TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DA UMIDADE, TEXTURA, POROSIDADE, DENSIDADE E RESISTENCIA MECANICA DO SOLO À PENETRAÇÃO

Monografias: ANÁLISE DA UMIDADE, TEXTURA, POROSIDADE, DENSIDADE E RESISTENCIA MECANICA DO SOLO À PENETRAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/1/2014  •  2.109 Palavras (9 Páginas)  •  1.149 Visualizações

Página 1 de 9

ANÁLISE DA UMIDADE, TEXTURA, POROSIDADE, DENSIDADE E RESISTENCIA MECANICA DO SOLO À PENETRAÇÃO, REFERENTE À DISCIPLINA DE FISICA DO SOLO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

Eanes Rodrigo de Oliveira Menezes

Curso: Engenharia Agricola

Turma: A1

RESUMO

Este trabalho teve o objetivo de estudar os aspectos físicos do solo, visando dar melhor subsídios e conhecimento para manejo e conservação da área em estudo. Foi estudado no segundo período letivo de 2011 os solos de uma área pertencente ao departamento de engenharia florestal onde são cultivadas hortaliças para consumo próprio. Uma analise geral foi feita determinando umidade, porosidade, densidade, textura e resistência à penetração com objetivo de determinar cada item e analisá-los de forma a ajudar no preparo do solo.

Palavras-chave: umidade, porosidade, densidade, textura e resistência à penetração.

INTRODUÇÃO

Os solos agrícolas funcionam como um sistema complexo que retém e transmite água, ar, nutrientes e calor às sementes e plantas, de maneira que é fundamental um ambiente físico favorável ao crescimento radicular, para maximizar a produção das culturas (Letey,1985; Hamblin, 1985). Neste contexto, os sistemas de preparo do solo devem oferecer condições favoráveis ao crescimento e desenvolvimento das culturas. No entanto,dependendo do solo, do clima, da cultura e de seu manejo, eles podem promover a degradação da qualidade física do solo, com restrições ao crescimento radicular (Klute, 1982). Nas regiões tropicais, sistemas de preparo com mínima perturbação do solo e que propiciem a manutenção de resíduos na superfície são necessários para o controle da erosão, redução da degradação do solo e do meio ambiente (Lal, 2000). O controle da erosão é fundamental para reduzir o processo de degradação do solo e práticas eficientes exigem a manutenção da cobertura do solo.

Os sistemas de preparo do solo promovem modificações nas propriedades físicas como a agregação do solo (Castro Filho et al., 1998), a densidade e a porosidade do solo (De Maria et al., 1999). A macroporosidade é drasticamente reduzida com a compactação do solo (Dias Jr. & Pierce, 1996). De forma geral estas propriedades funcionam como indicadores de possíveis restrições ao crescimento radicular dasculturas.

A resistência do solo à penetração é uma das propriedades físicas do solo diretamente relacionada com o crescimento das plantas (Letey, 1985) e modificada pelos sistemas de preparo do solo. O crescimento das raízes pode causar a deformação do solo numa zona próxima à ponta das raízes e a pressão exercida contra as partículas e/ou agregados deve ser suficiente para propiciar a penetração e o alongamento das raízes (Bennie, 1996). Valores excessivos de resistência do solo à penetração podem influenciar o crescimento das raízes em comprimento e diâmetro (Merotto & Mundstock, 1999) e na direção preferencial do crescimento radicular (Iijima & Kono, 1991). Além disso, estudos recentes indicam que a resistência do solo

à penetração das raízes tem efeitos diretos no crescimento da parte aérea das plantas (Masle & Passioura, 1987) e na partição de carboidratos entre a raiz e parte aérea (Masle & Farquhar, 1988). Valores críticos de resistência à penetração dependem da espécie (Bengough & Mullins, 1990). Desta forma, a resistência do solo à penetração é fundamental para a avaliação dos efeitos dos sistemas de preparo no ambiente físico do solo para o crescimento das plantas. A avaliação das propriedades físicas sob diferentes sistemas de preparo do solo é importante para caracterizar o ambiente físico para o crescimento radicular.

Textura é um termo empregado para designar a proporção relativa das frações argila, silte ou areia no solo. Estes se diferenciam entre si pelo tamanho de suas partículas (granulometria). A textura é, geralmente, determinada em laboratório. Muitas vezes, no entanto, ela pode ser avaliada diretamente no campo, como é o caso das descrições de perfis de solos. Esta avaliação a campo deve ser seguida da determinação em laboratório, que é mais precisa. De acordo com RAIJ (1991), existem triângulos para designar diversas classes texturais, que são utilizados em classificação do solo.

Por atributos físicos entende-se um conjunto de caracteres que delineiam o comportamento do solo como um todo. Dentre eles, merecem destaque a granulometria, densidade de partícula, densidade do solo, porosidade (total, macro e micro), retenção de água, estrutura e consistência (limites de Atterberg).

Thurler (1989) ressalta a importância da granulometria sobre propriedades do solo, como aeração e retenção de água.

Este trabalho tem como objetivo determinar através de diversas analises a umidade, densidade, porosidade, textura e resistência mecânica do solo à penetração.

MATERIAL E METODOS

1-Caracterização da Área de estudo

O trabalho foi desenvolvido na área de cultivo de hortaliças do departamento de engenharia florestal da Universidade Federal de Sergipe, no período de agosto a novembro de 2011. Local de clima semi-árido e que recebe muita chuva no período chuvoso e muito sol no período de estiagem.

2- Amostragem do solo e determinação da umidade

Foram coletadas amostras deformadas com diferentes tipos de trados para melhor atender às necessidades de estudo das profundidades de 0-20cm, 20-40cm e 40-60cm. Já em laboratório, retirou 50,0g do solo coletado de cada profundidade para determinar a umidade. Pesamos a lata na qual será analisada o solo e logo após acrescentamos 50,0g de solo nas condições de campo e pesamos novamente. Feitas as pesagens a amostra é levada à estufa à 105°C para a retirada total da água presente.Quando retiramos a amostra da estufa temos um novo peso da massa de solo que é determinado pela pesagem do solo com a lata e a diferença do peso da lata. Para determinação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com