TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIRETRIZES PARA A IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA DE CUSTO EFICAZ

Tese: DIRETRIZES PARA A IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA DE CUSTO EFICAZ. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2013  •  Tese  •  1.697 Palavras (7 Páginas)  •  360 Visualizações

Página 1 de 7

DIRETRIZES PARA A IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA DE CUSTO EFICAZ

Para se ter um sistema de controle de custos é necessário desde a análise e a atribuição de custos a produtos e departamentos, esse sistema pode ser definido como o conjunto de técnicas e recursos aplicados por uma empresa ao seguimento dos seus gastos (custos e despesas).

Segundo especialistas, as diretrizes ajudam na orientação dos administradores para a criação e renovação de seu sistema de controle de custos.

PRIMEIRA DIRETRIZ

Mostra que cada empresa tem seu próprio sistema de controle e analise de custos, que nenhuma empresa é igual e tem o mesmo ramo de atividades, ou seja cada empresa tem sua cultura, competência, personalidade, processo de produção, objetivos, politicas, princípios. Seus princípios são sempre os mesmos, já na pratica tem que se incorporar as adaptações para as necessidades de cada empresa especifica.

SEGUNDA DIRETRIZ

Por mais eficaz que seja o sistema de controle e analise não compensa, há má administração da empresa é recomendável é recomendável que verifique as causas desses problemas. Caso se prove que as dificuldades financeiras seja por incompetência de um ou mais administrador é necessário alterações de pessoal.

O sistema não compensa a ineficiência administrativa, mas ajuda na redução de perdas da empresa.

TERCEIRA DIRETRIZ

Deve-se dar preferência ao sistema mais simples, quanto mais complexo , maior será o custo da implantação, cada operação deve ser analisada para estabelecer se é necessária é necessária é necessária ou se deve ser substituída, o mesmo acontece quando se adota sistema de custeio baseado em atividades.

QUARTA DIRETRIZ

Revisão do sistema de controle e analise de custos compreende a criação de custeio e das técnicas orçamentarias da empresa.

QUINTA DIRETRIZ

No caso de se implantar algo novo com um sistema de controle e analise de custos, é necessário contratar profissionais qualificados ou fazer treinamento dos funcionários já existentes na empresa, para exercer funções novas.

SEXTA DIRETRIZ

Para eficiência dos sistemas, pessoas são decisivas e não relatórios, formulários, equipamentos de última geração e outros recursos. Para obter sucesso é necessário a educação e treinamento.

SETIMA DIRETRIZ

O trabalho se torna inútil quando os profissionais responsáveis pela criação de um sistema de controle e análise deixam-se levar acreditando em um sistema perfeito e perdem contato com a realidade.

OITAVA DIRETRIZ

Podemos observar que o sistema de controle e analise de custos não se alteram e não se criam tão facilmente, é necessário levar em conta as condições do mercado e o futuro da empresa.

ALGUMAS RECOMENDAÇÕES IMPORTANTES PARA IMPLANTAÇÃO EFICIENTE

A estrutura da organização é fundamental para construção de um sistema de controle e analise de custos, deve-se aplicar um organograma bem definido com as responsabilidades e funções bem claras para alcançar o sucesso de um sistema de controle e analise de custos. Quanto a produção, deverá ser construído de forma a refletir o processo de produção por encomenda, por departamentos, célula e processo. Ajuda a administração tomar decisões, ter controle de suas atividades, obter resultados, o crescimento da empresa, deve estar preparado para alertar a administração da empresa, dar informações para o planejamento futuro do lucro, indicando a situação dos custos históricos e controlando e separando os custos fixos e variáveis. O sistema ajuda na tomada de decisões, ter controle das atividades, alcançar seus resultados para o crescimento e prosperidade da empresa. Está preparado para atender os principais tópicos:

- Permitir medidas corretivas para as deficiências apontadas, ajudando na eliminação dos desperdícios.

- Apontar onde é necessário realizar melhorias de processo e redução dos custos,

_ Ajudar na determinação do preço de venda e participar da projeção do custo de produtos e serviços que correspondam as expectativas dos clientes e possam ser oferecidas com lucro.

_ Calcular e analisar os custos de produção

_ Comparar os resultados apurados com os objetivos, propondo soluções para os desvios encontrados.

- Apurar e analisar os resultados por área, produto, célula, unidade de negócios,etc...

- Atender a legislação societária e fiscal.

AVALIAÇÃO PERIÓDICA DE UM SISTEMA DE CUSTOS

O Sistema de custos devem ser submetidos a avaliação periódicas e para que seu processo seja adequado deve-se aplicar as seguintes funções:

Adequação do sistema

Acumulação de custos

Analise de custos

Estimativas de custos

Relatórios

Relacionamentos.

CONCEITOS BÁSICOS SOBRE OS PRINCIPAIS COMPONENTES DO CUSTO

GASTOS, CUSTOS E DESPESAS

Gastos são todos os valores monetários referente a desembolsos e compromissos assumidos pela empresa, ou seja um sacrifício que a empresa arca para obtenção de um bem ou serviço, como gastos com mão de obra, gastos com aquisição de mercadorias para revenda, gastos com aquisição de máquinas e equipamentos e desembolsos.

Podem ser classificados em: Custos, Investimentos ou despesas

Custos

São todos os gastos relacionados a produção de bens e serviços utilizado na produção de outros bens e serviços, relacionados a comercialização, salário do pessoal da produção, combustíveis e lubrificantes uados nas maquinas, depreciação dos equipamentos da fábrica, matéria-prima utilizada no processo produtivo e gastos com manutenção das máquinas da fábrica.

Investimentos

Refere-se a um gasto ativado em função da sua vida útil ou de benefício

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com