TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DINÂMICA PRESTADORA DE SERVIÇOS LTDA-ME

Artigo: DINÂMICA PRESTADORA DE SERVIÇOS LTDA-ME. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/11/2013  •  2.084 Palavras (9 Páginas)  •  361 Visualizações

Página 1 de 9

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO ........................................................................................................3

2. DEFINIÇÃO DO NEGÓCIO 4

3. ESTRATÉGIA DE RECURSOS HUMANOS...........................................................5

4. ESTRUTURA ORGANIZACIONAL.........................................................................7

5. PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS.................................................................................9

6. MERCADO...............................................................................................................9

7.FINANÇAS..............................................................................................................10

8. CONCLUSÃO........................................................................................................12

9. REFERÊNCIAS......................................................................................................13

1. INTRODUÇÃO

Com a expectativa em atender e suprir as exigências do mercado, as empresas a cada dia que passa, sente-se obrigadas a aprimorar e se adequar ao mercado consumidor, mas principalmente de aspectos culturais de mudança de paradigmas.

Diante disso, quando um empreendedor decide criar uma nova empresa no ramo de prestação de serviços de transporte de pessoas, precisa ficar atento à segurança, cordialidade e qualidade. A partir daí ele busca que identifique a oportunidade de negócio e de coletar informações sobre elas, desenvolvendo o conceito e estratégias do seu futuro empreendimento para assim colocá-lo em prática.

Neste sentido, o plano de negócios é uma ferramenta que tem como função mostrar a capacidade e possibilidade do nascimento do novo empreendimento, podendo visualizar os possíveis fracassos e necessidades. Este trabalho tem como principal objetivo estudar a viabilidade econômica para abertura de um futuro empreendimento que busca oferecer aos clientes uma nova opção de transporte, interagindo empresa, cliente e meio ambiente.

A administração na sociedade moderna tornou-se vital e indispensável. Em uma sociedade de organizações, na qual a complexidade e a interdependência das organizações constituem o aspecto crucial, a Administração avulta como o fator chave para a melhoria da qualidade de vida e para a solução dos problemas mais complexos que afligem a humanidade de hoje. (CHIAVENATO, 2003, p.20).

Rememoramos, ainda, KWASNICKA, 2006, p.19:

“Um processo integrativo da atividade organizacional que permeia nossa vida diária. Portanto,não se encontra restrito às fábricas, hospitais, lojas, escolas, mas compõe qualquer atividade formalmente estruturada, que envolva recursos humanos e materiais, tecnologia, restrições ambientais, entre outros”.

Com o presente trabalho, pretendemos dar uma pequena contribuição ao material já existente no campo vasto e dinâmico da Administração.

2. DEFINIÇÃO DO NEGÓCIO

Nossa empresa atuará no segmento de serviços de transporte e viagens de pessoas na cidade de Linhares e municípios vizinhos. Nossa empresa terá como razão social: DINÂMICA PRESTADORA DE SERVIÇOS LTDA-ME. Após pesquisa, verificamos a existência desse nicho de mercado em nossa região, apesar de outras empresas concorrentes.

A empresa terá uma política centrada na qualidade dos serviços prestados, ética em todas as suas relações (comerciais, relação de pessoas, com meio ambiente e responsabilidade social), o que significará a adesão de princípios e programas de focalização no cliente, melhorias contínuas e capacitação de recursos humanos.

“É o ato de administrar que faz com que as organizações sejam capazes de utilizar corretamente seus recursos e atingir seus objetivos” (MAXIMIANO, 2004).

Com base na pirâmide de Mintzberg nossa empresa terá a seguinte estrutura hierárquica:

INSTITUCIONAL: este nível será formado pela alta administração da empresa, pessoas que pensarão de forma crítica e conceitual envolvendo a visão da organização como um todo. Cargos: diretoria.

INTERMEDIÁRIO: composto pelos funcionários que terão habilidades humanas relacionadas ao tratamento com pessoas. Cargos: administrativos, RH, gerente, técnico de segurança do trabalho.

OPERACIONAL: composto pelos funcionários que realizarão a principal atividade técnica da empresa. Cargos: motorista, encarregado, recepcionista, auxiliar de serviços gerais, vigia, mecânico.

3. ESTRATÉGIA DE RECURSOS HUMANOS

Em relação ao desenvolvimento de RH, Chiavenato (1999, p. 413) afirma que, “os recursos humanos apresentam uma incrível aptidão para o desenvolvimento, que é a capacidade de aprender novas habilidades, obtendo novos conhecimentos e modificando atitudes e comportamentos”. Assim, a área de RH terá maior dinamismo, flexibilidade e agilidade para atender às demandas dos clientes e colaboradores relativas à qualificação do seu pessoal.

Lidar com pessoas nas organizações é uma responsabilidade que, atualmente, se reveste muito maior do que há poucos anos. A área de Recursos Humanos (RH) tem como objetivo principal, de acordo com Ribeiro (2005, p.01), “administrar as relações da organização com as pessoas que a compõe, consideradas, hoje em dia, parceiras do negócio, e não mais meros recursos empresariais”. A área de RH é responsável por ações de recrutamento, seleção, treinamento, planos de cargos e salários, contratação, remuneração e questões trabalhistas.

No entanto, para uma atuação estratégica, deve, ainda, adotar medidas para desenvolver talentos e criar um ambiente de trabalho aberto a novas idéias.

No recrutamento e seleção de pessoal os indivíduos e as organizações estão engajados em um contínuo e interativo processo de atrair uns aos outros. Recrutamento é um conjunto de técnicas e procedimentos que visa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com