TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Demanda E Oferta

Artigo: Demanda E Oferta. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/10/2014  •  615 Palavras (3 Páginas)  •  367 Visualizações

Página 1 de 3

DEMANDA

Conhecida também por procura, a demanda é a quantidade de um bem ou serviço que a pessoa deseja adquirir por um valor estabelecido pelo mercado, porém não pode necessariamente ser confundida com consumo, pois é possível querer e não consumir. Demanda é o desejo ou necessidade apoiado pela capacidade e intenção de compra, que somente ocorre se o consumidor obtiver condições financeiras para suprir tal.

A quantidade demandada é a quantidade de bens ou serviços que o comprador deseja e pode comprar, dependendo de variáveis influencias na compra ou não do consumidor, como preço, renda do individuo, gosto ou preferência, sempre influenciando a oferta, aumentando ou diminuindo de acordo com uma estação, momento da economia, renda da população, etc.

Quando a demanda é maior do que a oferta, os preços tendem a subir, pois os consumidores estão dispostos a pagar mais para obter o determinado item, e ao contrario, quando a oferta é maior do que a demanda os preços tendem a cair.

Tipos de Demanda:

-Negativa: quando um determinado bem ou serviço não agrada possíveis consumidores, podendo assim o rejeitar.

-Inexistente: quando o consumidor não tem conhecimento do bem ou serviço ou não vê utilidade para o tal.

-Latente: verifica-se uma determinada necessidade, mas por se tratar de demanda não há um bem para satisfazê-la

-Declinante: já obteve grande demanda e por algum motivo decresceu.

-Irregular: quando um produto ou serviço é especifico para uma ocasião do ano, aumentando a sua procura em tal época.

-Plena: quando os objetivos de vendas de um determinado produto ou serviço foram alcançados.

-Excessiva: quando a procura de um determinado serviço ou produto excede a capacidade da empresa e não satisfaz a todos.

OFERTA

Oferta é uma ação de propor uma promessa de executar ou proporcionar algo a alguém. Ao se anunciar uma oferta, o individuo passará a informar suas intenções ao entregar um objeto ou realizar uma ação, em troca de algo ou com o propósito que o outro aceite.

Por outro, a oferta pode ser um bem ou serviço colocado à venda a um preço reduzido. É basicamente a quantidade de produtos e serviços disponíveis para consumo, sendo definidas as variáveis quantidades que os fornecedores estarão dispostos e aptos a oferecer em um determinado espaço de tempo, aos diferentes níveis de preço.

Na lei de oferta se tem uma relação positiva entre preço e quantidade, quando o preço aumenta a quantidade ofertada aumenta e vice e versa.

Fatores que determinam ou influenciam a oferta de um determinado bem ou serviço:

- Preço do bem: o produtor ou fornecedor estará disposto a oferecer mais de seu produto quando o preço de mercado estiver mais elevado, ao contrario se o preço estiver baixo oferecerá menos de seu

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com