TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Definir fontes e métodos de discagem

Seminário: Definir fontes e métodos de discagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/5/2014  •  Seminário  •  1.130 Palavras (5 Páginas)  •  410 Visualizações

Página 1 de 5

Atps: Técnicas de Recrutamento e Seleção

Etapa 1, passo 1 : Síntese do Tema Recrutamento fontes e meios de se recrutar.

Recrutamento é conjunto de técnicas que visam obter candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos de acordo com a vaga em que a empresa oferece, este vai analisar as competências necessárias ao alcance das estratégias organizacionais. O recrutamento pode ser feito a partir das necessidades presentes e futuras dos Recursos Humanos da organização, portanto é de extrema importância que aja um planejamento para esse processo. Vale lembrar que esse processo pode ser feito tanto externamente onde a captação e seleção é feita com novas pessoas, quanto internamente onde os selecionados são os próprios funcionários da organização.

Fonte: http://www.abrhrj.org.br/typo/index.php?id=385

Os meios de recrutamento utilizados são:

• - Anúncios em jornais;

• - Anúncios em faculdades e universidades;

• - Anúncios em sites;

• - Indicações;

• - Intercâmbio com outras empresas;

• - Banco de dados próprio;

• - Agência e consultorias;

• E outros...

Fonte: http://www.partnerh.com.br/cv/dicasgerais.php

Etapa 1, passo 2 :

Em recrutamento e seleção é necessário ter um planejamento bem estruturado, principalmente na hora de selecionar os futuros candidatos. O processo seletivo pode ocorrer tanto dentro quanto fora da empresa, ou seja, selecionando ou não seus próprios colaborados, e esse processo é constituído por testes práticos, dinâmicas, exames médicos e com preenchimento de questionários que possam conter até mesmo perguntas pessoais.

Os meios de recrutamento são meios visíveis como: anúncio de jornais, sites, agências de emprego e consultoria, intercâmbio com outras empresas, entre muitos outros.

O recrutamento interno é um aproveitamento que a empresa pode ter como ponto positivo onde os funcionários são estimulados a buscarem promoções, transferências de cargo e um grande planejamento de carreira em toda empresa, e os anúncios podem ser feitos em murais, circulares, intranet, entre outros.

Já no recrutamento externo, quando já esgotadas as possibilidades de recrutamento interno existe a possibilidade da captação de novos talentos, diferenciais, habilidades, com o perfil adequado para cada cargo, onde os anúncios serão feitos em jornais, panfletos, em agencias de emprego, etc.

O mais importante é manter as informações do cargo transparente, deixando o candidato ciente do quanto irá ser lucrativo a parte financeira e também os prós e contra do cargo.

Podemos concluir que a seleção de pessoal é uma atividade muito séria, dispendiosa para a empresa para ser utilizada sem o treinamento adequado e bem aplicado à entrevista, bem como, conduzida por profissionais formados e imaturos. Deve ser feita de forma minuciosa a análise de cada perfil de acordo com as necessidades de cada cargo.

Etapa 1, passo 4 :

A empresa Manetoni Distribuidora de Produtos Sideredurgicos Importados e Exportados Ltda. é uma conceituada distribuidora de aços para construção civil, agropecuária, indústrias em geral e que presta serviços de corte e dobra de vergalhões, cercamentos urbanos e rurais, trefila de aços especiais e logística para grandes empresas.

Situada a Av. Cássio Paschoal Padovani, nº 215 – Morumbi - Piracicaba (SP)

Fone (19) 3302-1000 - Site: www.manetoni.com.br

Em 1982, José Manoel Miranda (conhecido como Mané) e Antonio Gomes Perianês Neto (conhecido como Toni) fundaram a empresa Manetoni, onde iniciou-se o sonho de num futuro serem líderes no ramo de distribuição de produtos para a construção civil. Em 1985, entrou o 3º sócio Rafael D´Abronzo, firmando-se então a estrutura de acionistas do Grupo Manetoni: Mané, Toni e Rafael.

A Manetoni, distribuidora de produtos e prestadora de serviços em aço, é uma empresa que consagrou sua marca e consolidou forte imagem no mercado da construção civil e industrial.

Em 1999, a Manetoni firmou uma parceria "de peso" com a Rede Belgo Mineira, hoje ArcelorMittal, oferecendo a todos os clientes uma grande variedade de produtos para a construção civil e industrial, atendendo diversos outros segmentos derivados do aço.

Atualmente a Manetoni possui várias unidades de especialidades, distribuídas pelo estado de São Paulo, sendo Piracicaba a matriz (DBA Aços Gerais) e a Manetoni Campestre, seguida de Rio das Pedras (DBA Aços Especiais), Taipas (DBA Aços Construção Civil), Jacareí (DBA Aços Gerais) e contando também com 2escritórios comerciais na capital de São Paulo e um em Joinvile – SC; e também a indústria Metalúrgica Sul Fluminense no Rio de Janeiro.

Além dessas unidades, o Grupo Manetoni possui duas Transportadoras localizadas na cidade de Piracicaba: TFR Logística e Steel Log. Sendo que a Steel Log possui 2 postos de trabalho também nas cidades mineiras João Monlevade e Pouso Alegre.

Considerada empresa de grande porte atualmente a Manetoni possui 1573 colaboradores.

Abaixo a visão, missão e valores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com