TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dano moral e assédio moral no ambiente de trabalho

Artigo: Dano moral e assédio moral no ambiente de trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2014  •  Artigo  •  604 Palavras (3 Páginas)  •  308 Visualizações

Página 1 de 3

DANO MORAL E ASSÉDIO MORAL NO AMBIENTE DE TRABALHO

Introdução

Desde o início das relações de trabalho percebe-se a manifestação do assédio moral, tendo em vista que não é restrito ao ambiente de trabalho, mas pode também estar presente nas relações do cotidiano.

No direito do trabalho, o assedio moral vem sendo discutido de forma ampla, ganhando grande relevância no âmbito jurídico.

É comum a confusão entre conceitos de dano moral e assédio moral, o que faz com que o empregado não consiga distinguir o assédio do dano.

O objetivo do presente trabalho é analisar os conceitos que caracterizam tanto o assédio moral e o dano moral assim como suas eventuais diferenças.

Desenvolvimento

Assédio Moral

O assédio moral consiste na exposição dos trabalhadores a situações constrangedoras e humilhantes, durante a jornada de trabalho. Essas situações ofendem a sua dignidade ou integridade física.

Para que o assédio moral seja configurado, o importante é a presença da conduta que visa humilhar, menosprezar, inferiorizar, rebaixar e ofender o trabalhador, ocasionando-lhe o sofrimento psíquico e físico.

Sendo assim, pode-se dizer que o assédio moral é qualquer conduta, seja através de gestos, atitudes ou palavras, que traz dano à dignidade, personalidade ou integridade psicológico ou física do trabalhador.

O assédio moral como forma de violência no local de trabalho tem como principal agente agressor o empregador, que abusa do poder através de uma postura manipuladora e utilitarista, valendo-se da hierarquia para adotar uma relação de domínio e cobranças. Também é sujeito ativo do assedio moral o empregado que, também como o empregador ou superior hierárquico, faz com que o ambiente de trabalho se torne hostil, ofensivo e degradante.

O sujeito passivo ou vítima do assedio moral é aquele que sofre agressões, que é hostilizado, humilhado e inferiorizado, tendo sua identidade abalada, sua dignidade pessoal e profissional comprometidas, perdendo, na maioria das vezes, a satisfação pelo trabalho.

Dano Moral

Dano moral é o prejuízo que afeta o animo psíquico, moral e intelectual da vítima. É a vergonha, o constrangimento, a revolta, o ódio. É uma dor emocional, subjetiva e não uma dor física. Do ponto de vista estrito, o dano moral é irreparável, incomensurável.

Ocorre dano moral quando há ofensas aos direitos da personalidade da pessoa, como a ofensa à honra, à intimidade, à imagem e à vida privada, além da integridade física e psíquica da pessoa tendo como resultado de uma ação ou omissão de bem não avaliável economicamente.

Diferenças

Quando abordamos as diferenças entre assédio moral e dano moral, ressalta-se que o dano moral não se prolonga no tempo, embora também suceda de uma conduta ilícita que tem origem em ação ou omissão,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com