TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Utilidade total e marginal

Abstract: Utilidade total e marginal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2014  •  Abstract  •  1.258 Palavras (6 Páginas)  •  590 Visualizações

Página 1 de 6

Utilidade total e marginal

Não basta consumir por consumir, é necessário que que o consumidor retire a sua máxima utilidade ou satisfação no consumo dos seus bens e serviços que ele escolheu.

Utilidade nada mais é que conceito abstrato ou subjetivo porque depende do próprio consumidor, sendo a satisfação que o consumidor retira do consumo de um bem ou serviço.

Podemos distinguir em:

• Utilidade total: satisfação total do consumo de um bem ou serviço em um determinado tempo.

• Utilidade marginal: satisfação adicional resultante do consumo da ultima unidade adicional de um bem ou serviço, num determinado período de tempo.

Demanda de mercado

Demanda significa a quantidade de um bem ou serviço que os consumidores desejam adquirir por um preço definido em um mercado. A demanda pode ser interpretada como procura, mas não necessariamente como consumo, uma vez que é possível querer e não consumir um bem ou serviço, por diversos motivos.

A quantidade de um bem que os compradores desejam e podem comprar é chamada de quantidade demandada, e depende de diversas variáveis que influenciam a escolha do consumidor pela compra ou não de um bem ou serviço, como preço, preço dos outros bens substitutos, a renda do consumidor e o gosto ou preferência do indivíduo.

Demanda é o desejo ou necessidade apoiados pela capacidade e intenção de compra, e ela somente ocorre se um consumidor tiver um desejo ou necessidade e se possuir condições financeiras para suprir sua necessidade ou desejo.

Num mercado a formação de preços depende diretamente das condições de oferta e demanda. A Lei Geral da Demanda é uma relação inversa e proporcional entre a quantidade procurada e o preço deste bem.

A curva da demanda é inclinada negativamente devido ao efeito de substituição e de renda.

Há uma relação inversamente proporcional entre a quantidade procurada e o preço do bem. É a chamada Lei Geral da Demanda. Essa relação pode ser observada a partir dos conceitos de escala de procura, curva de procura ou função demanda. A relação preço/quantidade procurada pode ser representada por uma escala de procura

A curva da demanda é negativamente inclinada devido ao efeito conjunto de dois fatores: o efeito substituição e o efeito renda. Se o preço de um bem aumenta, a queda da quantidade demanda será provocada por esses dois efeitos somados:

• Efeito substituição: se um bem possui um substituto, ou seja, outro bem similar que satisfaça a mesma necessidade, quando seu preço aumenta, o consumidor passa adquirir o bem substituto, reduzindo assim sua demanda. Exemplo: Fósforo.

• Efeito renda: quando aumenta o preço de um bem, o consumidor perde o poder aquisivo, e a demanda por esse produto diminui. Outras variáveis que afetam a demanda de um bem.

A demanda de um bem ou serviço pode ser afetada por muitos fatores, tais como:

• Riqueza (e sua distribuição);

• Renda (e sua distribuição);

• Preço dos outros bens;

• Fatores climáticos e sazonais;

• Propaganda;

• Hábitos, gostos, preferências dos consumidores;

• Expectativas sobre o futuro;

• Facilidades de crédito (disponibilidade, taxa de juros, prazos).

Distinção entre demanda e quantidade de demanda

• Demanda: representa todas as variações sofridas na curva de demanda, em função de alterações nas variáveis que afetam a demanda: preço do bem x, preço de outros bens relacionados, renda, gostos ou preferências.

• Quantidade demandada: representa as variações sofridas ao longo da curva de demanda, unicamente motivada por alterações nos preços do bem em análise, desprezando-se as demais variáveis.

Oferta de mercado

Em um sentido amplo, oferta é uma denominação genérica para indicar o que é disponibilizado ao mercado, independente da sua natureza, sendo utilizada para substituir a expressão "produto" ou "serviço" e também englobar os outros elementos que são objeto das ações de marketing.

Define-se também como a quantidade de bens que os vendedores estão dispostos a comercializar em variados níveis de preço. De acordo com esta lei, toda a vez que o preço aumenta, a quantidade ofertada aumenta; e toda a vez que o preço diminui a quantidade ofertada também diminui.

Como parâmetro para o estabelecimento dos preços dos produtos pelo mercado, a oferta possui um peso inversamente proporcional (quanto maior a oferta, menor o preço). A oferta é influenciada diretamente pela demanda do produto.

Num sentido popular, oferta indica uma condição de venda especial (promoção de vendas) na qual o valor percebido pelo cliente é maximizado.

A curva da oferta quando representada em gráfico tem inclinação positiva, já que quanto maior for o preço da bem mais quantidade desse bem as empresas estão dispostas a produzir.

Equilíbrio de mercado

O mercado de um produto encontra-se em equilíbrio quando as quantidades oferecidas desse produto são iguais às quantidade procuradas. O preço para o qual as quantidades oferecidas vãs ser iguais às quantidades procuradas é o preço de equilíbrio. A quantidade de equilíbrio é a quantidade em que tanto a procura como a oferta são iguais. Quando a oferta é maior que a demanda, ocorre liquidação por parte

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com