TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DURKHEIM

Resenha: DURKHEIM. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/6/2013  •  Resenha  •  463 Palavras (2 Páginas)  •  289 Visualizações

Página 1 de 2

Imagine se os mais de 6,5 bilhões de habitantes do planeta fossem iguais. Não teria graça, não é mesmo? A diversidade é uma das maiores riquezas do ser humano no planeta e a existência de indivíduos diferentes numa cidade, num país, com suas diferentes culturas, etnias e gerações fazem com que o mundo se torne mais completo

A diversidade é algo CULTURAL e SOCIAL que muda com o decorrer do tempo, assim diversidade histórica é a mudança no decorrer da história da humanidade, sua adaptação nos meios cultural e social.

Segundo EMILE DURKHEIM, os Fato Sociais constituem o objeto de estudo da Sociologia, dividindo-se em três partes

• COERCITIVIDADE.

• EXTERIORIDADE.

• GENERALIDADE.

Para DURKHEIM, fatos sociais são “coisas”. São maneiras de agir pensar e sentir exteriores ao indivíduo, e dotadas de um poder coercitivo. Não podendo ser confundidos com os fenômenos orgânicos nem com os psíquicos, constituem uma espécie nova de fatos. São fatos sociais: regras jurídicas, morais, dogmas religiosos, sistemas financeiros, maneiras de agir, costumes, etc....

Irei relatar como a diversidade encontra-se presente em nossa sociedade, seja ela de moda histórico, lingüístico ou cultural.

DIVERSIDADE HISTORICA

• Família formada por um homem uma mulher e filhos, chamada Família Nuclear.

• Família formada por dois homens e um filho, transformação da chamada “família nuclear” em conseqüência de uma sociedade moderna.

DIVERSIDADE LINGUISTICA

Marcada por uma acentuada heterogeneidade social, cultural e econômica, a história do nosso país aponta para a diversidade linguística que caracteriza a língua portuguesa aqui falada. A verdade é que o português falado no Brasil apresenta um alto grau de diversidade em virtude da sua grande extensão territorial e, sobretudo, da gritante desigualdade social que, desde os primeiros séculos de colonização, não permitiu que a maioria da população brasileira tivesse acesso aos padrões normativos da língua por ela falada.

DIVERSIDADE CULTURAL

A diversidade cultural é a característica mais saliente da sociedade humana, cada cultura é única e contem um patrimônio riquíssimo, com valores únicos, com milénios de história,

nenhuma cultura e inferior ou superior a qualquer outra, todas as culturas são formas genuínas de encarar o mundo e de viver humanamente de acordo com uma tradição que dá sentido ao mundo.

O único limite à liberdade cultural dos povos é o respeito pelos direitos humanos, toda a gente tem o direito de pertencer a uma cultura independentemente de como ela é, as pessoas têm o dever de respeitar as diferentes culturas e as diferentes raças pois somos todos iguais simples seres humanos.

Diante do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com