TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

De Que Maneira As Organizações Através Das Tecnologias De Gestão Podem Se A Como O Direito Empresarial Atua Em Relação às Responsabilidades Da Organização Nesta área?nteciparem Aos Impactos Causados No Meio Ambiente Por Meio Da Atividade Fim Da

Dissertações: De Que Maneira As Organizações Através Das Tecnologias De Gestão Podem Se A Como O Direito Empresarial Atua Em Relação às Responsabilidades Da Organização Nesta área?nteciparem Aos Impactos Causados No Meio Ambiente Por Meio Da Atividade Fim Da . Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2015  •  1.151 Palavras (5 Páginas)  •  1.319 Visualizações

Página 1 de 5

De que maneira as organizações através das Tecnologias de Gestão podem se a Como o direito Empresarial atua em relação às responsabilidades da organização nesta área?nteciparem aos impactos causados no meio ambiente por meio da atividade fim da Organização.

Apresentação

Cada vez mais as organizações e empresas estão preocupadas em desenvolver formas sustentáveis de se agir, a fim de obter lucro garantindo a sustentabilidade e a diminuição dos impactos ambientais, para atingir e demonstrar um desempenho ambiental correto, através do controle dos impactos de suas atividades, produtos ou serviços, levando em consideração sua política e seus objetivos ambientais.

Esse trabalho tem o propósito de abordar o tema: De que maneira as organizações através das

Tecnologias de Gestão podem se anteciparem aos impactos causados no meio ambiente por meio da atividade fim da Organização. Como o Direito Empresarial atua em relação às responsabilidades da organização nesta área?

Introdução

O tema sustentabilidade empresarial vem crescendo continuamente, pois com o desenvolvimento tecnológico, a ampliação dos recursos de produção, a evolução das maquinas, e outros recursos que influenciam as atividades industriais passaram a ser questionados, e a preocupação com os cuidados ao meio ambiente, e a qualidade de vida passaram a exigir das empresas atividades voltadas para a responsabilidade social.

A Sustentabilidade empresarial apresenta-se como um conjunto e ações que uma empresa toma, visando o respeito ao meio ambiente e o desenvolvimento sustentável da sociedade. Logo, para que uma empresa seja considerada sustentável, ela deve adotar atitudes éticas, práticas que visem seu crescimento econômico (sem isso ela não sobrevive) sem agredir o meio ambiente e também colaborar para o desenvolvimento da sociedade.

segundo o Instituto Ethos responsabilidade social empresarial é “a forma de gestão que se define pela relação ética e transparente da empresa com todos os públicos com os quais ela se relaciona e pelo estabelecimento de metas empresariais compatíveis com o desenvolvimento sustentável da sociedade, preservando recursos ambientais e culturais para gerações futuras, respeitando a diversidade e a redução das desigualdades sociais” (INSTITUTO ETHOS, 2004).

Para Mifano (2002), a responsabilidade social das organizações surgiu num contexto no qual há uma crise mundial de confiança nas empresas. Para tanto, as organizações empresariais começaram a promover um discurso politicamente correto, pautado na ética, implementando

ações sociais que podem significar ganhos em condições de qualidade de vida e trabalho para a classe trabalhadora ou, simplesmente, podem se tornar um mero discurso de marketing empresarial desvinculado de uma prática socialmente responsável.

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Akatu aponta quais são as práticas de Responsabilidade Social Empresarial que os consumidores brasileiros mais valorizam nas companhias e alerta: apenas 8% da população diz acreditar nas informações de RSE que as empresas divulgam atualmente.

Vantagens das práticas empresariais sustentáveis

- Melhoria da imagem da empresa junto aos consumidores e comunidade em geral.

- Economia, com redução dos custos de produção. Isto é obtido, por exemplo, através da reciclagem, reutilização da água, reaproveitamento de sobras de matéria-prima e medidas de economia de energia elétrica.

- Melhoria nas condições ambientais do planeta. Afinal de contas, os empresários possuem filhos e netos que viverão num mundo futuro melhor ou pior, dependendo do que for feito na atualidade.

- Satisfação dos funcionários e colaboradores. Em função da consciência ambiental, muitas pessoas tem satisfação em trabalhar em empresas sustentáveis.

- Valorização das ações em bolsas de valores. Cada vez mais, investidores tem procurado dar mais atenção para a compra de ações de empresas sustentáveis socialmente e ambientalmente.

Exemplos de práticas sustentáveis nas empresas:

- Uso de sistemas de tratamento e reaproveitamento da água.

- Uso racional da água e da energia elétrica.

- Reciclagem do lixo sólido.

- Reutilização de sobras de matéria-prima.

- Criação de projetos educacionais voltados para a preservação do meio ambiente.

- Adoção de projetos que visem o desenvolvimento educacional e cultural da comunidade em que a empresa está inserida.

- Uso de materiais recicláveis para a confecção de embalagens dos produtos.

- Uso de sacolas biodegradáveis (caso de supermercados, por exemplo).

- Uso de filtros que retém os poluentes emitidos em determinadas fases da produção industrial.

- Não descartar esgoto ou resíduos químicos em rios, córregos ou lagos.

- Não poluir o solo com produtos químicos ou qualquer outro material poluente.

- Não utilização, em hipótese alguma, de trabalho infantil, forçado ou escravo.

- Respeito total as leis ambientais do país.

- Não adotar práticas que visem tirar vantagens em concorrências públicas. A empresa sustentável não deve aderir, em hipótese alguma, à esquemas de corrupção. Vale lembrar que recursos públicos desviados por corruptos significa menos investimentos em áreas essenciais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com