TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIFERENÇAS ENTRE OS TIPOS DE COMUNICAÇÃO

Trabalho Escolar: DIFERENÇAS ENTRE OS TIPOS DE COMUNICAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/3/2014  •  721 Palavras (3 Páginas)  •  978 Visualizações

Página 1 de 3

DIFERENÇAS ENTRE OS TIPOS DE COMUNICAÇÃO

Como já aprendemos, a função dos meios de comunicação é auxiliar na transmissão de e recebimento de informações, para ajudar a se comunicar uns com os outros, sendo um instrumento ou a forma de conteúdo utilizados para a realização do processo comunicacional.

Existem duas formas de comunicação: a verbal e não verbal.

A comunicação verbal é “Aquilo que se diz”: expressão de ideias, desejos, opiniões, crenças, valores, etc. Dentro da comunicação verbal tem as formas verbais escritas que se compõe de Livros, Cartazes, Jornais, Cartas, Telegramas, etc. e a Verbal oral por meio de Diálogo entre duas pessoas, Rádio, TV, Telefone, etc.

A comunicação não-verbal processa-se através dos gestos, das posturas, das expressões faciais, das utilizações da voz e do silêncio, do vestuário, dos objectos de que nos fazemos cercar, da relação que estabelecemos, quer com esses objetos, quer entre nós. Todas estas formas de linguagens não verbais exprimem e comunicam ideias, sentimentos e emoções, acompanham, reforçam e chegam a substituir a linguagem verbal, delineando significações e conferindo uma vivência mais profunda e autentica à comunicação.

Há dois tipos de meios de comunicação: pessoal e social:

• Os meios de comunicação pessoal são aqueles que se utilizam para comunicar via correio, telefone, fax.

• Os meios de comunicação social são aqueles que nos permitem comunicar com o exterior, como o jornal, a televisão e o rádio.

O PROCESSO DE COMUNICAÇÃO

Este processo ocorre quando o emissor emite uma mensagem (ou sinal) ao receptor, através de um canal (ou meio). O receptor interpretará a mensagem que pode ter chegado até ele com algum tipo de dificuldade, bloqueio ou ruído, e, a partir daí, dará o feedback ou resposta, completando o processo de comunicação.

Emissor: é a pessoa que pretende comunicar uma mensagem, pode ser chamada de fonte ou de origem. a) Significado: corresponde à ideia, ao conceito que o emissor deseja comunicar. b) Codificador: é constituído pelo mecanismo pelo qual a mensagem é elaborada para que possa ser transmitida.

Mensagem: é a ideia em que o emissor deseja comunicar. a) Canal: também chamado de veículo, é o espaço situado entre o emissor e o receptor. b) Ruído: é a perturbação dentro do processo de comunicação.

Receptor: é a etapa que recebe a mensagem, a quem é destinada. a) Descodificador: é estabelecido pelo mecanismo auditivo para decifrar a mensagem, para que o receptor a compreenda. b) Compreensão: é o entendimento da mensagem pelo receptor. c) Regulamentação: o receptor confirmar a mensagem recebida do emissor representa a volta da mensagem enviada pelo emissor (feedback).

EXEMPLOS DE MEIOS E VEICULOS DE COMUNICAÇÃO

Quando falamos de meios nos referimos em geral ao sistema pelo qual levamos a mensagem.

MEIO: Televisão que permite chegar a grandes audiências. A televisão permite transmitir uma mensagem mediante imagens

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com