exercícios (contidos na pasta individual), anotações que permitem construir entre outras coisas, o perfil acadêmico do aluno. Desta forma irá refletir o ritmo e a direção de seu crescimento, os temas de seu interesse, suas dificuldades e o potencial a ser desenvolvido.

VANTAGENS DO PORTFÓLIO

* Possibilita ao estudante uma reflexão sobre seu próprio aprendizado, avaliando-o com o professor;

* Constitui-se em “ferramenta pedagógica” de avaliação de conteúdos ministrados comparando-os com a proposta do Plano de Ensino e Aprendizagem da disciplina e a Ementa do Curso;

* Possibilita a outros acadêmicos de cursos diversos, principalmente, aos de licenciaturas – futuros professores vivenciarem esta prática para possam aplicar futuramente, em seu trabalho, propondo práticas avaliativas de aprendizagem mais dinâmicas voltadas para a abordagem formativa do indivíduo;

* Oportuniza a prática das relações intra e inter-grupais que estabelecerão o amadurecimento do estudante, enquanto indivíduo e cidadão;

* Produz para o estudante a oportunidade de explicar como foi à natureza do trabalho realizado e que tipo de desenvolvimento a tarefa propiciou;

* Fornecimento de retro-alimentação ou feedback para os estudantes, partindo do professor ou do comitê que avaliou o Portfólio;

* Melhoria da habilidade de avaliar os alunos, por parte do professor das respectivas disciplinas do curso;

* Melhora a habilidade do aluno em redigir textos posicionando-o frente aos temas abordados e/ou propostos;

* Os alunos aprendem e adquirem o hábito de revisar seus trabalhos, de maneira organizada e seletiva;

* Melhoria da habilidade de comunicação escrita através do desenvolvimento da construção de textos retratando o relato de experiências, vivências e realizações pessoais;

* O aluno apodera-se de seu aprendizado, de forma mais intensa quando da elaboração de seu portfólio acadêmico e individual;

* Desenvolve o senso de colaboração e ajuda mútua entre o grupo de formação acadêmica;

* Permite sedimentar o senso ético e moral da comunicação escrita e do pensamento individual;

* Permite à Instituição de Ensino uma avaliação mais ativa e dinâmica, do processo de ensino e aprendizagem produzido, por ela e seus profissionais, com foco nas competências estabelecidas e o atendimento do mercado profissional onde está inserida.

QUANDO DESENVOLVER O PORTFÓLIO

Deve ser desenvolvido no início de cada ano, semestre, período letivo e/ou atividade acadêmica estabelecida. Pode ser até mesmo um Projeto ou um curso.

É interessante que o Portfólio contenha um diário reflexivo onde o aluno possa registrar, diariamente, suas reflexões, pensamentos, sentimentos, auto-avaliações de crescimento ao longo de sua experiência, em determinada disciplina, naquele espaço de formação.

APLICAÇÃO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com