TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Datas contábeis importantes no Brasil

Tese: Datas contábeis importantes no Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/11/2014  •  Tese  •  796 Palavras (4 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 4

Desde os tempos primitivos a contabilidade de uma maneira geral era praticada através das contagens dos instrumentos de caças e até mesmo o controle dos rebanhos , mais especificamente na Mesopotâmia.

Mas foi no Egito onde ocorreram de uma maneira rústica, o apontamento através dos escribas, os primeiros registros contábeis.

Com um controle básico através desses procedimentos, Os fenícios uma antiga civilização que se estabeleceu onde hoje fica o Líbano e partes da Síria e de Israel. Calcula-se que eles chegaram a essa região e com o passar do tempo começaram a dar sinais os primeiros sinais referente ás trocas de moedas e controle por símbolos.

Com o reinado Romano Propagou o sistema jurídico de contabilidade foi organizado.

Com toda essa propagação O então frei Luca Pacioli criou a técnica chamada de PARTIDA DOBRADA – onde todo lançamento a credito gera um debito.

A contabilidade faz parte direta de nossa história, onde desde os tempos mais primórdios era adota, ora em seus controles de caças e futuramente para o controle de seus rebanhos, afinal, cada homem precisava controlar seu patrimônio individual, o que viria a ser conhecida um dia de CONTABILIDADE.

Inclusive a relatos bíblicos sobre controles contábeis, um dos quais o próprio Jesus relatou em Lucas capítulo 16, versos 1 a 7: o administrador que fraudou seu senhor, alterando os registros de valores a receber dos devedores.

A quem diga que a contabilidade é tão antiga quanto o fogo.

Nos períodos a frente, os escribas (O escriba ou escrivão era aquele que na Antiguidade dominava a escrita e a usava para os controles de aquisições) ,

Ocorreram a modernidade e o desencadeamento de novos procedimentos, um deles fora a utilização de símbolos, para seus registros e moedas de trocas.

Com o decorrer dos anos , nomes e propostas foram surgindo , tendo como exemplo o Frade Luca Pacioli, e com ele trouxe a técnica chamada de PARTIDA DOBRADA – onde todo lançamento a credito , gera um debito , tendo como base solida até os dias de hoje .

Datas importantes sobre a contabilidade no Brasil

1810 - Inicio-se ao Brasil, junto com a chegada da família real, pela elevação dos gastos públicos , exigindo maiores controle de gastos e números em geral.

1902 - O Presidente Rodrigues Alves declara de utilidade pública, com caráter oficial, os diplomas conferidos pela Academia de Comércio do Rio de Janeiro

1924 - Rio de Janeiro foi realizado o primeiro congresso nacional de contabilidade.

Nos tempos atuais, é impossível pensar em viver sem a contabilidade, controles, números, registros são necessários e fazem parte da vida pessoal, profissional e empresarial.

Nas tarefas mais simples encontramos a necessidades acima, onde a contabilidade está condicionada a diversas situações.

Tratando se de instituições, organizações públicas ou particulares, a contabilidade define o grau de satisfação econômica que estão passando, a fim de prescrever até mesmo o tempo de vida ou se a empresa próspera ou não, através de um documento importantíssimo chamado balanço.

A contabilidade é o inicio, meio e o fim seja qual for o ramo de atividade.

Assim como mencionado no inicio segue períodos históricos sobre a atuação da contabilidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com