TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Demonstrações COntábeis

Casos: Demonstrações COntábeis. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/11/2014  •  3.359 Palavras (14 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 14

DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS

A apresentação ao referente trabalho será sobre as Demonstrações Contábeis. Segundo a IBRACON (NPC 27), “ As Demonstrações Contábeis são uma representação monetária estruturada da posição patrimonial e financeira em determinada data e das transações realizadas por uma entidade no período findo nesta data. O objetivo das Demonstrações Contábeis de uso geral é fornecer informações sobre a posição patrimonial e financeira, o resultado e o fluxo financeiro de uma entidade, que são úteis para uma ampla variedade de usuários na tomada de decisões. As Demonstrações Contábeis também mostram os resultados do gerenciamento, pela Administração, dos Recursos que lhe são confiados.”

As Demonstrações Contábeis são parte integrante das informações financeiras divulgadas por uma entidade.

A análise das Demonstrações Contábeis amplamente aceita no meio acadêmico e empresarial é dividido em duas categorias distintas:

Análise financeira, que possibilita a saúde financeira da empresa, seu grau de liquidez e capacidade de solvência.

Análise Econômica, possibilita a interpretação das variações do Patrimônio e da riqueza gerada por sua movimentação.

Sendo essas análises avaliadas de diversas formas sobre o determinado ponto de vista.

A análise Horizontal tem como finalidade principal apontar a variação de itens das Demonstrações Contábeis, através de período, a fim de caracterizar tendências, também é conhecida como análise de evolução.

A análise Vertical pode ser conhecida como análise de estrutura. Sua técnica consiste em dividir todos os elementos do Ativo pelo valor do total desse mesmo ativo e todos os valores do passivo pelo total desse passivo, obtendo o percentual que cada elemento representa ao todo.

A análise por Índices consiste na confrontação entre os diversos grupos ou contas patrimoniais e de resultado de forma que se estabeleça uma relação lógica que possibilite a mensuração da situação econômica e financeira da empresa.

Há os Índices financeiros que evidenciam a situação financeira da empresa e dentro dele obtemos o Índice de Liquidez que apura a capacidade da empresa saldar suas obrigações com terceiros.

As empresas desenvolvem suas atividades financeiras que precisam ser registradas. Estes registros demonstram a vida da mesma e possibilita uma análise concreta de sua situação.

A importância em administrar a parte financeira da empresa está na segurança da mesma no futuro e até mesmo amanhã, como também o planejamento a ser feito se torna mais fácil e favorável.

É através da análise das Demonstrações que pode ser identificado os pontos críticos da empresa e apresentar as prioridades para a solução de problemas.

Portanto, ainda sobre a questão de importância da análise e talvez com um desejo de eliminar as ideias de dificuldades e complexidades anteriormente discutidas.

As empresas necessitam de organização e dentro dele conceitos que façam com que tudo o que for planejado seja inteiramente concluído. As análises se bem manuseadas pode se constituir um painel de controle da administração, permite diagnosticar a empresa revelando assim os seus pontos críticos e permitindo um esboço das prioridades para a solução de problemas, permite uma visão estratégica dos planos da empresa.

Estes conceitos determinados pela mesma são necessários para que se tenha um parâmetro de tudo o que se deseja e necessita fazer, por isso, é necessário obter uma estrutura em seu patrimônio.

A compra e venda de investimentos em ações a uma empresa garantem um bem essencial tanto na compra como na venda, devido a isso é essencial que a mesma decida investir em ações. O controle e monitoramento da companhia em relação ao que entra e sai, e a qualidade destes produtos e serviços é extremamente importante para que se torne um diferencial. A empresa necessita obter entre seus colaboradores uma relação flexível, cabendo assim aos chefes proporcionar benefícios e formas de motivação para que o dia a dia não se torne monótono prejudicando a todos. Em todas as empresas há a necessidade de empréstimos tanto para ela como a uma pessoa, por isso, é importante a empresa obter um controle gerencial e restrito desta parte, geralmente os empréstimos feitos são altíssimos e se a mesma não se controlar tudo isso vai se acumulando levando a mesma em situações desagradáveis. Voltando a questão de motivação, esta não se da somente ao modo como são tratados dentro da mesma e muito menos somente aos subordinados, a parte superior da empresa também tem de obter uma motivação e ainda suas remunerações devem ser proporcionais aos seus serviços e sua posição.

Hoje, a Contabilidade encontra-se em processo de gestão, não sendo mais vista somente como cumprimento de formalidades tributárias. O empresário que cumpre suas obrigações, cuida de seu estabelecimento, e planeja a tomada de decisões obtém dados concretos e confiáveis tornando assim um diferencial entre as demais empresas concorrentes.

A Contabilidade vem sendo aos poucos reconhecida pela necessidade em que uma empresa tem de se obter um contador para auxiliar a parte financeira da mesma. O controle financeiro da empresa deve ser calculado e avaliado restritamente para que não haja problemas futuros. Hoje em dia, há tantas empresas que abrem e não demora muito já fecharam, ou até mesmo empresas que estão abertas a tempo e do nada se fecham devido a divida ser muito alta e a empresa não obtém condições de pagar, tudo isso é devido a falta ou a contratação de um contador não experiente.

Para a empresa obter decisões que envolvam alteração em seu patrimônio é extremamente necessário que se programe e consulte sempre seu contador para saber como anda a situação financeira para que se possa investir e reduzir custos.

As Demonstrações Contábeis é necessária a empresas de qualquer porte, como instrumento de defesa, controle e gestão de seu patrimônio. Sua análise é feita para comparar, interpretar demonstrativos financeiros buscando extrair informações para obter um diagnóstico sobre a situação econômica e financeira da empresa em determinado tempo e em comparação com os concorrentes. Analisar diversos índices relativos com relação aos exercícios anteriores e compará-los com os índices de concorrentes de mesmo porte e mesmo ramo com isso a realização de ajustes.

A aplicação das Demonstrações Contábeis aplicando períodos é possível uma melhor

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.2 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com