TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIVERSIDADE EDUCACIONAL

Dissertações: DIVERSIDADE EDUCACIONAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/11/2013  •  1.017 Palavras (5 Páginas)  •  322 Visualizações

Página 1 de 5

“DIVERSIDADE E DIFICULDADES NAS ECOLAS COM CRIANÇAS TIPICAS E ESPECIAIS “

Trabalho apresentado ao Curso de Graduação em Pedagogia UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Fundamentos do processo educativo no contexto histórico-filosófico; Comunicação e Linguagem; Seminário Interdisciplinar I.

Orientador: Juliana Forgaça Fabio Luiz da silva; Bernadete; Márcia Bastos; Lilian Salete A M Lima.

Petrolina – PE

2013

Introdução

Diversidade e Dificuldade Presentes nas Escolas

Essa pesquisa foi baseada em uma escola privada de Educação Infantil a qual tenho contato constante por conta de ter filhos estudando lá. Observei tanto a parte pedagógica como a infra estrutura da mesma. Um dos pontos o qual fiquei bastante atenta é a inclusão de crianças especiais e a necessidade de espaço físico para salas de recursos e mediação.

Petrolina – PE

2013

Diversidade Educacional

A Inclusão é uma prática relativamente recente e talvez por isso ainda não totalmente difundida junto dos profissionais da educação.

As escolas inclusivas devem ser orientadas para o sucesso educativo de todas as crianças e jovens independentemente das suas características. Nesta medida, interessa planear um sistema de educação flexível que responda à diversidade e necessidades específicas de todas as crianças e jovens, permitindo o sucesso educativo de todos.

Um aspecto muito importante e revelador nesses casos é que as crianças e jovens com necessidades educativas especiais de carácter permanente gozam de prioridade na matricula, tendo o igual direito de frequentar as creches, jardins-de-infância ou escolas nos mesmos termos que as restantes crianças. Neste sentido, as escolas, não podem rejeitar a matrícula ou inscrição de qualquer criança ou jovem com base na incapacidade ou necessidades educativas especiais que manifestem.

A expressão educação inclusiva reenvia à ideia segundo a qual, mais do que integrar no ensino regular crianças que dele estariam excluídas, trata-se de a escola incluir desde o início todas as crianças em idade escolar, quaisquer que sejam as suas características físicas, sociais, linguísticas ou outras e aí as manter, evitando excluí-las e procurando oportunidades de aprendizagem bem sucedida para todas, graças à diferenciação de estratégias que se impuser e a diversidade de formas de absorver as informações e conhecimentos.

Com a escola inclusiva, os alunos, estão para aprender, participando, não é apenas a presença física, é interação com à escola e ao grupo, de tal maneira que a criança/o jovem sente que pertence à escola e a escola sente responsabilidade pelo seu aluno.

Só há inclusão com contextos inclusivos. A mudança social para a inclusão exige novos espaços de interação como sala de recursos onde existe uma mediação envolvendo dinâmicas e estratégias para o desenvolvimento da criança tanto educacional como social, tendo como base a linguística, motor, psicopedagógico como cognitivo.

Nas escolas, como nos centros de reabilitação, a cultura é inclusiva por definição, porque é do domínio do comum. Nós somos esse contexto, somos cultura, a escola cultural é inclusiva, não é disciplinar nem extra-escolar.

Para que as escolas se tornem mais inclusivas, segundo Ainscow (2000), “é necessário que assumam e valorizem os seus conhecimentos e as suas práticas, que considerem a diferença um desafio e uma oportunidade para a criação de novas situações de aprendizagem, que sejam capazes de inventariar o que está a impedir a participação de todos, que se disponibilizem para utilizar os recursos disponíveis e para gerar outros, que utilizem uma linguagem acessível a todos e que tenham a coragem de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com