TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Demonstrações Contábeis

Exames: Demonstrações Contábeis. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/6/2014  •  4.602 Palavras (19 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 19

INTRODUÇÃO

No competitivo ambiente de negócios de hoje, destacam-se em particular os profissionais da área contábil-financeira que veem os orçamentos como poderosa ferramenta capaz de leva-los a alcançar não apenas os objetivos de suas empresas, mas também seu próprio sucesso profissional.

Um sistema de planejamento global é um conjunto de planos e politicas que, formalmente estabelecidos e expressos em resultados financeiros, permite à administração conhecer os resultados operacionais da empresa e, em seguida, executar os acompanhamentos necessários para que esses resultados sejam alcançados e possíveis desvios sejam analisados, avaliados.

Fundamentalmente, o sistema orçamentário na utilização de técnicas e procedimentos contábeis aplicados antecipadamente aos fatos decorrentes de planos, politicas e metas para consecução de um resultado desejado. Portanto, ao final do processo, são obtidos os demonstrativos financeiros preparados sob condições de premissas que se espera que aconteçam durante o período.

2 ORÇAMENTO E SUA IMPORTÂNCIA NA ORGANIZAÇÃO

2.1 CONCEITO DE ORÇAMENTO

Orçamento é o instrumento que permite acompanhar o desempenho da empresa e assegurar que os desvios do plano sejam analisados e adequadamente controlados. Montar um planejamento orçamentário consiste em reunir e analisar as variáveis empresariais para que se faça possível antever o futuro. O mais importante, é que quando planejamos estrategicamente, ganhamos tempo para a ação de melhor qualidade, visto que as variáveis que podem ser controladas foram antecipadamente gerenciadas de forma a nos preocuparmos somente com aquilo que é imprevisível. O esforço concentrado na direção correta aprimora a qualidade e ganha tempo da tomada de decisão empresarial, em um cenário de restrição generalizada de recursos, a definição previa de despesas e investimentos evita dispêndios desordenados e sem critérios, assegurando, assim, o emprego mais eficiente desses recursos.

Juntamente com o planejamento estratégico e gestão de riscos uma dos principais pilares da gestão estratégica de qualquer organização é a gestão do orçamento. O planejamento, execução, monitoramento e avaliação do orçamento são essenciais para estruturar qualquer organização que busca ser competividade no mercado atual, principalmente, no mercado de prestação de serviço pelas suas características ágil e em constante mutação.

2.2 AS VANTAGENS DE ORÇAMENTO PARA A ORGANIZAÇAO

A utilização de um sistema orçamentário pode ser entendida como um plano, que engloba as operações anuais de uma empresa, onde é formalizado o desempenho das ações e funções administrativas, pois oferece vantagens pela efetiva formalização.

Através da sistematização do processo e controle, graças ao uso de orçamentos, introduz-se o habito do exame prévio e cuidadoso de todos os fatores antes da tomada de decisões importantes, além de obrigar a administração da empresa a dedicar atenção adequada e oportuna aos efeitos eventualmente causados pelo surgimento de novas condições externas.

Abaixo, temos as vantagens de organizar um orçamento, fazendo dele a principal ferramenta para a organização da vida financeira:

* Permite monitorar a situação financeira;

* Ajuda a criar um quadro visual de gastos;

* Faz com que evitamos gatos por impulso;

* Auxilia na decisão quanto ao que pode ou não gastar

* Possibilita que saibamos exatamente como gastar o seu dinheiro;

* Apoia a criação de um plano de poupança e investimento

* Ajuda a decidir sobre como possível se proteger contra as consequências financeiras de eventos imprevistos.

3 ORÇAMENTO MESTRE E SUA DIVISÃO

Por orçamento mestre atende-se aquele que abrange todas as atividades da empresa, servindo como parâmetro para elaboração de todas as previsões da organização. Ele pode ser dividido em duas partes: orçamento operacional e orçamento financeiro.

3.1 ORÇAMENTO OPERACIONAL E FINANCEIRO

Orçamento Operacional: Descrever o resultado das atividades operacionais da empresa: Vendas, Produção e estoques de Produtos.

Orçamento Financeiro: Detalham as entradas e saídas de caixas e todas as posições financeiras.

3.2 QUEM UTILIZA O ORÇAMENTO MESTRE

Num mundo tomado pelo capitalismo, onde a bola da vez é gerar lucro, aumentando receitas ou reduzindo gastos, toda empresa precisa controlar seus custos e incrementar suas receitas. Neste contexto entra a importante figura dos orçamentos, que devem cobrir todas as áreas da empresa. Esse controle de custos e projeção das vendas é mais importante ainda e necessário num cenário de alta competitividade como o dos dias atuais, pois através deles se pode detectar desde pequenos desperdícios até grandes desvios.

Por sua importância, esta é uma atividade ligada diretamente à diretoria executiva das empresas. Cabe a ela estabelecer as políticas gerais e tomar as decisões para o planejamento, a preparação, elaboração e controle do orçamento da organização, inclusive estabelecer o período e sua abrangência. Período e abrangência que podem variar de empresa para empresa, dependendo de suas táticas e estratégias empresariais, do seu tipo de atividade, de sua grandeza e ambição de crescimento, de ser uma empresa produtora rural, industrial ou prestadora de serviços. É necessário, ainda, que se estabeleçam quais relatórios o sistema de orçamento deve emitir, pois é a sua utilização efetiva que proporcionará aos administradores meios para melhor controlar os resultados e desempenhos dos diversos departamentos e gerências e, principalmente, dos seus resultados financeiros, de forma a adequar a organização ao mercado que em atua.

A preparação dos orçamentos tem como objetivo a projeção de receitas, custos e resultados, conforme objetivos previamente definidos, geralmente elaborados com base em períodos anteriores, projetando esse comportamento para períodos futuros, fazendo enquadramento de receitas e custos, de forma a aperfeiçoar os resultados. Essa metodologia faz com que as decisões para os próximos períodos sejam tomadas com mais segurança,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.4 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com