TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Defina Produto Total, Produto Marginal E Produto Medio. Mostre As Principais Relações Entre Esses Conceitos.

Artigos Científicos: Defina Produto Total, Produto Marginal E Produto Medio. Mostre As Principais Relações Entre Esses Conceitos.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/5/2014  •  200 Palavras (1 Páginas)  •  38.012 Visualizações

Produto Total, marginal e médio pertencem à Teoria da Produção que abrange os conceitos de produção e produtividade. Em conjunto com as teorias dos custos e dos rendimentos, ela permite auma empresa determinar qual a quantidade ideal a ser produzida.

Produto Total: É a quantidade do produto que se consegue da utilização do fator variável (mão de obra por exemplo), mantendo-se fixaa quantidade dos demais fatores, que podem ser máquinas por exemplo.

Produto Marginal (Pmgn): É o acréscimo ao produto total, ao se adicionar mais uma unidade de insumo ao processo produtivo,mantidos todos os demais fatores constantes.

Produto Médio (Pmen): É a produção total dividida pela quantidade de fator de produção empregado.

A relação entre os conceitos acontece da seguinte forma:

Na teoria da produção notamos os estágios:

Estagio I - o produto total cresce a taxas crescentes e decrescentes até o ponto onde a produtividade marginal do fator variável iguala a produtividade média deste fator em seu máximo.

Estágio II - o produto total cresce a taxas decrescentes até o seu máximo, sendo a produtividade marginal do fator variável sempre decrescente até o ponto onde ela iguala-se a zero.

Estágio III - o produto total é decrescente, sendo a produtividade marginal do fator variável decrescente e negativa.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com