TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Definir "sociologia"

Tese: Definir "sociologia". Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/4/2014  •  Tese  •  354 Palavras (2 Páginas)  •  288 Visualizações

Página 1 de 2

1) Defina “Sociologia”

R: Sociologia é a ciência que estuda o convívio entre as pessoas em grupos, associações, comunidades, etc, em vários tamanhos de “rede social”: desde uma pequena família, até grandes grupos étnicos, religiosos, etc. É a criação de teorias baseadas no cotidiano, em coisas que acontecem muitas vezes, as vezes de forma padronizada, mesmo em sociedades completamente diferentes.

2) Descreva as formas elementares de vida religiosa no ano 1912.

R: Durkheim tinha por objeto de estudo compreender a origem das diversas religiões. Segundo ele, o homem é ser religioso e sempre será. Por isso seu desejo de investigar e explicar a origem das religiões. Para ele, era possível comparar as religiões porque elas possuíam elementos comuns. Segundo ele, uma religião é um sistema solidário de crenças seguintes e de práticas relativas a coisas sagradas, ou seja, separadas, proibidas; crenças e práticas que unem na mesma comunidade moral, chamada igreja, todos os que a ela aderem. Em, “As Formas Elementares da Vida Religiosa” ele faz uma análise das religiões primitivas australianas, explicando que são nas religiões mais simples onde se podem encontrar elementos comuns de todas as religiões, até mesmo as mais atuais. Para que uma religião seja a primitiva, elas devem conter dois elementos fundamentais:

1. “Sua organização não seja ultrapassada por nenhuma outra em simplicidade”.

2. “Deve-se explicá-la sem fazer intervir nenhum elemento tomado de religião anterior”.

3) Relate o Objetivo de Karl Max.

R: As teorias de Marx estão fundamentadas naquilo que é o homem, ou seja, o que é a sua existência. O Homem é condenado a ser livre. Marx tentou demonstrar que no capitalismo sempre haveria injustiça social, e que o único jeito de uma pessoa ficar rica e ampliar sua fortuna seria explorando os trabalhadores, ou seja, o capitalismo, de acordo com Marx é selvagem, pois o operário produz mais para o seu patrão do que o seu próprio custo para a sociedade, e o capitalismo se apresenta necessariamente como um regime econômico de exploração, sendo a mais-valia a lei fundamental do sistema.

4) A Sociologia entre as antigas questões ; Descreva-as.

R:

5) Responda;

Por que a sociologia foi tão perseguida?

R:

Estudar a sociedade como “coisa”? Como? É possível?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com