TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Declaração de Salamanca

Por:   •  8/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  330 Palavras (2 Páginas)  •  388 Visualizações

Página 1 de 2

DECLARAÇÃO DE SALAMANCA

Após a Constituição Federal de 1988, o Estatuto da Criança e do Adolescente em 1990, a Declaração Mundial e Educação para Todos em 1990, criou-se a Declaração de Salamanca, promovida pela UNESCO e realizada em Salamanca, na Espanha, de 07 a 10 de junho de 1994.

Criada para reafirmar o compromisso com a Educação para Todos, abordando, extensivamente, o conceito de inclusão e com uma forte preocupação com o desenvolvimento de ações que pudessem viabilizar de fato a Educação Inclusiva.

Considerado um dos principais documentos mundiais referente à Educação Inclusiva conforme seu próprio texto afirma:

“Proporcionou uma oportunidade única de colocação da educação especial dentro da estrutura de educação para todos firmada em 1990 (...) Ela promoveu uma plataforma que afirma o princípio e a discussão da prática de garantia de inclusão das crianças com necessidades educacionais especiais nestas iniciativas e a tomada de seus lugares de direito numa sociedade de aprendizagem”.

Desta forma, o conceito de necessidades educacionais especiais passou a incluir, além daquelas crianças portadoras de deficiências, aquelas que estejam apresentando dificuldades temporárias ou permanentes na escola, as que estejam repetindo continuamente o ano escolar, as forçadas a trabalhar, as que vivem nas ruas ou morem distantes da escola, as que vivem em condições de extrema pobreza ou desnutridas, as vítimas de guerras e conflitos armados, as que sofrem abusos físicos, emocionais e sexuais ou as que estão fora da escola por qualquer motivo.

O princípio fundamental da escola inclusiva é que, independentemente das dificuldades ou diferenças que as crianças possam ter, que aprendam juntas.

As escolas devem adequar seu currículo de acordo com as diferentes dificuldades na aprendizagem, respeitando o ritmo de cada aluno e assegurando uma educação de qualidade à todos. Realizar parcerias com a comunidade, estratégias de ensino, uso de recurso e modificações educacionais.

No Brasil, para que as escolas estejam de acordo com a declaração de Salamanca é necessário um grande esforço e comprometimento por parte dos governantes em relação à Educação, com infra-estrutura, capacitação dos profissionais, recursos didáticos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (40.6 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com