TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Definição:atestado,declaração E Certificado

Exames: Definição:atestado,declaração E Certificado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/3/2014  •  980 Palavras (4 Páginas)  •  310 Visualizações

Página 1 de 4

3.5. Declaração, Atestado e Certificado

A declaração é um documento em que se declara ou se esclarece alguma coisa em relação a alguém. É usada para servir de prova, contra ou a favor de alguém, desde que a afirmativa seja feita por quem tenha conhecimento do fato.

“Atestado é um documento através do qual a autoridade comprova um fato ou situação de que tenha conhecimento, em razão do cargo que ocupa ou da função que exerce.” (Kaspary: 1995, p. 108).

Na UFV, os atestados comprovam a participação em eventos acadêmicos, científicos, culturais, esportivos, etc., e terão como controle o registro em livros ou documentos em poder dos órgãos competentes. Quanto à redação, o atestado é muito semelhante ao certificado, diferindo, apenas, quanto à carga horária. O primeiro possui carga horária menor que 15 horas e o segundo maior que 15 horas.

3.5.1. Partes da Declaração e do Atestado

a) Cabeçalho – É o cabeçalho-padrão já definido no item 2.2.

O tipo de fonte usado no documento é o Times New Roman 12, exceto para o nome

do interessado.

b) Número de Registro – Um espaço simples entre o cabeçalho e o número de registro, com alinhamento à esquerda, fonte Times New Roman 8. Deve constar a sigla do órgão – o número de registro / ano.

Ex.: DRH – 034/2001

c) Título – Entre o número de registro e o título, usar 7 a 8 espaços simples, dependendo do tamanho do texto. É centralizado, com a fonte em maiúsculas, negrito, com Espaçamento entre caracteres expandido por 6 pontos. Para executar esta operação, basta clicar em Formatar – Fonte, na Barra de Menu, e escolher a aba Espaçamento de caracteres, como mostra a figura na página seguinte.

d) Texto – Entre o título e o texto, usar 2 a 3 espaços simples, dependendo também do tamanho do texto, visando sempre uma melhor centralização vertical, no papel de formato A4. A formatação do parágrafo é 2,5 cm e o espaçamento entre linhas é de 1,5. Para o nome do interessado, recomenda-se o uso da fonte Lucida Handwriting 13, ou uma outra disponível no seu computador, mas que dê um realce especial. Para o título do evento, a fonte deverá estar em itálico.

e) Assuntos ministrados – É importante listar o programa do evento, para maior esclarecimento. A fonte continua sendo a Times New Roman 11 em itálico, com um recuo à esquerda de 2,5 cm (o mesmo do parágrafo). É interessante o uso de marcadores para uma melhor apresentação. Inicia-se cada item com letra maiúscula, terminando com ponto final.

f) Carga horária – É importantíssimo citar a carga horária total do evento. O alinhamento à esquerda é o mesmo do item anterior.

g) Fechamento – O fechamento é simples, seguido do mesmo parágrafo do texto (2,5cm).

h) Data e assinatura – Do fechamento à assinatura, não usar espaço e alinhar à direita. O nome do signatário em maiúsculas e o cargo ou função em minúsculas. Para a data, é necessário observar os mesmos critérios do ofício.

> Modelo de Declaração, Atestado e Certificado

3.5.2. Partes do Certificado

As margens superior, inferior, direita e esquerda devem ser de 2cm.

Frente

a) Cabeçalho (1) – É centralizado e é composto pelo brasão em preto e branco, medindo 3,5 cm de comprimento por 2,5 cm de altura, seguido pelo nome da Instituição, com fonte do tamanho

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com