TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Defina a moeda e comente suas principais funções

Tese: Defina a moeda e comente suas principais funções. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2014  •  Tese  •  1.401 Palavras (6 Páginas)  •  562 Visualizações

Página 1 de 6

Questão 1: Defina moeda e comente sobre suas principais funções.

Moeda é um instrumento ou objeto aceito pela coletividade para intermediar as transações econômicas, para pagamento de bens e serviços. Essa aceitação é garantida por lei, ou seja, a moeda tem “curso forçado”.

A moeda serve para intermediar o fluxo de bens, serviços e fatores de produção da economia; possibilita que sejam expressos em unidades monetárias os valores de todos os bens e serviços produzidos pelo sistema econômico; é um padrão de medida; é uma reserva de valor.

Moeda é o conjunto de ativos de uma economia que as pessoas usam regularmente para comprar bens e serviços de outras pessoas.

7.1 Funções da moeda

Na economia, a moeda tem três funções:

Meio de troca => é aquilo que os compradores dão aos vendedores em troca de bens e serviço.

Unidade de conta => instrumentos que as pessoas usam para anunciar preços e registrar débito. Quando você vai às compras, você pode observar que uma camisa custa R$20 e um hambúrguer custa R$ 2. Mesmo se é exato dizer que uma camisa custa 10 hambúrgueres e um hambúrguer custa 1/10 camisas, os preços nunca são cotados desta forma. Da mesma forma, quando você toma um empréstimo no banco, o montante de suas prestações futuras será medido em reais, e não em quantidade de bens e serviços.

Reserva de valor => é aquilo que as pessoas podem usar para transferir poder aquisitivo do presente para o futuro. Quando um vendedor aceita moeda hoje em troca de um bem ou serviço, este vendedor pode guardar o dinheiro e tornar-se comprador de um bem ou serviço mais adiante. Obviamente, a moeda não é a única reserva de valor da economia. Uma pessoa pose transferir poder aquisitivo do presente para o futuro guardando títulos, ações, objetos de arte ou até selos de correio. O termo riqueza se refere ao total de todas as reservas de valor, incluindo tanto moeda como ativos não monetários.

Os economistas usam o termo liquidez para descrever a facilidade com que um ativo pode ser convertido no meio de troca da economia. Como a moeda é o meio de troca da economia, ela é o mais líquido dos ativos disponíveis. Outros ativos variam amplamente quanto à liquidez. Muitos títulos e ações podem ser vendidos rapidamente, com pequeno custo, de modo que são ativos relativamente líquidos. Já a venda de uma casa, um quadro ou um selo antigo exige mais tempo e esforço.

A moeda é o ativo mais líquido, mas é uma reserva de valor imperfeita. Quando os preços sobem, o valor da moeda cai. Esta relação entre o nível de preços e o valor da moeda é importante para entender como a moeda afeta a economia.

Quando a moeda toma forma de um bem com valor intrínseco, ela é chamada de moeda-mercadoria. A expressão valor intrínseco quer dizer que o item teria valor mesmo se não fosse utilizado como moeda. Um exemplo de moeda mercadoria é o ouro. O ouro tem valor intrínseco porque é utilizado na indústria e em joalheria. Embora atualmente o ouro não seja mais usado como moeda, historicamente ele foi, pois é relativamente fácil de transportar, de medir e de ser avaliado quanto a impurezas. Quando uma economia usa o ouro como moeda (ou usa papel moeda que pode ser convertido em ouro), diz-se que opera no padrão - ouro.

Outro exemplo de moeda – mercadoria do passado era o sal. Antes de existirem geladeiras, o sal era uma mercadoria de alto valor devido sua capacidade de conservar alimentos. O seu fácil transporte contribui para que fosse adotado como meio de troca. A palavra salário vem de sal.

Um terceiro exemplo de moeda – mercadoria são os cigarros. Nos campos de prisioneiros durante a segunda guerra mundial, os prisioneiros negociavam bens e serviços usando o cigarro como reserva de valor, unidade de conta e meio de troca.

Da mesma forma, quando a União Soviética estava se desintegrando no final da década de 1980, os cigarros começaram a substituir os rublos como meio de troca em Moscou. Em ambos os casos, mesmo os não – fumantes ficavam contentes em aceitar cigarro em troca, sabendo que poderiam utilizá-los para comprar bens e serviços.

A moeda sem valor intrínseco é denominada moeda de curso forçado ou moeda Fiat. Isto quer dizer que o objeto que serve como moeda é moeda por decreto do governo.

Questão 2: Explique como o mercado monetário reage a uma redução monetária no curto prazo (demonstre graficamente).

A atividade econômica flutua de ano para ano. Na maioria dos anos a produção de bens e serviços aumenta. Com o aumento na força de trabalho, no estoque de capital e avanços no conhecimento tecnológico, a economia pode produzir mais e mais ao longo do tempo, permitindo que a sociedade desfrute de um padrão mais alto.

Contudo, em alguns anos este crescimento normal não ocorre. As empresas não conseguem vender todos os bens e serviços que têm a oferecer de modo que reduzem a produção => trabalhadores são demitidos, o desemprego aumenta e fábricas podem ficar ociosas => O Pib real cai. Estes períodos são chamados de recessão, e nos casos mais graves de depressão. Até agora examinamos fatores que influenciam a produção no longo prazo. Vamos estudar agora as flutuações da economia no curto prazo e as políticas para influenciá-las.

O gráfico abaixo simula como se comporta o Pib Real de uma economia no longo prazo es flutuações no curto prazo.

Alguns fatos são relevantes:

 Flutuações econômicas de curto prazo ocorrem em todos os países.

 As

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com