TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Defina as principais demonstrações financeiras

Seminário: Defina as principais demonstrações financeiras. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/4/2014  •  Seminário  •  423 Palavras (2 Páginas)  •  345 Visualizações

Página 1 de 2

• Identificar as principais Demonstrações Financeiras.

• Reconhecer as empresas de grande porte e as empresas de capital aberto.

• Conhecer os requisitos para publicação das demonstrações contábeis.

Demonstrações financeiras são uma apresentação normalizada da situação financeira de uma organização ou indivíduo. As empresas são obrigadas a prestar contas anualmente através das demonstrações financeiras. Existem quatro tipos de demonstrações financeiras:

• Balanço,

• Demonstração de resultados,

• Demonstração de fluxos de caixa e o anexo ao balanço

• Demonstração de resultados.

O balanço representa o património da empresa num dado momento, normalmente o último dia do ano. Nele podemos ver o valor do ativo, do passivo e do capital próprio. A demonstração de resultados quantifica o desempenho durante um período de tempo, normalmente o ano, em termos dos rendimentos, gastos e lucros. A demonstração de fluxos de caixa revela todas as entradas e saídas de dinheiro durante um período de tempo.

As demonstrações financeiras são à base de apuramento dos impostos diretos e são utilizadas por diversos stakeholders (parte interessada ou interveniente) interessados na empresa: investidores, credores, clientes, entre outros.

1.1 Principais Demonstrações Financeiras.

A Lei 6.404/76, que dispõe sobre as Sociedades por Ações e é conhecida como Lei das S.A. (Alterada pela Lei 11.638/07 e 11.941/09), que define as Demonstrações Financeiras como sendo os Relatórios Contábeis que retratam o Patrimônio da empresa, assim como a sua situação econômico-financeira.

1.2 Relatórios Financeiros

Além das Demonstrações Financeiras os relatórios contábeis por Lei, a empresa poderá (ou deverá) apresentar outros relatórios Contábeis, tais como a Demonstração de Origens e Aplicações e Recursos, Orçamentos que “relatam o futuro”, um Balanço Social.

1.3 Publicações de demonstrações financeiras

A obrigatoriedade de publicação de demonstrações financeiras pelas sociedades limitadas, de grande porte, tem sido amplamente discutida, desde 2007. Considerada momentânea a exigência legal de publicação, é melhor que essas empresas preparem suas demonstrações financeiras relativas ao ano de 2010 como se fossem ser publicadas até abril.

A questão se iniciou quando a Lei nº 11.638, de 2007, determinou a aplicação das disposições da Lei das S.A. - Lei nº 6.404, de 1976 - sobre escrituração e elaboração de demonstrações financeiras, à sociedade ou conjunto de sociedades sob controle comum que tiver, no exercício social anterior, ativo total superior a R$ 240 milhões ou receita bruta anual superior a R$ 300 milhões, o que inclui as sociedades limitadas, entre essas normas, existe uma relativa à obrigatoriedade de publicação das demonstrações financeiras. Não obstante, considerando que a que a Lei nº 11.638, de 2007, não menciona expressamente a necessidade de publicação das demonstrações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com