TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Deformação Elásticas

Casos: Deformação Elásticas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2013  •  811 Palavras (4 Páginas)  •  309 Visualizações

Página 1 de 4

6.3 - Rolamentos de Uma Carreira de Esferas de Contato Angular

Os rolamentos deste tipo permitem o apoio da carga radial e num único sentido a carga axial. A esfera e os anéis interno e externo formam ângulos de contato de 15°, 25°, 30° ou 40°. Quanto maior o ângulo de contato maior será a capacidade de carga axial, e quanto menor o ângulo de contato melhor será para altas rotações.

Normalmente, duas peças do rolamento são contrapostas e utilizadas com o ajuste da folga. Geralmente, as gaiolas utilizadas são as prensadas de aço, mas para os rolamentos de alta precisão com ângulo de contato menor que 30°, são utilizadas principalmente, as gaiolas de poliamida.

6.4 - Rolamentos Combinados

Compreende-se como rolamentos combinados, a formação do jogo de corpo único com duas ou mais peças de rolamentos radiais. Normalmente, as combinações entre os rolamentos de esferas de contato angular e entre os rolamentos de rolos cônicos são as mais frequentes.

Existem como tipos de combinação, a combinação face a face (tipo DF) em que os anéis externos são unidos pelas faces, a combinação costa a costa (tipo DB) em que os anéis são unidos pelas costas, e a combinação tendem (tipo DT) em que os anéis estão no mesmo sentido.

Os rolamentos combinados dos tipos DF e DB permitem o apoio da carga radial, e em ambos os sentidos a carga axial. Os rolamentos combinados do tipo DT são usados em casos de cargas axiais maiores num único sentido.

6.5 - Rolamentos de Duas Carreiras de Esferas de Contato Angular

Os rolamentos de duas carreiras de esferas de contato angular, possuem a configuração básica de duas peças do rolamento de uma carreira de esferas de contato angular dispostas costa a costa, em que os anéis internos e externos estão cada qual integrados numa única peça. Consequentemente, têm a capacidade de apoiar a carga axial em ambos os sentidos.

6.6 - Rolamentos de Esferas de Quatro Pontos de Contato

Os rolamentos de esferas de quatro pontos de contato possuem o anel interno bipartido num plano perpendicular ao centro do eixo e são rolamentos de uma carreira de esferas de contato angular com os anéis internos e externos separáveis. Permite apoiar a carga axial em ambos os sentidos com uma única peça. O ângulo de contato formado pela esfera e os anéis interno e externo é de 35°. Com uma peça deste rolamento pode-se substituir a combinação face a face ou costa a costa do rolamento de esferas de contato angular.

Geralmente, as gaiolas utilizadas são as usinadas de latão.

7 - FALHAS EM MANCAIS DE ROLAMENTOS

Os principais modos de falha são:

7.1 - Falhas de vedação – Abrasão causada por entrada de elemento estranho no mancal de rolamento;

7.2 - Marcas durante instalação (montagem incorreta);

7.3 - Lubrificação inadequada, excessiva ou insuficiente;

7.4 - Corrosão;

7.5 - Descargas elétricas;

7.6 - Lasca mento;

Todos os modos acima descritos causam o início da falha do rolamento, sendo que após o surgimento, as cargas cíclicas sobre o rolamento fazem com que o dano se estenda até a falha do mancal de rolamento.

7.1 - Falha de vedação - Abrasão por entrada de elemento estranho no mancal de rolamento.

Exemplo de pista de mancais de rolamento foscas por abrasão resultante de elemento estranho

7.2

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com