TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DISCUSSÃO SOBRE O BANHO DE ASYMPTOIN NO BRASIL

Tese: DISCUSSÃO SOBRE O BANHO DE ASYMPTOIN NO BRASIL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/7/2014  •  Tese  •  563 Palavras (3 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 3

DISCUSSÃO SOBRE O BANIMENTO DO AMIANTO NO BRASIL

O Brasil é um dos maiores produtores, consumidores e exportadores de amianto do mundo, que é utilizado em quase 3.000 produtos industriais, entre eles: telhas, caixas d’água, pastilhas e lonas para freios etc. Por conta de suas propriedades e baixo custo de produção, é empregado intensivamente no Brasil.

Mas o fim do uso do amianto no Brasil está cada vez mais próximo. O Supremo Tribunal Federal (STF) esta pronto para julgar ação direta de inconstitucionalidade proposta por procuradores e magistrados do trabalho contra a lei 9.055/95, que permite o uso controlado da fibra cancerígena no país. A procuradoria Geral da República já emitiu parecer considerando que a lei federal fere a Constituição, e o próprio Supremo, numa mudança de comportamento nos últimos anos, vem permitindo que os estados legislem sobre o assunto. Matéria que era sistematicamente recusada no STF. Dos 11 ministros, sete já votaram a favor da proibição do amianto nos estados.

No congresso, os projetos de banimento ganham força à medida que a bancada de Goiás, que apoia a exploração do minério fica enfraquecida com as suspeitas de envolvimento de parlamentares com pessoas de caráter duvidoso.

O presidente da Eternit, umas das maiores fabricas de telhas, concorda que o banimento é uma ameaça real e já estão fazendo pesquisas para produzir sem amianto. Há fibras alternativas, nascidas da necessidade de se encontrar produto tão poderoso quanto o amianto (a palavra asbesto, como também é conhecido a fibra, vem do grego e significa indestrutível, imortal, inextinguível), mas que não provocasse câncer e doenças pulmonares.

Mesmo que já exista essa produção de fibras alternativas, elas ainda não são suficientes para cobrirem os lares brasileiros em construção, diz a Eternit.

Se a decisão do STF for pelo banimento, irá ao encontro de 66 países mundo afora, que também aboliram a fibra do processo produtivo. Pela complexidade do tema, o Ministro Marco Aurélio aceitou o pedido do instituto Brasileiro do Crisotila (IBC) e determinou a realização de audiência pública para ouvir argumentos sobre a inconstitucionalidade da lei paulista que impede a passagem de amianto no Estado de São Paulo.

Se for decidido pelo banimento, trabalhadores, políticos e empresas apostam que a decisão do STF deverá ser acompanhada da chamada “modulação de efeitos”, instrumento previsto na lei 9.868/99, pelo qual o tribunal prevê um cronograma para a adoção de suas decisões que implicam perda significativa de arrecadação para estados.

Algum empresário capitaneado por grupos de cariz conservadores e ruralistas, alegam que o amianto brasileiro é do tipo crisotila (branco) puro, que aqui nunca se utilizou o jateamento do mesmo ou flocagem, como preferem os franceses, e que o problema do amianto é meramente ocupacional, como se isto fosse pouco e como se fosse licito matar trabalhador em nome de um pretenso progresso.

É bom lembrar para os defensores da fibra assassina, que já foi outrora considerada a seda mineral ou mineral magico, que quem gerou desemprego foi a indústria do amianto em sua reestruturação produtiva e com fins meramente mercadológicos e não o movimento pelo seu banimento, que não pode ser acusado de estar eliminando, com sua ação, postos de trabalho.

Diante

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com