TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DOENÇAS HIPERTENSIVAS NA GRAVIDEZ

Artigo: DOENÇAS HIPERTENSIVAS NA GRAVIDEZ. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/2/2014  •  4.099 Palavras (17 Páginas)  •  340 Visualizações

Página 1 de 17

CENTRO DE ESTUDOS DA FUNDAÇÃO SÃO LUCAS

CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM

DISCIPLINA: ONCOLOGIA

PROFESSORA: REINILDA ALVES

ARACAJU- 2013

I. ONCOLOGIA

A Cancerologia, também chamada de Oncologia, é a especialidade médica que estuda os cancros (tumores malignos) e a forma de como essas doenças desenvolvem-se no organismo, buscando seu tratamento.

Cada tipo de câncer tem seu tratamento específico: cirurgia, radioterapia, quimioterapia, hormonioterapia e outras inúmeras possibilidades, podendo ser inclusive necessária a combinação de tratamentos.

Na oncologia atual é de suma importância o tratamento multidisciplinar, envolvendo médicos (oncologistas, cirurgiões, radioterapeutas, patologistas, radiologistas, etc.), enfermeiros, psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas, biomédicos e muitos outros profissionais, devido à enorme complexidade da doença e suas diferentes abordagens terapêuticas.

O tratamento oncológico é sempre muito individualizado, sendo importante observar as necessidades e possibilidades terapêuticas de cada paciente. Pode ter intenção curativa ou paliativa (alívio dos sintomas objetivando uma melhora da sobrevida e da qualidade de vida).

O cirurgião oncológico é o médico cirurgião especializado no tratamento de neoplasias de maneira cirúrgica. O rádio-oncologista é o médico clínico especializado no tratamento de neoplasias utilizando radiações ionizantes. O oncologista clínico é o médico clínico especializado no tratamento das neoplasias através da prescrição de quimioterapia, hormonioterapia e imunoterapia.

Subespecialidades

• Oncologia Clínica, é a especialidade médica que se ocupa do tratamento clínico das patologias malignas em geral. No Brasil, atualmente o título da especialidade é conferido após 3 anos de residência médica em Cancerologia clínica, tendo como pré-requisito 2 anos de residência em Clínica Médica.

• Oncologia cirúrgica é a especialidade médica que se ocupa do tratamento cirúrgico das patologias tumorais. No Brasil é necessário cursar dois anos de residência médica Cirurgia geral como pré-requisito para especialização em cancerologia cirúrgica, que dura três anos.

• Oncologia pediátrica é a subespecialidade da Oncologia que se ocupa do tratamento das doenças proliferativas que acomentem crianças. No Brasil, o título desta especialidade é conferido após dois anos de residência médica em Cancerologia pediátrica.

• Rádio-oncologia é a especialidade médica que se ocupa do tratamento com radioterapia das patologias tumorais. No Brasil é necessário cursar três anos de residência médica.

O câncer é caracterizado pela proliferação anormal e não harmônica.

 Quando o DNA é danificado podem ocorrer 3 processos:

 Morte celular pelo erro em si ou por ativação da apoptose

 Reconhecimento e reparo do dano

 Transmissão do erro para as células dos descendentes (mais raro)

Essas células não possuem os mecanismos reguladores que controlam o crescimento.

 Neoplasias ou tumores

A primeira parte do nome indica o tecido acometido; o sufixo ‘oma’ indica tumor:

1. Carcinomas (tecido epitelial)

2. Linfomas (órgãos que combatem infecções)

3. Leucemia (órgão que produzem sangue)

4. Sarcomas (tecido conjuntivo)

Na maioria dos cânceres, as mutações ocorrem em uma única célula somática, que então se divide e continua se desenvolvendo no câncer;Em casos mais raros quando o câncer ocorre como parte de uma síndrome de câncer hereditário, as mutações iniciais causadoras de câncer são herdadas, portanto, já estão presentes em cada célula do corpo;Uma vez iniciado, o câncer evolui pelo acúmulo adicional de danos genéticos por meio de mutações nos genes que codificam a maquinária celular que repara o DNA danificado.

CONCEITOS

 (Ana)plasia - desdiferenciação

 (HipeR)plasia - proliferação fisiológica

 (Neo)plasia - proliferação anormal

 (Displasia - maturação anormal

 (Meta)plasia - conversão de tipo celular: é uma alteração reversível quando uma célula adulta, seja epitelial ou mesenquimal, é substituída por outra de outro tipo celular.

Uma das doenças mais comuns e mais graves vistas na medicina;

 Estatísticas mostram que algumas formas de câncer atacam mais de 1/3 da população;

 Contribuem com mais de 20% de todas as mortes;

 Responsável por mais de 10% do custo total com cuidados médicos nos países desenvolvidos;

 O diagnóstico precoce e o tratamento imediato são vitais;

Os tumores podem ser classificados em:

 BENIGNOS

 MALIGNOS

Sítio Primário/ Sítio secundário

O mecanismo básico em todos os cânceres é a mutação. A identificação de pessoas com risco aumentado de câncer antes de seu desenvolvimento é um objetivo importante das pesquisas do câncer;

 Apenas 10% dos cânceres são hereditários.

 80 a 90% dos casos de câncer estão associados a fatores ambientais:

Carcinógenos

 Tabagismo

 Hábitos Alimentares

 Alcoolismo

 Hábitos Sexuais

 Medicamentos

 Fatores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.6 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com