TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Demanda E Oferta Da água

Artigo: Demanda E Oferta Da água. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/12/2014  •  930 Palavras (4 Páginas)  •  328 Visualizações

Página 1 de 4

Atualmente, os problemas com o desperdício de água vem preocupando cada vez mais Órgãos Governamentais, a perspectiva de longo prazo para o acesso à água não é animadora, por isto, o tema escolhido pela dupla foi a demanda extrema de água que ocorreá até 2030, com base na reportagem, pelo Jornal o Globo(http://oglobo.globo.com/economia/demanda-por-agua-chegara-perto-do-teto-da-oferta-em-2030-revela-estudo-13784908) , que aponta as indústrias como uma forte causadora do problema.Porém, outra reportagem também foi vista como importante ao nosso ver, a reportagem é do Jornal Folha de São Paulo (http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2014/04/1435060-consumo-de-agua-na-grande-sao-paulo-cresce-mais-que-a-producao.shtml), cujo relata a falta de água que já está sendo vivenciada pela própria população nos dias de hoje , e que a mesma , tem grande parcela de culpa sobre todo esse problema que está acontecendo atualmente .

Portanto, o trabalho vem com os objetivos de diagnosticar a causa, relatar o efeito futuro destas práticas para a sociedade e procurar possíveis soluções.

- MATÉRIA DE REFERÊNCIA:

De fato , a Indústria e a População são duas grandes vilões quando o assunto é o desperdício de água.

No Estado do Rio de Janeiro, crescerá dos atuais 148 mil litros por segundo para 192 mil litros por segundo em 2030.Isto significa que , mais de 90% da vazão do Rio Gandu, que é a principal fonte de abastecimento da cidade, estarão comprometidas com autorgas para a capacitação de água e cada vez mais esse capacitação será aumentada , ultrapassando os setores de abastecimento humano, da pecuária , da mineiração e da agricultura.

No entanto, para evitar futuros desequilíbrios, empresas como a CSN , estão sendo questionadas sobre tamanho desperdício , com isto, elas estão se “mexendo” para assegurar seu abastecimento, visionando a reutilização como forma de diminuir problemas e poupar dinheiro, 600 mil litros são reutilizados por hora e uma economia de R$ 25 milhões por ano.

Mas também, a população vem com sua parcela de culpa, pois muitas pessoas não possuem noção do quanto o consumo desenfreado está sendo prejudicial a todos.

É fato de que a demanda é muito maior que a oferta e a situação só será administrada quando chover muito . O principal motivo para a disparada do consumo em São Paulo é a renda per Capita , pois quanto maior o Padrão de vida , as pessoas terão mais acesso a chuveiros ,lava-louças e lava-roupas.

Até mesmo a Rede Sabesp ( responsável pelo abastecimento da Cidade de São Paulo) tem um desperdício de água considerável, enquanto se perde 25% da água no trajeto entre as represas e as residências , no Japão , cidades perdem 11% da água que captam, mostrando que há um grande desafio ,não só para quem vai consumir mas sim para quem é responsável pela chegada da água .

Concluindo que nesses dois conteúdos das reportagens é preciso observar que , todos esses males voltam para nós mesmos , os seres humanos , somos nós que precisamos de água para viver , e é certo de que , não é para sempre que a água potável irá existir, por isto , não é necessário somente saber as teorias de que um dia não terá mais , mas colocá-las em práticas, tanto as insdústrias fazendo sua parte em reutilizar e a população de saber economizar, pois um dia a demanda será tão alta , que a oferta pode não haver mais .

D - INTERFACE COM A DISCIPLINA DE ECONOMIA:

1. Eventual referência aos fatores de produção: quais deles são críticos para o produto ou serviço contemplado na reportagem?

O capital, pois falta investimento em dinheiro, mão de obra humana

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com