TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIVERSOS TIPOS DE ESTRATÉGIA

Artigo: DIVERSOS TIPOS DE ESTRATÉGIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/1/2015  •  Artigo  •  375 Palavras (2 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 2

OS DIFERENTES TIPOS DE ESTRATÉGIA

Para que seja definida a estratégia ideal para a empresa, faz-se necessário a observação da área de operações desta, juntamente com os elementos fundamentais de qualquer estratégia que virá a ser implantada. Ely Paiva et al (2004) identificam esses elementos como sendo, uma orientação dominante, um padrão de diversificação e uma perspectiva de crescimento. Estes elementos ajudarão na escolha das estratégias nos três níveis existentes dentro da organização, que também são definidos pelo autor acima citado, como sendo: a estratégia da corporação, utilizada pelo grupo empresarial; a estratégia de negócios, de uma unidade estratégica, empresa ou divisão, que se relaciona com a obtenção e manutenção da vantagem competitiva; e a estratégia funcional, que se relaciona com diversas áreas da empresa, como marketing, finanças, manufaturas, etc.

A estratégia corporativa se relaciona com o ambiente em que a empresa atua, sendo fundamental a análise de suas forças e fraquezas, bem como dos possíveis fatores ambientais que poderão afetar a empresa. Fatores ambientais como tecnologia, ecologia, sociedade, aspectos políticos.

A estratégia de negócios, por sua vez, representa a ligação entre os fatores ambientais acima citados, com a unidade de negócios (ou empresa), forma o caráter da organização, ou seja, sua competência distintiva, que a diferencia de todas as outras empresas que atuam no mesmo ramo dela. Segundo Rumelt et al (1988), existem quatro aspectos que ajudam avaliar o sucesso da estratégia de negócios: a consistência, metas e políticas consistentes entre si; a consonância, uma resposta adaptativa ao ambiente externo e às mudanças críticas nele ocorridas; uma vantagem, como a criação e manutenção de uma vantagem competitiva no setor em que ela atua; e a viabilidade, na qual a estratégia deve ser compatível com os recursos existentes.

Para que seja identificada a estratégia de operações é necessária a identificação de três estratégia genéricas: Estratégia em custo pura é viável quando a estrutura de custos varia entre competidores dentro da indústria como resultado de economia de escala, acesso diferenciado a matérias-prima ou canais de distribuição. Estratégia de diferenciação pura: esta procura ter vários diferenciais, tanto na qualidade, quanto na variedade, quanto na entrega pontual do produto. Estratégia de custo e diferenciação: esta tem como objetivo produzir com o menor custo possível, simultaneamente com a maior qualidade e variedade possíveis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com