TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIVERSIDADE

Casos: DIVERSIDADE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/4/2013  •  550 Palavras (3 Páginas)  •  850 Visualizações

Página 1 de 3

A diversidade do Brasil e a Escola

O Brasil é caracterizado pela sua pluralidade étnica, fruto de um processo histórico quem vem desde a sua colonização, de inicio a sua formação cultural se deu através de três grupos diferentes: portugueses, índios e africanos, porém com o passar dos tempos, vieram outros imigrantes para incorpora essa mistura de raça e cultura.

O país possui uma extensa faixa territorial, o que o torna cheio de marcas e regionalismo, cada localidade tem seus costumes, sendo assim não existe uma única cultura brasileira, mas sim varias dentro de um mesmo território. A escola é um ambiente que prega a diversidade e inclusão, é através da escola que a criança começa a viver a diversidade, pois ali irão conviver com crianças de varias famílias, que tem diferentes costumes.

É preciso que esse contato possa ser dialogado e mediado pelo professor de modo claro mostrando que a diferença na cor da pele e na religião não interfere em nada, em uma relação social de respeito mutuo. Pois a sociedade em si ela é excludente, tem seus estereótipos e padrões que para serem aceitas as pessoas precisam se adaptar a eles, assim também, aqueles que estão fora desse padrão acabam tendo que abandonar sua identidade étnica para aderir ao padrão imposto pela sociedade dominante, para que assim possam ser inclusos e não excluídos.

Para Heler (1988), o preconceito está pautado em um forte componente emocional que faz com que os sujeitos se distanciem da razão. As pessoas acabam olhando apenas para as diferenças, para aquilo que as incomodam, deixando de lado o ser humano idêntico nas suas mais variadas formas.

O negro viveu a excluído da sociedade na época da escravidão, porém mesmo depois da abolição da escravatura em maio de 1888, continuaram sofrendo preconceito, foi criado um estereotipo, onde o negro é colocado como marginal ou propício a cometer crimes. As crianças negras, de religiões-afro ou aquelas que fogem do padrão "normal' acabam sendo discriminadas na escola, onde os colegas colocam apelidos, e tiram sarro, e esses segundo MENEZES(2002) para não ficar por baixo acaba tendo um comportamento hostil, e assim vai gerando um grande problema que é a intolerância ao diferente.

A escola deve está atenta a esses problemas, buscando qualificar aos profissionais de educação para que estes tenham domínios e habilidades para que possam está trabalhando com esses sujeitos na pratica da tolerância e o respeito para com o próximo. O preconceito traz graves consequências, que podem ser desde insultos a agressões físicas, ou até mesmo a criação de grupos que pregam o ódio e o extermínio de pessoas diferentes do padrão que eles acreditam ser o correto.

Os nativos do Brasil denominados indígenas, são um grupo que também sofrem preconceito, nos livros didáticos o índio foi sempre retrato como incapaz, como um fóssil para apreciação e que esses não existe mais. Indígenas são retratados nos livros didáticos como selvagens pessoas paradas no tempo, muitos destes livros dão a entender que eles só existiram na época da colonização há 500 anos, e que já não existem mais.(PATEZ, pg3, 2010).

12

Esta apresentação reflete a opinião

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com