TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DICAS PARA JOGAR XADREZ

Por:   •  14/3/2016  •  Artigo  •  898 Palavras (4 Páginas)  •  124 Visualizações

Página 1 de 4

10 Dicas muito úteis para ensinar xadrez a uma criança

Sobram qualidades para quem joga xadrez, seja na infância ou na fase adulta. Talvez por isso que ainda seja frequente encontrar pais que não sabem jogar xadrez e que, mesmo assim,  incentivam seus filhos a aprender a jogar, seja na escola ou em campeonatos.
As crianças têm o xadrez como hobby e desejam chegar longe,querem ganhar de seus amigos, sentir o prazer da vitória. Em geral, os pais conseguem perceber progresso em seus filhos através de aulas e também na participação deles em clubes. 
Existe também aquele tipo de pai que conhece as regras, sabe jogar o básico porém encontra dificuldades na hora de ensinar xadrez a seus filhos. Isso é normal. Em todas as áreas da vida, a pedagogia e a prática costumam seguir caminhos diferentes e exigem ferramentas diferenciadas para o ensino-aprendizagem, principalmente quando estamos falando de xadrez.
O objetivo deste artigo é ajudar os pais, monitores e professores com algumas dicas que realmente funcionam no ensino de xadrez para crianças.

Dica número 1: As crianças aprendem mais olhando que escutando

Às vezes pensamos que a criança irá entender tudo o que lhe for dito , quando, na verdade, não está prestando atenção no que estão lhe dizendo.
Na escola, as crianças aprendem a ler e a escrever sem que alguém lhes ensine especificamente. O mesmo sucede com o xadrez. As crianças aprendem olhando. Tenha isso em conta quando for explicar algo para uma criança.

Dica número 2: Ganhar não é o objetivo.

Não queremos que a criança vire um Ivanchuk, porém o xadrez é uma ferramenta fabulosa para trabalhar áreas distintas como o caráter, a capacidade intelectual e a integração social. Cada pequeno passo que a criança dá é uma conquista: Aprender a mover uma peça, acabar uma partida, etc.
É importante ter em conta que associar a vitória com a aprendizagem gerará frustações  às crianças. Eles aprendem jogando, é essencial que se divirtam enquanto estão aprendendo, pois assim terão progresso na aprendizagem.

Dica número 3: Mostre o caminho sem corrigir-los

É muito mais positivo e estimulante explicar para a criança a forma correta de fazer as coisas que indicar-lhe o que é errado. É aprendendo a fazer bem alguma atividade que deixamos de fazê -la erroneamente. Não  podemos jamais focar mais no erro do que nas alternativas corretas.

Dica número 4: Repasse a atividade anterior

Uma forma muito eficaz de iniciar uma nova lição é repassar uma lição anterior, ou seja, recordar, reviver a atividade anterior. Não é necessário perder muito tempo com a lição já trabalhada. Uma breve repassada no conteúdo já é suficiente.

Dica número 5: Utilize o ilusionismo

Talvez te surpreenda com essa dica e não conheça ninguém que utilizou ela ainda, exceto eu. Entretanto, posso te garantir excelentes resultados.
Usar artigos de magia para fazer pequenas desaparições de peças, mudar suas cores ou qualquer outro efeito te permitirá captar poderosamente a atenção das crianças. use o ilusionismo nas aulas como premio quando algum grupo conseguir determinado objetivo. O resultado sempre será  magnífico. Use sua criatividade e ponha as mãos à obra.

Dica número 6: Use uma linguagem simples 

Use palavras simples, sem frases subordinadas e complexas. Explique de maneira simplificada, ou seja, elimine qualquer retórica complexa que seja desnecessária para a aprendizagem da criança. Você não está fazendo um discurso para o prêmio Nobel. Uma frase correta é "o peão cuida do cavalo" e não "o peão está protegendo o cavalo, não coma ele". Se você ler em voz alta perceberá o efeito perceptivo que a primeira oração provoca.

Dica número 7: A sua voz é poderosa

Quando for ensinar xadrez não utilize um diálogo monótono e adulto. Se lembre dos apresentadores de televisão de programas infantis. module e entone as palavras de maneira diferente. Evite manter um tom baixo e monótono, geralmente as crianças se aborrecem rapidamente dessa maneira. É importante enfatizar com a voz os aspectos importantes das explicações. Seja um ator, atue e interprete.

Dica número 8: O poder secreto do chocolate

Juntamente ao uso do ilusionismo nenhuma outra dica deu tanto resultado como usar chocolate nas minhas aulas. Você pode usar chocolate preto e branco e substituir algumas peças para as crianças comerem quando "comerem" alguma peça adversária. O chocolate, além de ter as cores das peças de xadrez, pode também te proporcionar uma diversidade de opções muito úteis na prática didática.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (51.1 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com