TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Das Parábolas Que Foram Assistidas Qual Delas Retrata Ou Associa-se Aos Conceitos De Gestão Do Conhecimento E Inovação

Monografias: Das Parábolas Que Foram Assistidas Qual Delas Retrata Ou Associa-se Aos Conceitos De Gestão Do Conhecimento E Inovação. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/3/2014  •  250 Palavras (1 Páginas)  •  526 Visualizações

Ambas associam-se à Gestão do Conhecimento. A parábola da Águia e da Galinha, baseado no conto de Leonardo Boff, exemplifica como um ambiente de trabalho hostil pode emudecer a criatividade, impondo barreiras por pressões. A águia acreditava ser algo que não era, pois foi tratada como galinha e não como o rei das aves. O mesmo acontece quando as pessoas deixam que lhes digam como agir, como pensar, não deixando a criatividade e a inovação serem os pontos chaves do desenvolvimento. Pois inovando que as empresas mantêm-se firmes no mercado.

Com a parábola da Caverna, Platão quis que as pessoas pudessem compreender a importância de ser passar adiante uma experiência adquirida, porém não são todos estão prontos ou querem aceitar as inovações que surgem a cada dia. Uma vez que no passado algumas tecnologias eram artigos de luxo, hoje passaram a fazer parte da necessidade diária. Toda mudança assusta. E a luz dói nos olhos! Temos uma tecnologia cada vez mais voltada para a otimização dos dados, do tempo e dos espaços. O que deu bons resultados pode e deve ser compartilhado. Passamos a reciclar conhecimento. Porém há pessoas que não compreendem essa rápida evolução das tecnologias, dos conhecimentos, das informações, etc. e ficam presas ao passado não permitindo mudanças.

A verdadeira Gestão do Conhecimento está em dar margem ao novo e oferecê-lo de forma organizada, com fluxos inteligentes e dinâmicos. Somente assim as empresas estarão em real vantagem competitiva, pois aquilo que já foi engessado já está ultrapassado.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com