TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Daniel Trindade

Artigo: Daniel Trindade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/8/2014  •  359 Palavras (2 Páginas)  •  290 Visualizações

Página 1 de 2

Nas ciências exatas e tecnologia, em especial na melhoria da qualidade, a metodologia estatística tem um papel vital. Nesse sentido, destaca-se o elevado nível de competitividade da indústria japonesa, com produtos de alta qualidade e baixo custo, como conseqüência da revolução da qualidade iniciada pelo Professor W. Deming. Ele alertou os dirigentes das empresas para a necessidade de criar um ambiente no qual as ferramentas estatísticas possam ser usadas.

Estatística é a ciência que se ocupa de coletar, organizar, analisar e interpretar dados a fim de tomar decisões, permitindo o controle e estudo de fenômenos,fatos, eventos e ocorrências em diversas áreas do conhecimento. Tem por objetivo fornecer métodos e técnicas para lidarmos com situações sujeitas a incertezas.

Atualmente os dados estatísticos são obtidos,classificados e armazenados em meio magnético e disponibilizados em diversos sistemas de informação acessível a todos, podendo ser utilizados para o desenvolvimento de suas atividades, pois as informações estatísticas são concisas,especificas e eficazes, fornecendo subsídios para a tomada de decisão, podendo definir melhor as suas metas, avaliando sua performance, identificando seus pontos fracos e atuando na melhoria de seus processos.

Existem dois tipos de conjunto de dados que iremos usar para estudar estatísticas:população é todos os resultados,resposta, medidas ou contagens que são de interesse. E amostra é um subconjunto de uma população. A estatística se divide em dois ramos principais, a estatística descritiva que é o ramo que trata da organização, do resumo e da apresentação dos dados, e a estatística inferencial é o ramo que trata de tirar conclusões sobre uma população a partir de uma amostra,sendo a probabilidade sua ferramenta básica.Também deve-se destacar as aplicações na área de biometria (medicina, logia, agronomia, psicologia, etc.), bem como nas ciências humanas, que tiveram enorme importância no desenvolvimento dos métodos estatísticos. Recentemente, até mesmo áreas que tradicionalmente não faziam análises baseadas em métodos quantitativos estão empregando modelos estatísticos extremamente sofisticados na pesquisa científica. Como exemplo, pode-se citar o uso de modelos logísticos em estudos de variação lingüística, na sociolingüística. A seguir, serão apresentados exemplos da necessidade e importância da metodologia estatística para algumas áreas de conhecimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com