TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Decoberta Das Teorias De Vigostsky

Casos: Decoberta Das Teorias De Vigostsky. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2013  •  430 Palavras (2 Páginas)  •  311 Visualizações

Página 1 de 2

As contribuições de Vygotsky para a Educação

Resumo

Lev S. Vygotsky , foi professor, pesquisador e contemporâneo de Piaget, e nasceu e viveu na Rússia, onde morreu, aos 34 anos de tuberculose . Professor dedicou-se nos campos da pedagogia e psicologia. Deu várias palestras em escolas, e faculdades sobre pedagogia, psicologia e literatura. Partidário da revolução russa sempre acreditou em uma sociedade mais justa sem conflito social e exploração. Construiu sua teoria tendo por base o desenvolvimento do indivíduo como resultado de um processo sócio-histórico, enfatizando o papel da linguagem e da aprendizagem nesse desenvolvimento, sendo essa teoria considerada histórico-social.

Vygotsky dedicou-se de maneira intensiva aos estudos de psicologia evolutiva, educação e psicopatologia. E com profundo interesse ele deseja construir novas teorias na educação que fosse adequada ao novo mundo que surgia após o fim da Guerra Fria na União Soviética. Tendo como consequência, assim surgindo a construção de uma teoria que olhava o ser humano como um todo, considerando-o do ponto de vista biológico e social. Assim, dizendo que o indivíduo era fruto de um processo histórico-social, em que adquiria os conhecimentos através da interação do sujeito com o meio, sendo intermediado pela linguagem e pela capacidade de aprender. Por isso, os trabalhos dele representam um referencial para estudos e pesquisas na área educacional, pois trouxe com suas teorias, contribuições no que se refere ao aprendizado e ao desenvolvimento do indivíduo. Desta maneira, analisamos e verificamos a viabilidade e aplicabilidade das teorias de Vygotsky na educação, mostrada no contexto histórico-social que serviu de motivação para que ele ousasse a reescrever a psicologia da época.

Através de pesquisas bibliográficas, analisamos a vida e obra de Vygotsky, e os comentários feitos por outros autores que já realizaram tal análise. Contudo, percebeu-se que sua teoria interacionista tem um grande valor no processo de ensino/aprendizagem, porém, não está tendo boa aplicabilidade no contexto social de hoje, porque a realidade das salas de aula não condiz com o ideal para o processo. Pois há um grande grupo de participantes, tentando interagir uns com os outros e, além disso, há uma enorme heterogeneidade social e biológica dos educandos, com as quais os docentes não estão preparados para trabalhar. E embora suas contribuições sejam inegavelmente importantes para entender como se dá o processo de aprendizagem do indivíduo, seria necessária para a aplicabilidade desta teoria em sala de aula, a capacitação e interação dos profissionais de educação. Não se esquecendo de que estes ambientes deveriam ser compostos por quantidades relevantes de alunos, tendo em vista que o excesso dos mesmos, não proporcionaria uma total mediação entre professor e aprendizes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com