TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DPP Apostila Aula Tema 6

Pesquisas Acadêmicas: DPP Apostila Aula Tema 6. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2013  •  1.179 Palavras (5 Páginas)  •  783 Visualizações

Página 1 de 5

Saiba como se manter atraente e valioso para o mercado de trabalho

Publicada em 01/02/2008 às 15h37m

Ione Luques - O Globo Online

RIO - Diante do dinamismo do mercado de trabalho, cada vez mais à procura de profissionais qualificados, o foco passou a ser a importância do preparo contínuo para conseguir e manter um emprego. Ouve-se muito falar em empregabilidade, apesar de a maioria dos mortais não saber do que se trata. André Moraes, presidente da Talento e Profissão, explica que empregabilidade nada mais é do que a capacidade de se manter valioso e atraente para o mercado - para a sua empresa e as outras. E, segundo André, o mercado está propício para o crescimento profissional, com o Brasil alcançando bons níveis de crescimento econômico nos últimos anos e os índices de desemprego ficando um pouco menores do que em anos anteriores.

Também na opinião de Sílvio Celestino, vice-presidente da seção São Paulo da Federação Internacional de Coaches, este é o momento de quem teve a sorte de se preparar, em termos acadêmicos e em outras áreas do desenvolvimento humano, ser reconhecido no mercado. Segundo ele, a pessoa profissionalmente madura sabe da importância de se cultivar quando as oportunidades ocorrerem no mercado de trabalho.

Você é capaz de vender suas aptidões profissionais? Confira as dicas dos especialistas

" Este é um momento de grandes oportunidades "

- E este é um momento de grandes oportunidades - afirma, lembrando que a pesquisa do IBGE de Emprego demonstra que o país teve o menor índice de taxa de desocupação (7,4%) de sua série histórica, sendo que a proporção de pessoas empregadas com mais de 11 anos de estudo é de 55% e que a população de 25 a 49 anos representa 65% do total dos empregados.

- Penso que, neste caso, é importante ressaltar que quanto maior a idade, maior a exigência que se esteja preparado para um cargo responsável por pessoas: liderança exercida em uma posição de supervisão, gerência ou diretoria.

Contudo, a preocupação com a crise dos Estados Unidos foi manifestada pelos dois especialistas. Para André Moraes, esse crescimento econômico e o bom momento do mercado de trabalho podem ser afetados caso a crise se agrave, uma vez que, como o resto do mundo, o Brasil ainda é dependente dos EUA, direta ou indiretamente.

Já para Sílvio Celestino, uma análise mais profunda dos impactos da crise atual no mercado de trabalho somente será possível com os balanços de empresas americanas intensivas de mão-de-obra. Por ora, diz ele, os sinais são inconclusivos: a Ford apresentou uma recuperação em seus lucros e o McDonald´s um resultado bom, mas com ressalvas para vendas estagnadas em dezembro.

- Portanto, o mais importante é o discernimento, pois dificilmente uma crise abate todos os setores simultaneamente ou na mesma intensidade. Concentre-se naqueles mencionados com boas perspectivas, pois o mercado de trabalho irá deslocar-se nesta direção, principalmente em função do crescimento de países como a China e a Índia.

Setores em alta

Alguns setores estão em alta, com poucas possibilidades de declínio nos próximos anos, aponta Silvio Celestino. São eles: energia, mineração e siderúrgica, setores que hoje carecem de profissionais capacitados para atender suas necessidades e que, provavelmente, importarão mão-de-obra ou direcionarão seus investimentos para o exterior, onde podem ser encontrados profissionais qualificados em quantidade maior do que no Brasil. Por este motivo, lembra ele, o setor de treinamento e preparação de profissionais está em alta também.

Outros setores que disponibilizam oportunidades para profissionais capacitados são construção civil, informática, responsabilidade social e ambiental e expansão de negócios, afirma Fátima Sanchez, gerente de Desenvolvimento Pessoal da Personal Service. Muito crescente também está o segmento de terceirização de serviços, que, segundo ela, cai na exigência técnica da função.

- É até interessante, pois não há profissionais capacitados para atender esse mercado e, cada vez mais, a corrida pela aprendizagem é o que faz a área de desenvolvimento do conhecimento crescer. É comum, no atual momento, o profissional procurar orientação de como fazer para conseguir atingir uma fatia dessa demanda do mercado. É comum ver, nos anúncios de emprego nos jornais, demandas como essas voltadas para outros estados ou exigência de outros idiomas. E os anúncios se repetem continuamente nas semanas seguintes, demonstrando a escassez dessa mão-de-obra. Muitas vezes, as empresas não conseguem preencher a vaga - diz Fátima Sanchez.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com