TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Definição De: 1. Impostos Inflacionários 2. Desinflação 3. Estagflação 4. Deflação

Artigo: Definição De: 1. Impostos Inflacionários 2. Desinflação 3. Estagflação 4. Deflação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/6/2013  •  998 Palavras (4 Páginas)  •  1.448 Visualizações

Página 1 de 4

1. Impostos inflacionários

O imposto inflacionário é a perda do poder aquisitivo da moeda em virtude da inflação. Decorre das receitas obtidas pelo governo pela emissão de moeda. Não necessariamente se confunde com a senhoriagem, pois trata-se de uma transferência de recursos da economia para as mãos do Banco Central.

Sob um aspecto importante, a inflação é quase uma forma especial de tributação. Ao contrário de outros impostos que têm de ser aprovados pelo Congresso, a inflação não requer aprovação dessa natureza. O imposto inflação nunca é debatido em projeto de lei sobre finanças. O governo aumenta a oferta de moeda, geralmente por alguma razão aparentemente desejável - para aumentar a taxa de crescimento, para diminuir o número de desempregados, para baixar a taxa de juros. O resultado é inflação e, no processo, o governo arrecada automaticamente a receita adicional. Em virtude de os custos administrativos do imposto serem pequenos e o fato de evitar impostos não trazer proveito até que a taxa de inflação atinja proporções razoavelmente substanciais, a inflação é uma forma atraente de tributação para muitos governos que julgam difícil aumentar impostos de outras formas.

Independentemente do imposto que a inflação faz recair sobre as reservas monetárias, o governo, com a inflação, ganha de outras maneiras. Na medida em que certas formas de dívidas governamentais, como títulos com fator mínimo de risco, letras do Tesouro, certificados de reserva para impostos, poupança interna e depósitos confiados às Caixas Econômicas, vencem taxas de juros inferiores à taxa de inflação, transfere-se riqueza do setor privado para o setor governamental. O governo beneficia-se também da inflação, se puder arrecadar impostos maiores, algo comumente designado de 'draga fiscal'. Se o imposto de renda for progressivo, os contribuintes verificarão que a proporção de sua renda que pagam como imposto é maior, simplesmente por causa da inflação.

1. Desinflação

Desinflação é uma queda na taxa de inflação, ou seja, os preços continuam a subir, mas agora a taxas decrescentes.

1. Estagflação

A estagflação é uma tendência econômica em que a inflação e o desemprego aumentam, enquanto o crescimento geral da economia é lenta. Pode ser difícil corrigir uma situação de estagflação, porque focar um aspecto do problema pode exacerbar os outros aspectos. Muitos governos tentam evitar a estagflação através de medidas de política fiscal, promovendo um saudável crescimento da economia, além de tentar evitar a inflação. Se a estagflação continua por tempo prolongado, irá desencadear uma recessão econômica grave e duradoura.

Um dos mais conhecidos exemplos de estagflação ocorreu nos Estados Unidos, em 1970, durante a crise do petróleo. Vários outros países experimentaram a estagflação durante este período, e os preços elevados do petróleo contribuíram para a inflação geral, enquanto o crescimento das taxas de emprego e a economia doméstica mantiveram-se lentos. Nos Estados Unidos, o Banco Federal de Reservas finalmente entrou em cena, promovendo o congelamento da oferta de moeda e provocando uma recessão.

A palavra é um acrônimo de "estagnação" e "inflação", e parece ter sido inventada em 1965 por um membro do Partido Conservador da Grã-Bretanha. Ele mencionou pela primeira vez a expressão “estagflação” em 17 de Novembro, discutindo a situação da economia britânica na época. Ele ressaltou que a estagflação estava fazendo história na Grã-Bretanha. Como o problema se espalhou para outros países, o uso do termo tornou-se generalizado, já que era um atalho conveniente para descrever um problema sério.

As causas da estagflação são amplamente debatidas. Alguns economistas acreditam que a regulação governamental excessiva, por exemplo, contribui para o processo de estagflação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com