TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Densidade do solo e partícula

Por:   •  13/10/2015  •  Relatório de pesquisa  •  998 Palavras (4 Páginas)  •  1.428 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução

A densidade do solo é um importante atributo físico do solo, e essa importância esta diretamente relacionada com indicativo para o manejo do solo, permeabilidade, e capacidade de armazenamento de agua.

Todos esses fatores estão relacionados com duas características essencialmente determinantes para um solo. A porcentagem de macro poros e micro poros, segundo Kiehl(1979) essa porcentagem é de 2:1 (micro/macroporo), garantindo suficiente aeração, permeabilidade e capacidade de retenção de água.

A densidade do solo poderá auxilia na escolha da melhor pratica de manejo, visando a diminuição da compactação e retenção de agua caso necessário para o solo desejado.

A Densidade de Partícula do solo é a relação entre a massa de uma amostra de solo e o volume ocupado pelas suas partículas. Refere-se ao volume de solos de uma amostragem de terra sem considerar a porosidade.

A Pratica para a determinação de densidade de um solo tem como proposito a eliminação da agua e ar q são encontrados as micro porosidade e macro porosidade, para assim, a determinação da compactação de um solo.

A Pratica para a Densidade da partícula é determinada pela proporção relativa de material mineral e orgânico e suas respectivas densidades. A densidade da matéria orgânica varia de 1,0 a 1,3 Kg dm³, enquanto que a densidade da parte mineral varia de 2,50 a 5,20 Kg dm³.

O objetivo da aula prática foi aprender a utilizar os métodos do balão volumétrico, anel volumétrico e mesa de sucção para poder obter resultados da densidade de partículas, densidade do solo, porosidade total, macro e microporosidadade.

Matérias e Métodos

Balança analítica

Estufa

Bureta(500ml)

Balão volumétrico com rolha esmerilhada (50ml)

Alccol etílico

Amostra de TFSE

Monólito saturado de 264,39g

Mesa de sucção a 60cm

Dessecador

Anel de aço de 0-20cm e20-40cm

Placa de petri

Funil

Elástico

Gaze

Bandeja

• Determinação da densidade do solo

Para a determinação da densidade do solo foi utilizado a pratica do anel volumétrico, com a coleta de amostras indeformadas, o anel cilíndrico teve o solo em excesso retirado da parte superior e inferior do cilindro de aço.

Com o solo pesado se transfere para uma late de peso conhecido e encaminha para a estufa por 24 hrs a 105C°, com a amostra atingido o tempo estipulado se retira da estufa, e aguarde o resfriamento e então se faz a pesagem para obter a densidade do solo aparente.

• Determinação da porosidade do solo

Para a determinação dos macros poros do solo, foi utilizado o método da mesa de tensão, os procedimentos foram: a determinação do peso total do cilindro + solo + gases e elásticos (P1), e então foram encaminhados para umedecer em uma bandeja com agua constante em uma altura de 1 cm para cobrir a amostra e aguardamos um período de 24 hr.

Após o período de 24hr, determinamos o peso do monólito saturado de agua (P2).

Com a pesagem realizada os monólitos são encaminhados para a mesa de sucção com a tensão ajustada de 0,06 atm. Nessa etapa será retirada do solo a água que se encontra nos macro poros por gravidade, esse fenômeno acontece devido uma das características dos macros poros de drenagem.

Após um período de 24hr os monólitos são retirados da mesa de sucção e pesados (P3). Nesse estagio a agua dos macros poros não se encontra mais no solo, sendo assim, a nuca umidade presente se encontra nos micros poros.

Depois da pesagem dos monólitos retirados da mesa de sucção e pesados, são encaminhados para estufa aquecida a 105C° sem o elástico, depois de seco o peso é determinado mais uma fez devido o fator que a concentração de agua nos micros poros foram eliminadas ficando assim a diferença entre os macro poros e micro poros.

• Determinação da Densidade de Partículas

Para a determinação foram utilizados o método do Balão Volumétrico. Forma aferidos o volume dos balões volumétricos, pois, por mais preciso que seja sempre ira vera uma pequena taxa de variação.

Com os balões volumétricos aferidos são acrescentados 20g de solo de TFSE no balão volumétrico de 50ml. Agitando o balão por um minuto para facilitara penetração do álcool nos capilares dos solos. Após o período de agitação, os balões foram deixados repousar por 15 minutos e completa o volume do balão com álcool etílico.

Resultados e Discursões

Para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (51.7 Kb)   docx (14.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com