TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DP Processo Decisório Unip

Trabalho Universitário: DP Processo Decisório Unip. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2013  •  2.011 Palavras (9 Páginas)  •  1.507 Visualizações

Página 1 de 9

CARACTERÍSTICAS DA TEORIA DECISIONAL

Existe algumas características que envolvem os processos decisórios e criativos. Pois, para se obter um resultado fazemos usos de vários processos. Há diferença entre processo decisório e processo criativo, pois o processo criativo é a elaboração de idéias que resultarão em produtos. Enquanto o processo decisório envolve uma série de fatores e procedimentos para definir esse “produto”.

No processo decisório os fatores que mais influenciam são os fatores internos e os externos. Há também casos em que as informações podem ser incorretas ou imperfeitas, e isso conseqüentemente acarreta em uma decisão errada. Se bem, que, se analisarmos bem , veremos que a cada dia surge oportunidades para aprimorarmos nosso poder de decisão, pois o processo decisório envolve nosso cotidiano, vivemos de acordo com o que optamos

REGRAS PARA TOMADA DE DECISÕES

As regras mais indicadas para a tomada de decisões são:

1. Tenha Vontade De Decidir;

2. Não Tome Decisões Desnecessárias;

3. Procures Não Decidir Prematuramente;

4. Evite Chegar a Uma Conclusão Tarde Demais.

Tenha sempre em mente que surpresa é imprescindível, reconheça que decisão raramente é um fato isolado, considere o fato de que uma decisão particular, implica outros fatores, admita a possibilidade de aplicar uma decisão ainda não perfeitamente simulada, saiba distinguir entre as decisões pessoais e profissionais, firme sempre uma posição em termos éticos, assegure – se da fidelidade dos canais de comunicação, nunca considere a rotina de decisões habituais como base para conclusões, seja astuto, evite tomar decisões que não possam ser executadas, a menos que possuam valores laterais.

Ou seja o administrador que deseja controlar bem sua empresa deve tomar muitas decisões importantes, mesmo que não o queira, pois é sua responsabilidade e não há como escapara dela. Tem que assumir a postura de um verdadeiro líder e caminhar rumo à diferença.

Seis Sigma

Nesta definição observamos a palavra “processos”. Seis Sigma é uma metodologia que tem como foco a melhoria dos processos, isto é, identifica e elimina as causas que levam o processo a variar ao longo do tempo, gerando defeitos. Esta relação é demonstrada muitas vezes através da equação: “Y” : f (X1, X2, ...Xn). Em outras palavras, deixa-se de controlar a saída do processo para monitorar suas entradas.

A metodologia Seis Sigma é extremamente analítica e envolve conhecimentos básicos de estatística e ferramentas de qualidade.

METODOLOGIA SEIS SIGMA - DMAIC

Projeto Seis Sigma : este é o formato adotado para dizer que foi identificado um processo que tem impacto sobre a satisfação do cliente e para o qual será formada uma equipe Seis Sigma, que adotará uma metodologia sistemática para melhorá-lo até atingir 3,4 defeitos por milhão. Espera-se que o projeto seja concluído num período de quatro a seis meses.

A aplicação da metodologia Seis Sigma pode ser dividida em cinco fases (D-M-A-I-C):

Definição (D):

nesta fase deve ser identificado qual processo (Y) do negócio será melhorado para atender a uma característica crítica para o Cliente (CTQ), aumentando a sua satisfação.

Uma vez sendo identificado o processo a ser melhorado, diz-se que está identificado um “Projeto Seis Sigma”. Deve ser verificada a viabilidade econômica do “projeto” e será feita uma previsão dos benefícios (financeiros inclusive) que podem ser alcançados.

Esta fase costuma ser simples de aplicar na manufatura, onde há inúmeros processos que geram produtos defeituosos e que, portanto, devem ser melhorados. Por exemplo: diminuir erros de montagem de uma peça, diminuir reparos e retrabalhos, diminuir o ciclo de tempo para executar uma tarefa, etc.

Já no caso das áreas comerciais, muitas vezes, não é fácil identificar quais processos têm impacto sobre a satisfação do cliente. Além disso, as pessoas não têm o costume de enxergar suas atividades como um “processo”. Exemplos que do que gera impacto sobre a satisfação do cliente nas áreas comerciais são: diminuir número de erros na emissão de ordens de compras ou na emissão de notas fiscais, diminuir o tempo para importar um produto, diminuir o tempo para atender a uma chamada de um cliente, diminuir o tempo para entregar um item solicitado por um cliente, etc.

As ferramentas mais utilizadas nesta fase são: Técnicas de pesquisa com clientes, “Benchmarking”, Análise custo-benefício, QFD, Mapa do Processo (Macro), Pareto, entre outros.

Medição (M):

nesta fase deve-se fazer um levantamento geral de todas as entradas do processo (X´s) e como se relacionam com os CTQ´s (características críticas para a qualidade) do cliente. O processo deve ser mapeado.

Deve-se medir a habilidade do processo em produzir itens não defeituosos. Em outras palavras, mede-se a capabilidade do processo, expressa por seu valor? (Sigma) .

Nesta fase as principais ferramentas utilizadas são: Mapa do processo (detalhado), Espinha de peixe, Matriz de causa & efeito, Análise do sistema de medição e Cálculo da capabilidade, assim como a estatística básica.

Análise (A):

nesta fase deve-se procurar pelas fontes de variação (X´s) que aumentam a variabilidade do processo e que são responsáveis pela geração de defeitos.

As principais ferramentas utilizadas são: Estatística básica, Análise gráfica dos dados, Teste de hipótese, Teste chi - quadrado, Análise de Regressão e FMEA.

Melhoria (I):

nesta fase toma-se a ação sobre o processo para melhorá-lo com base nas fontes de variação (X´s) identificadas na fase de Análise (A). No final desta fase deve-se calcular a nova capabilidade sigma do processo (?), para comprovar que houve uma melhoria significativa.

As principais ferramentas utilizadas são: Planos de ação, FMEA, Delineamento de experimentos e Análise de Regressão.

Controle

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com