TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DVA- CONTABILIDADE

Monografias: DVA- CONTABILIDADE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/11/2014  •  995 Palavras (4 Páginas)  •  426 Visualizações

Página 1 de 4

DVA – Demonstração do Valor Adicionado

A DVA foi inserida pela Lei nº 11.638/2007, (artigo 176, inciso V), no conjunto de demonstrações financeiras que as companhias abertas devem apresentar ao final de cada exercício social, estando, portanto, sujeita a todas as regras de aprovação.

No artigo 188, artigo II da Lei das S/A, informa que a Demonstração do Valor Adicionado indicará: o valor da riqueza gerada pela companhia, a sua distribuição entre os elementos que contribuíram para a geração dessa riqueza, tais como empregados, financiadores, acionistas, governo e outros, bem como a parcela da riqueza não distribuída. O valor adicionado de uma empresa, elaborado na forma contábil, representa o quanto de valor ela agrega aos insumos que adquire num determinado período e é obtido, de forma geral, pela diferença entre vendas e o total dos insumos adquiridos de terceiros. Este valor terá também o significado de toda a remuneração dos esforços aplicados na atividade da empresa. Sob uma abordagem mais ampla, a Contabilidade utiliza a Demonstração do Valor Adicionado, para identificar e divulgar quanto à atividade da empresa gera de recursos adicionais para a economia local, como e para quem os distribui.

O valor adicionado constituí-se da receita de venda deduzido dos custos dos recursos adquiridos de terceiros como: matéria-prima, mercadorias para

revenda, serviços de terceiros, energia elétrica, enfim todos os insumos

adquiridos de terceiros e consumidos durante o processo operacional. O resultado representa o que a empresa adicionou aos insumos/serviços

adquiridos de terceiros para chegar ao seu produto/serviço final; corresponde,

portanto, à riqueza gerada. É o que tem se convencionado denominar Valor

Adicionado Bruto.

A distribuição do valor adicionado reflete quem são os beneficiados com o

desempenho da empresa como: empregados, governo, terceiros, acionistas, os quais estão representados pela remuneração do pessoal e encargos sociais;

impostos sobre vendas, produção e serviços, taxas e contribuições; juros sobre

capital de terceiros e próprio, dividendos, aluguéis de móveis e imóveis e por

fim pode ser retido a título de reinvesti mento na organização.

A análise da distribuição do valor adicionado identifica a contribuição da

empresa para a sociedade e os setores por ela priorizados. Este tipo de

informação serve para avaliar a performance da empresa no seu contexto local,

sua participação no desenvolvimento regional e estimular ou não a continuidade de contribuição e incentivos governamentais. E, em um contexto

maior, pode servir de parâmetro para definição do comportamento de suas

congêneres.

Características básicas da DVA:

1. Fornecer informações que demonstre a geração de riqueza da empresa e seus efeitos sobre a sociedade que está inserida.

2. Demonstra o valor adicionado em cada um dos fatores de produção e seu destino, conforme abaixo:

• Dispêndio na remuneração dos empregados;

• Geração de tributos ao governo (municipal, estadual e federal);

• Remuneração do capital de terceiros através de juros;

3. Remuneração dos acionistas através da distribuição de lucros.

O somatório dos valores obtidos nas Demonstrações de Valor Adicionado apresentados pelas unidades produtivas dos mais variados níveis de atividades econômicas que são classificados pelo IBGE, excluídas as duplas contagens, pode ser considerado como o próprio PIB do país.

4. Pode-se efetuar análise vertical/horizontal dessa demonstração, com a comparação da participação de cada item da demonstração em sucessivos exercícios sociais, enfatizando sua evolução.

A Demonstração do Valor Adicionado desenvolve conceitos puramente econômicos, evidenciando quanto de valor a empresa agrega durante seu processo produtivo, ampliando assim os horizontes de seus usuários.

A Contabilidade não tem um fim nela mesma e sim no impacto causado no processo decisório do usuário das suas informações. Os relatórios contábeis são seu produto final, portanto, devem traduzir da forma mais clara possível a realidade econômica neles espelhada. Acredita-se ser tarefa dos contadores e estudiosos propor melhorias no processo de comunicação da Contabilidade. A Demonstração de Valor Adicionado é de grande utilidade dentro do novo contexto sócio econômico vivido atualmente pelas empresas. Levando em consideração o impacto utilitário de uma Demonstração de Valor Adicionado, onde os dados evidenciassem a real contribuição da entidade empresarial para o processo de formação do PIB Nacional.

Conclui-se, assim, que a relevância e a transparência das informações contábeis é um dos aspectos de maior importância para a contabilidade que deve ser constantemente objeto de preocupação dos que lidam com as informações contábeis. Espera-se oportunamente maior aprofundamento dos estudos e maior divulgação dessa demonstração, haja visto sua utilidade para o processo de tomada de decisão dentro da realidade atual das empresas.

A figura abaixo apresenta um extrato da DVA da Companhia de Bebidas das Américas AMBEV para 2010 e 2011.

Em 2011 a empresa gerou 27 bilhões de reais em valor adicionado antes da distribuição. Os índices seriam calculados da seguinte forma:

• Distribuição aos Recursos Humanos = (2 660 781/27 088 199) x 100 = 9,82%

• Distribuição ao Governo = (14 371 578 / 27 088 199) x 100 = 53,05%

• Remuneração ao Capital de Terceiros = (1336 076/27 088 199) x 100 = 4,93%

• Remuneração ao Capital Próprio = (8719 764 / 27 088 199) x 100 = 32,19%

Isto significa dizer que o governo ficou com 53% do valor adicionado pela empresa, majoritariamente federal e estadual. Cerca de um terço foi para o capital próprio e o restante para os recursos humanos e o capital de terceiros. A participação do governo decorre do setor de atuação da empresa, que é muito tributado.

Este outro demonstrativo detalha a proporção da riqueza gerada pela empresa que retorna aos elementos que contribuíram para esta conquista.

• O DVA, como demonstrado no exemplo acima, explica como foi distribuído o lucro obtido nas transações comerciais da empresa.

Este demonstrativo pode ser utilizado por diversos setores da economia:

• Prefeituras podem analisar o DVA antes de dar qualquer benefício fiscal a uma empresa que pretende se instalar na cidade, analisando se o percentual dos impostos gerados suplanta o volume de benefícios fiscais.

• Sindicatos dos empregados podem verificar o quanto a empresa retorna aos colaboradores. Na participação dos empregados no lucro estão incluídos também os benefícios sociais oferecidos pela empresa a seus empregados.

• Os acionistas podem inteirar-se do percentual de retorno de seus investimentos ou mesmo se a empresa tem a prática de reinvestir parte de seus lucros na expansão de suas atividades.

Este demonstrativo atende as necessidades de diversos agentes interessados nas empresas.

...

Baixar como  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »