TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Deformação elástica

Tese: Deformação elástica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/4/2014  •  Tese  •  1.036 Palavras (5 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 5

Curso de Engenharia Mecânica

Disciplina ELEMENTOS DE MÁQUINAS I

Prof. ALBERTO NETO

ATPS

Alunos:

Fagner Ieque Moares RA: 2504069166

Luiz Antônio Pereira RA: 2504070350

Jacson Prietto RA: 2505068178

Endrigo Andrade RA: 1187409270

Francisco Schwantz Fagundes RA: 5880174660

Pelotas, Março de 2014.

Etapa 1:

Passo 1:

Fagner 6

Luiz 0

Jacson 8

Endrigo 0

Francisco 0

Somatório 14

1+4 = 5

Carga a ser utilizada é de 5200 lbf = 23130,75 N

______________________________________________________________________________

Passo 2: Pesquisa sobre falhas em um projeto Mecânico:

FALHAS:

2.1-Deformação elástica:

A deformação ocorre quando é aplicada uma tensão ou variação térmica que altera a forma de um corpo.

As deformações por tensão podem ser classificadas basicamente em três tipos: deformação transitória ou elástica, deformação permanente ou plástica e ruptura.

Na deformação elástica, o corpo retorna ao seu estado original após cessar o feito da tensão. Isso acontece quando o corpo é submetido a uma força que não supere a sua tensão de elasticidade (Lei de hooke).

Na deformação permanente, o corpo não retorna ao seu estado original, ermanece deformado permanentemente. Isso acontece quando o corpo é submetido à tensão de plasticidade, que é maior daquela que produz a deformação elástica.

Na deformação por ruptura o corpo rompe-se em duas ou mais partes. A ruptura acontece quando um corpo recebe uma tensão inicialmente maior daquela que produz a deformação plastica; essa tensão tende a diminuir após o início do processo.

A forma de aplicação das tensões varia em relação a reação de apoio ou inércia do corpo; elas podem ocorrer por tração, compressão, cisalhamento, flexão e torção

2.2-Escoamento:

Limite de escoamento, também chamado de tensão de cedência ou tensão de limite elástico (em Portugal), ou tensão de escoamento (no Brasil), é a tensão máxima que o material suporta ainda no regime elástico de deformação, se houver algum acréscimo de tensão o material não segue mais a lei de Hooke () e começa a sofrer deformação plástica (deformação definitiva). Onde k é o módulo de elasticidade ou Módulo de Young.

2.3-Endentação:

A dureza de um material é uma propriedade difícil de definir, que tem diversos significados dependendo da experiência da pessoa envolvida. Em geral, dureza implica em resistência à deformação e, para os metais, esta propriedade é uma medida de sua resistência à deformação plástica, ou permanente. Para alguém preocupado com os mecanismos de teste de materiais, dureza significa geralmente a resistência à endentação, e para o engenheiro de projeto, ela frequentemente significa uma quantidade fácil de ser medida e especificada, que indica algo a respeito da resistência e do grau de tratamento térmico de um material metálico. Existem três tipos de gerais de medida de dureza, dependendo da maneira pela qual o ensaio é conduzido: (a) dureza ao risca mento; (b) dureza à endentação e, (c) dureza dinâmica ou por rebote. Somente a dureza por endentação, nos materiais metálicos, tem interesse significativo para a engenharia

2.4-Fratura Frágil:

O teste de impacto é um método de avaliação da resistência e sensibilidade ao entalhe de materiais. Normalmente utilizado em metais, o princípio costuma ser o mesmo para polímeros, materiais cerâmicos e compostos. A idéia é lançar, contra o corpo de prova, uma carga praticamente instantânea. Ao provocar a fratura, a energia absorvida no impacto é utilizada como parâmetro para avaliar a propriedade do material.

2.5-Fadiga:

Fenômeno de ruptura progressiva de materiais sujeitos a ciclos repetidos de tensão ou deformação. O estudo do fenômeno é de importância para o projeto de máquinas e estruturas, uma vez que a grande maioria das falhas em serviço são causadas pelo processo de fadiga, cerca de 95%.

2.6-Corrosão:

Transformação de um material metálico ou liga metálica pela sua interação química ou eletroquímica num determinado meio de exposição, processo que resulta na formação de produtos de corrosão e na libertação de energia.

Foi utilizada uma pintura com fundo cinza e utilizado uma barra de zinco para evitar a corrosão por placa de sacrifício onde o zinco em contato com o metal este se sacrifica evitando a corrosão da estrutura.

2.7-Desgaste:

Perda progressiva de material devida ao movimento relativo entre a superfície

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com