TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Importância da pesquisa do solo em qualquer parte da construção

Seminário: Importância da pesquisa do solo em qualquer parte da construção. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/12/2014  •  Seminário  •  979 Palavras (4 Páginas)  •  315 Visualizações

Página 1 de 4

mçldsaRESUMO

É reconhecida a importância da investigação do solo em qualquer parte da construção civil, para nós futuros engenheiros é de suma importância um bom detalhamento do solo através de sondagens, pois através do mesmo teremos a oportunidade de fazer estruturas cada vez mais viáveis, com estruturas mais leves, evitando o super dimensionamento, que hoje é um dos grandes fatores que encarece uma obra. Além desse ponto, conhecendo bem o solo onde se vai construir, podemos evitar problemas futuros como recalques e um dos grandes pontos que vamos abordar neste trabalho pode ser identificado através de uma boa análise do solo que é a presença de água. Este Trabalho de Mecânica dos Solos II tem como objetivo apresentar alguns aspectos técnicos relacionados ao lençol freático, descrevendo a Ley de Darcy, as técnicas mais utilizadas para fazer o rebaixamento do mesmo, as aplicações do rebaixamento e por fim vamos citar os impactos que podem vir a acontecer na vizinhança.

Palavras-chave: Rebaixamento, Lençol Freático, Impactos.

INTRODUÇÃO

Para a engenharia civil, é de grande importância o conhecimento das águas superficiais que podem alterar o relevo, gerar energia e abastecimento, essas águas superficiais podem também alterar as propriedades do solo onde serão construídas edificações.

Quando os aquíferos encontram-se em profundidades diversas, que dependem da topografia do terreno. Quando esse aquíferos são muito profundos eles podem interferir nas construções de obras subterrâneas como túneis, estacionamentos no sub solo entre outras obras.

Quando deparamos com essa situação pode ser feito o rebaixamento do lençol freático podendo ser permanente ou temporário, é de suma importância também saber que independente do método utilizado para se fazer o rebaixamento, as estruturas que estão localizadas sob a área do rebaixamento, estão sujeitas a recalques, pois esse método diminui as pressões neutras do solo aumentando as tensões efetivas. E é esse aumento nas tensões efetivas que provocam os recalques indesejáveis.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS DO SEMINÁRIO

• Este trabalho de Mecância dos Solos II tem como finalidade mostrar alguns aspectos relacionados ao Rebaixamento do Lençol Freático;

• Apresentar a Ley de Darcy e falar sobre a permeabilidade dos solos;

• Identificar os tipos de rebaixamentos;

• Citar as aplicações do rebaixamento;

• Relatar os principais impactos causados na vizinhança.

REBAIXAMENTO DO LENÇOL FREÁTICO

PERMEABILIDADE DOS SOLOS E LEY DE DARCY

Permeabilidade dos solos, é a propriedade que o solo apresenta de permitir o escoamento de água através dele, todos os solos são mais ou menos permeáveis. O conhecimento do valor da permeabilidade é muito importante em algumas obras de engenharia, principalmente, na estimativa da vazão que percolará através do maciço e da fundação de barragens de terra, em obras de drenagem, rebaixamento do nível d'água, adensamento, entre outros.

Os mais graves problemas de construção estão relacionados com a presença da água. Os principais fatores que influenciam no coeficiente de permeablidade são: granulometria, índice de vazios, composição mineralógia, estrutura, fluído, macro-estrutura e a temperatura.

A temperatura é um fator de suma importância pois quanto maior a temperatura, menor a viscosidade da água, e com isso implicará uma maior permeabilidade, que nada mais é do que uma maior facilidade de escoamento da água pelos poros do solo.

LEY DE DARCY

A Ley de Darcy correlaciona a taxa de perda de energia da água no solo com a sua velocidade de escoamento, é uma equação constitutiva fenomenológica derivada que descreve o fluxo de um fluido através de um meio poroso.

Em Mecânica dos solos a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com