TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos Decissórios - Unip

Artigo: Processos Decissórios - Unip. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2014  •  1.992 Palavras (8 Páginas)  •  1.430 Visualizações

Página 1 de 8

Pergunta 1

0,5 em 0,5 pontos

Correta

Ao estudar os princípios do processo decisório, seguindo seus preceitos básicos e aprendendo sua metodologia, você visualizará todas as etapas que envolvem esse processo com clareza e terá a oportunidade de usufruir e de se beneficiar de cada conceito dessa importante área da ciência da administração. Dito isso, pergunta-se: O que significa decidir?

Resposta Selecionada:

Corretae.

As alternativas “a”, “b”, “c” e “d” estão corretas.

Respostas:

a.

“Tomar decisões é o processo de escolher uma dentre um conjunto de alternativas.” (CARAVANTES, 2005, p. 446)

b.

“Uma decisão pode ser descrita, de forma simplista, como uma escolha entre alternativas ou possibilidades com o objetivo de resolver um problema ou aproveitar uma oportunidade.” (SOBRAL, 2008, p. 98)

c.

“A tomada de decisão ocorre em reação a um problema. Isto é, existe uma discrepância entre o estado atual das coisas e o estado desejável, que exige uma consideração sobre cursos de ação alternativos. [...] O conhecimento sobre a existência de um problema e sobre a necessidade de uma decisão depende da percepção da pessoa.” (ROBBINS, 2005, p. 111)

d.

“[...] Embora tudo aquilo que um administrador faz envolva a tomada de decisões, isso não significa que todas sejam complexas e demoradas. Naturalmente, as decisões estratégicas têm mais visibilidade, mas os administradores tomam muitas pequenas decisões todos os dias. Aliás, quase sempre, as decisões gerenciais são de rotina. No entanto, é o conjunto delas que permite à organização resolver problemas, aproveitar oportunidades e, com isso, alcançar seus objetivos.” (SOBRAL, 2008, p. 100)

Corretae.

As alternativas “a”, “b”, “c” e “d” estão corretas.

Feedback da resposta:

Comentário: As quatro citações (Caravantes, 2005/ Sobral, 2008/ Robbins, 2005/ Sobral, 2008) permitem explicar o que significa decidir. Você as encontrará no livro-texto.

Pergunta 2

0,5 em 0,5 pontos

Correta

Ao final de setembro de 2008, o mundo toma conhecimento de uma nova crise, com características nunca antes vistas no cenário econômico. Uma instituição financeira decide suspender, após estudos do cenário vigente, as linhas de crédito e o financiamento para seus clientes. Em consequência disso, parte de seu corpo de colaboradores é dispensada. A tomada dessas duas decisões pode ser classificada, respectivamente, como:

Resposta Selecionada:

Corretab.

Estratégica; tática.

Respostas:

a.

Tática; operacional.

Corretab.

Estratégica; tática.

c.

Estratégica; operacional.

d.

Operacional; estratégica.

e.

Tática; estratégica.

Feedback da resposta:

Comentário: As atividades relacionadas à primeira tomada de decisão são de competência estratégica, e as relacionadas à segunda são de competência tática.

Pergunta 3

0,5 em 0,5 pontos

Correta

Após ser assaltado, um estrangeiro em visita ao Brasil entra em contato com a central de atendimento de seu cartão de crédito, primeiramente, para informar a respeito do ocorrido e, em segundo lugar, para perguntar como deveria proceder a fim de emitir um novo cartão de crédito. Após passar as informações necessárias, o cliente mostrava-se preocupado, visto que, além de não falar português, ficara sem seus documentos pessoais e sem dinheiro para prosseguir com sua viagem. O funcionário da empresa decide, então, sair de seu posto de trabalho e ir ao encontro do turista com o único objetivo de ajudá-lo usando os procedimentos conhecidos e necessários. Essa decisão pode ser classificada como:

Resposta Selecionada:

Corretab.

Não programada em condições de certeza.

Respostas:

a.

Programada em condições de certeza.

Corretab.

Não programada em condições de certeza.

c.

Programada em condições de incerteza.

d.

Não programada em condições de risco.

e.

Não programada em condições de incerteza.

Feedback da resposta:

Comentário: A decisão não é programada, pois a situação descrita é rara. A decisão está baseada em condições de certeza, visto que o funcionário não a tomaria caso não tivesse conhecimento de todos os estados da natureza do processo decisório, que incluem os procedimentos que devem ser efetuados em situações como essas.

Pergunta 4

0,5 em 0,5 pontos

Correta

Entre as alternativas apresentadas a seguir, escolha a correta:

Resposta Selecionada:

Corretad.

As decisões não programadas serão solucionadas a partir da habilidade dos gerentes para tomar decisões e de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com