TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DICAS DIVERSAS

Pesquisas Acadêmicas: DICAS DIVERSAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/10/2013  •  1.181 Palavras (5 Páginas)  •  576 Visualizações

Página 1 de 5

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 APRESENTAÇÃO DO PROJETO 4

2.2 ENTREVISTA COM O PROFISSIONAL 4

2.3 TEXTO DE ANÁLISE 5

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 7

REFERÊNCIAS 8

1 INTRODUÇÃO

O Projeto Político-Pedagógico - PPP de uma instituição educacional é ferramenta essencial para um atendimento de qualidade. Durante as atividades escolares, é preciso que o docente tenha em mãos metas e objetivos traçados para desenvolver um trabalho pedagógico de qualidade.

Para a efetivação desses objetivos, faz-se indispensável que cada instituição possua/construa um documento com a função de planejamento global de sua ação educativa. Nos meios educacionais, o referido documento é conhecido como Projeto Educativo ou Proposta Político-Pedagógica.

Com todos esses objetivos associados, é possível propiciar a ampliação dos interesses e conhecimentos das crianças, além de estimular conquista da independência e a cooperação no processo de socialização.

O presente trabalho demonstra com clareza o significado claro do PPP, bem como suas aplicações e importância no cotidiano escolar. A pesquisa foi realizada de forma interpretativa e todos as informações coletadas foram analisadas.

2 DESENVOLVIMENTO

Um projeto é um esforço temporário empreendido cujo objetivo é criar um novo produto, serviço ou processo. O Projeto Político Pedagógico (PPP) é um instrumento que reflete a proposta educacional da escola. É através dele que a comunidade escolar pode desenvolver um trabalho coletivo, cujas responsabilidades pessoais e coletivas são assumidas para execução dos objetivos estabelecidos.

Segundo Vasconcelos (1995), o PPP é um instrumento teórico-metodológico que visa ajudar a enfrentar os desafios do cotidiano da escola, só que de forma refletida, consciente, sistematizada, orgânica, científica, e, o que é essencial, participativa. É uma metodologia de trabalho que possibilita ressignificar a ação de todos os agentes da escola.

O Projeto Político Pedagógico busca um rumo, uma direção. É uma ação intencional, com um sentido explícito, com um compromisso definido coletivamente. Por isso, todo projeto pedagógico da escola é, também, um projeto político por estar intimamente articulado ao compromisso sócio - político e com os interesses reais e coletivos da população majoritária.

Para Veiga (1998), o projeto pedagógico não é um conjunto de planos e projetos de professores, nem somente um documento que trata das diretrizes pedagógicas da instituição educativa, mas um produto específico que reflete a realidade da escola, situada em um contexto mais amplo que a influencia e que pode ser por ela influenciado". Portanto, trata-se de um instrumento que permite clarificar a ação educativa da instituição educacional em sua totalidade.

Algumas informações devem estar contidas nesse projeto para assim constituir um documento de qualidade e de valor direcionado.

Para Veiga (2001, p. 11) a concepção de um projeto pedagógico deve apresentar características tais como:

• Ser processo participativo de decisões;

• Preocupar-se em instaurar uma forma de organização de trabalho pedagógico que desvele os conflitos e as contradições;

• Explicitar princípios baseados na autonomia da escola, na solidariedade entre os agentes educativos e no estímulo à participação de todos no projeto comum e coletivo;

• Conter opções explícitas na direção de superar problemas no decorrer do trabalho educativo voltado para uma realidade especifica;

• Explicitar o compromisso com a formação do cidadão.

Para a execução de um projeto pedagógico de qualidade deve, segundo a mesma autora:

• Nascer da própria realidade, tendo como suporte a explicitação das causas dos problemas e das situações nas quais tais problemas aparecem;

• Ser exequível e prever as condições necessárias ao desenvolvimento e à avaliação;

• Ser uma ação articulada de todos os envolvidos com a realidade da escola;

• Ser construído continuamente, pois com produto, é também processo.

Analisando os tópicos acima é possível afirmar que com o PPP integrado coletivamente, pode-se desenvolver no âmbito social e escolar uma intervenção direta de melhoria onde vários fatores influentes no rendimento dos alunos podem ser trabalhados e estudados na intenção de melhorar.

O projeto pedagógico não é modismo e nem é documento para ficar engavetado em uma mesa na sala de direção da escola, ele transcende o simples agrupamento de planos de ensino e atividades diversificadas, pois é um instrumento do trabalho que indica rumo, direção e construído com a participação de todos os profissionais da instituição.

Nesse sentido, o objetivo principal da elaboração deste documento por uma instituição educativa não está ligado apenas às exigências legais ou aos aspectos relacionados ao cumprimento de sua formalização textual, mas, sim, à qualidade conseguida ao longo do processo de sua elaboração, uma vez que o PPP somente se constituirá em referência para as ações educativas se os sujeitos da comunidade escolar se reconhecer nele, para referendá-lo como tal.

Para os professores é importante ressaltar que o PPP parte de um princípio estratégico rico na ajuda da intervenção disciplinar. As licenciaturas podem se apoiar no intuito de colocar objetivos estratégicos no seu cotidiano e ter

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com