TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Definição de sociologia

Seminário: Definição de sociologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/11/2013  •  Seminário  •  2.173 Palavras (9 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 9

Definição da Sociologia

Sociologia é a ciência que estuda as relações entre as pessoas que pertencem a uma comunidade ou aos diferentes grupos que formam a sociedade, ou seja, é o estudo científico das relações sociais, das formas de associação, destacando-se os caracteres gerais comuns a todas as classes de fenômenos sociais, fenômenos que se produzem nas relações de grupos entre seres humanos. Outras definições e técnicas aplicadas em sociologia, como por exemplo:

Pessoa: Criatura de Deus, constituída de corpo e alma, dispondo de faculdades que lhe são próprias (razão, vontade, amor), titular de direitos e sujeita a deveres. Notem-se direitos e deveres.

Indivíduo: Pessoa livre, autônoma, consciente do seu “status” e do seu “papel”, integra-se naturalmente no corpo social, onde busca realizar-se, cônscia dos seus direitos e também de seus deveres.

Povo: Conjunto de pessoas conscientizadas de seus direitos e responsabilidades, integradas em seus grupos sociais.

Massa: Nome dado à multidão de indivíduos.

População: O conjunto de habitantes de um território, de um país, de uma região, de uma cidade, etc.:

Grupo Social: É o conjunto de pessoas, unidas por ideias, sentimentos e fins em comum.

Sociedade: Corpo orgânico estruturado em todos os níveis da vida social, com base na reunião de indivíduos que vivem sob determinado sistema econômico de produção, distribuição e consumo, sob um dado regime político, e obediente a normas, leis e instituições necessárias à reprodução da sociedade como um todo; coletividade.

Comunidade: Agrupamento que se caracteriza por forte coesão baseada no consenso espontâneo dos indivíduos.

O Homem e a Sociologia

O presente estudo tem por finalidade a analisa as Perspectivas Sociológicas, dando enfoque à: O Homem na Sociedade; A Sociedade no Homem. Contudo, antes de se adentrar mais especificamente no que tange às perspectivas sociológicas propriamente ditas, optou-se, por fazer uma definição tema abordado: O homem, sem dúvida alguma, é um ser eminentemente social, isto é, tem inerente em si à perpétua tendência a ser agrupar, de unir-se a seus semelhantes, não só para lograr atender aos fins que busca e deseja, mas também para satisfazer suas necessidades materiais e de cultura.

A vida do homem decorre em convivência: os indivíduos em todas as etapas de suas vidas, do berço ao túmulo, mantêm entre si mútuas e constantes relações de colaboração e de dependência. Dessa forma, pode-se considerar que a vida em sociedade é o modo natural da existência da espécie humana. Realmente, os homens a todo instante, para atenderem à satisfação de seus anseios e necessidades e conseguirem os fins almejados, unem-se, relacionam-se, por meio de vínculos das mais variadas naturezas: econômicos, políticos, culturais, familiares, religiosos, etc., contudo a vida em sociedade, além dos benefícios que propicia ao homem, traz consigo a possibilidade da criação de inúmeras limitações que, em certos momentos e determinados lugares, são de tal modo numerosas e frequentes que chegam a afetar seriamente a própria liberdade humana; Poder Social: a questão do poder está inserida numa das temáticas mais importantes da vida social, afinal é ele quem trata diretamente da organização e funcionamento da sociedade.

Com relação à estrutura desenvolvida, adotou-se a seguinte forma: de início, tratou-se do HOMEM NA SOCIEDADE: “A sociedade mais parece uma prisão que qualquer outra coisa. E a compreensão sociológica só nos ajudou a identificar mais de perto todos os personagens, vivos ou mortos, que gozam do privilégio de no oprimir”. E depois se tratou da SOCIEDADE NO HOMEM: cada sociedade produz o homem de que necessita.

Ramos que Envolvem a Sociedade e a Evolução na Sociologia

Ainda que a Sociologia tenha emergido em grande parte da convicção de Comte de que ela eventualmente suprimiria todas as outras áreas do conhecimento científico, hoje ela é mais uma entre as ciências. Atualmente, ela estuda organizações humanas, instituições sociais e suas interações sociais, aplicando, mormente o método comparativo. A sociologia no mundo foi-se mostrando presente em várias datas importantes desde as grandes revoluções, desde lá cada vez mais foi de fundamental participação para a sociedade mundial e também brasileira.

Como ciência, a Sociologia deve obedecer aos mesmos princípios gerais válidos para todos os ramos de conhecimento científico, apesar das peculiaridades dos fenômenos sociais quando comparados com os fenômenos de natureza e, consequentemente, da abordagem científica da sociedade. A Sociologia, considerando o tipo de conhecimento que produz, pode servir a diferentes tipos de interesses. A produção sociológica pode estar voltada para engendrar uma forma de conhecimento comprometida com emancipação humana. Ela pode ser um tipo de conhecimento orientado no sentido da promoção do melhor entendimento dos homens acerca de si mesmos, para alcançar maiores patamares de liberdade política e de bem-estar social. Atualmente, as organizações humanas, as instituições sociais e suas interações sociais, aplicando mormente o método comparativo. Esta evolução tem se concentrando particularmente em organizações complexas de sociedades industriais.

O Surgimento Teórico da Sociologia

A teoria sociológica surge junto com a sociologia, e os sociólogos divergem à respeito da história da disciplina. Alguns vêem no Iluminismo do século XVIII o início da ciência social, com autores como Giambatista Vico, Montesquieu, Jean-Jacques Rousseau e Adam Smith. Outros (provavelmente a maioria) veem em Augusto Comte e Karl Marx os fundadores da disciplina, e consideram os iluministas apenas como precursores. Depois do Iluminismo do século XVIII, veio a sociologia clássica do século XIX, com Augusto Comte, Herbert Spencer, Karl Marx e Friedrich Engels, e início do século XX, com Émile Durkheim, Vilfredo Pareto, Georg Simmel e Max Weber. A sociologia clássica é considerada o marco de fundação da sociologia como ciência e de construção dos paradigmas básicos que até hoje orientam as pesquisas em sociologia e antropologia, constituindo uma influência perene sobre o trabalho de todos os sociólogos posteriores, tanto na Europa quanto em outras regiões do mundo, como Estados Unidos, Rússia e América Latina.

Os Principais Pensadores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com