TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIFERENTES MÍDIAS E TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO

Monografias: DIFERENTES MÍDIAS E TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/9/2014  •  1.404 Palavras (6 Páginas)  •  2.488 Visualizações

Página 1 de 6

DIFERENTES MÍDIAS E TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO

RESUMO

O presente texto traz como tema “Diferentes mídias e tratamento da informação” sendo abordados com maior profundidade os tipos de mídias mais utilizados e a forma com que as informações chegam até as pessoas. Retrataremos os principais veículos de um determinado sistema de comunicação social, considerando os setores tradicionais - Emissoras de Rádio e TVs, Jornais, Revistas e agora a Internet, a grande mídia internacional.

Palavras- chaves: mídia, informação, internet.

1 INTRODUÇÃO

A palavra mídia deriva da palavra meio, do latim médius, significando aquilo que está no meio ou entre dois pontos. A Mídia existe desde sempre, porque o ser humano é naturalmente social e comunicativo. O homem das cavernas fazia inscrições ao ar livre, que continuam sendo encontradas até hoje, inclusive no Brasil expressando e informando suas atividades e costumes. A tecnologia da mídia tem tornado a comunicação cada vez mais fácil. Hoje as crianças são incentivadas a utilizar meios de comunicação na escola e devem ter uma compreensão geral das diversas tecnologias disponíveis. A internet é sem dúvida uma das ferramentas mais eficazes na mídia de comunicação.

2 TIPOS DE MÍDIAS

O universo da mídia pode ser dividido em dois tipos: impressa e eletrônica. A mídia impressa incluiu revistas e jornais, ao passo que a mídia

eletrônica abrange o rádio, a televisão e a internet. Outros tipos de mídias não são tão fáceis de classificar. Os cartazes de rua costumam ser definidos como um meio impresso, ao passo que opções ao ar livre, como anúncios em ônibus e táxi ou cartazes em estádios esportivos, são chamadas de meios não tradicionais, alternativos ou ambientais.

2.1 MÍDIAS ELETRÔNICAS

Mídia digital ou eletrônica pode ser definida como o conjunto de veículos e aparelhos de comunicação baseados em tecnologia digital, permitindo a distribuição ou comunicação digital das obras intelectuais escritas, sonoras ou visuais. Várias são esses tipos de mídias como: computador, telefone celular, compact disc, internet, televisão, rádio entre outros. Retrataremos os mais utilizados, que são televisão, rádio e internt.

2.1.1 TELEVISÃO

A televisão é um excelente instrumento de comunicação entre os indivíduos, pois se configura como um objeto de conversação. Fora o momento exato em que é assistida individualmente, ela se torna um laço social, ao ser a responsável pelo que as pessoas conversam entre si, a respeito dos conteúdos nela veiculados. E esse é outro motivo fundamental que aponta para a imprescindível tarefa de promover a diversidade das expressões culturais em sua tela, para que assim se torne assunto de todos.

É o meio de massa que os cidadãos mais utilizam para se informarem e se

divertirem, mas também constitui um fator de identidade nacional essencial, devido a seu papel no espaço público de vincular-se às identidades coletivas nacionais. Como mídia, talvez de maior alcance e abrangência, é tida muitas vezes como símbolo das relações comunicacionais que medeiam os conteúdos expostos pela “janela aberta para o mundo” e os receptores alocados em seus mais diversos contextos geográficos e culturais.

A televisão também traz grandes vantagens para as empresas através das propagandas.

Nem todos se dão conta do quanto é manipulado e condicionado pelos meios de comunicação social, especialmente a TV. Com a propaganda o telespectador pode ser levado a consumir inúmeros produtos. Somos condicionados a uma vida voltada ao consumo e para a satisfação básica de nossa animalidade: comer, beber, vestir, luxo, conforto, etc. As crianças e os jovens são os alvos preferidos na criação de novas necessidades pela mídia. Incapazes de entender o que é a TV e o que visa à propaganda passam a querer tudo o que é apresentado, crescendo assim hipersensíveis ao prazer.

2.1.2 RÁDIO

Rádio é um recurso tecnológico das telecomunicações utilizado para propiciar comunicação por intermédio da transcepção de informações previamente codificadas em sinal eletromagnético que se propaga através do espaço.

O rádio é parte integrante do cotidiano da maioria da população

brasileira. A grande popularidade deste veículo de comunicação é atribuída, sobretudo, ao caráter universal de sua linguagem – essencialmente coloquial simples e direta –, além de estabelecer uma empatia com o ouvinte ao atender as suas demandas por entretenimento, informação e companhia.

2.1.3 INTERNET

Internet é o nome dado à rede mundial de computadores. É pela internet que pessoas muito distantes podem se comunicar e trocar arquivos. Pesquisas e entretenimento também são algumas das principais utilizações da internet.

A Internet também se tornou um grande mercado para as empresas; algumas das maiores empresas hoje em dia cresceram tomando vantagem da natureza eficiente do comércio e da publicidade a baixos custos na Internet. É o caminho mais rápido para difundir informações para um vasto número de pessoas simultaneamente. A Internet também revolucionou subsequentemente as compras. Por exemplo, uma pessoa pode pedir um CD on-line e recebê-lo na sua caixa de correio dentro de alguns dias, ou descarregá-lo diretamente em seu computador, em alguns casos. A Internet também facilitou grandemente o mercado personalizado, que permite a uma empresa a oferecer seus produtos a uma pessoa ou a um grupo específico mais do que qualquer outro meio de publicidade.

A internet é a mídia mais importante para a grande maioria dos brasileiros, revelou uma pesquisa realizada pela

ComScore, em parceria com o Interactive Advertising Bureau (IAB), com duas mil pessoas.Para 88% dos entrevistados, a rede mundial de computadores é a preferida, seguida da televisão – preferência de 55% das pessoas –, dos jornais (44%), do rádio (28%) e das revistas (27%).

2.2 MÍDIAS IMPRESSAS

Mídia impressa ou offline é um meio de comunicação, o qual refere-se particularmente aos materiais, de caráter publicitário

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com