TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Demanda Oferta E Equilíbiro

Ensaios: Demanda Oferta E Equilíbiro. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/11/2014  •  548 Palavras (3 Páginas)  •  925 Visualizações

Página 1 de 3

1) Do que depende a demanda de determinado bem ou serviço?

A demanda do bem e/ou serviço depende de alguns fatores determinantes como, por exemplo:

O valor do preço do bem ou serviço, o valor do preço de outros bens ou outros serviços, a renda, o gosto ou preferência e ainda a necessidade do consumidor, são alguns dos fatores de dependência da demanda de bens e/ou serviços.

2) O que são a escala de demanda e a curva de demanda? Dê um exemplo de demanda por cinema (número de entradas) e represente graficamente, indicando a sua curva de demanda.

Escala: é uma tabela onde se demonstra a relação entre o preço de um bem ou serviço e a quantidade demandada.

Curva: é a representação gráfica entre a relação de preço de algum bem ou serviço com a quantidade demandada.

3) Além de ser um condimento, o catchup é um complemento dos cachorros quentes. Se o preço do cachorro quente subir, o que acontecerá com o mercado de catchup?

O cachorro-quente e o catchup não são bens de primeira necessidade, o aumento no preço de um, acaba levando a um menor consumo do outro, assim se o preço do cachorro-quente aumenta isso vai provocar uma redução no consumo desse item que consequentemente irá ocasionar uma diminuição no consumo do catchup.

4) O mercado de calças jeans da marca JOIN tem as seguintes escalas de oferta e demanda:

Preço (R$) Quantidade demandada Quantidade ofertada

40 135 26

50 104 53

60 81 81

70 68 98

80 53 110

90 39 121

Represente graficamente as curvas de oferta e demanda. Quais os preços e as quantidades de equilíbrio nesse mercado? Se o preço de mercado estiver acima do preço de equilíbrio, o que conduziria o mercado em direção ao equilíbrio? E se

o preço de mercado estivesse abaixo do preço de equilíbrio, o que conduziria o mercado em direção ao equilíbrio? Em qual dessas situações tem-se um excesso de oferta? E qual dessas situações tem-se um excesso de demanda?

R$ 60,00 é o preço de equilíbrio e 81 Calças Jeans é a quantidade de equilíbrio.

Caso o preço de mercado estiver acima do preço de equilíbrio (excesso da demanda), o que traria novamente o mercado aos patamares de equilíbrio, seria o aumento da oferta, dessa maneira o preço das calças iria cair até o mercado atingir o equilíbrio.

Caso o preço de mercado estiver abaixo do preço de equilíbrio (excesso de oferta), o que levaria os preços ao patamar de equilíbrio no mercado seria a escassez.

5) Uma alteração no preço desloca a curva de demanda? Explicar.

Sim, pois a quantidade demandada seria menor.

6) Um aumento da demanda desloca a curva de demanda para que lado? Demonstre graficamente. Faça o mesmo para o caso de uma diminuição

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com